Mais de 40 políticos do RN tiveram familiares excluídos do Bolsa Família e Auxílio Gás
11/11/2025

Foto: reprodução/MDS
Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) apontou que familiares de 44 políticos do Rio Grande do Norte foram excluídos de programas sociais federais, como o Bolsa Família, após a identificação de irregularidades em seus cadastros.
Os casos foram detectados durante o pente-fino nacional iniciado em 2025 para revisar o Cadastro Único (CadÚnico) e garantir que os benefícios sejam destinados a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. A informação é do Novo Notícias.
O levantamento obtido pela plataforma Fiquem Sabendo, por meio de Lei de Acesso à Informação, aponta que as exclusões ocorreram após o cruzamento de dados de renda e vínculos públicos, que revelou a presença de parentes de agentes políticos entre os beneficiários. Em alguns municípios, também foram identificados registros de familiares de vice-prefeitos.
No início de 2025, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) suspendeu o benefício das famílias que tinham, em sua composição, algum candidato eleito em 2024, considerando que o salário de prefeito, vice ou vereador excede os parâmetros do programa.
Com relação ao Bolsa Família, o levantamento aponta 41 registros de exclusão distribuídos por 40 municípios do estado. O pente-fino em programas sociais federais também identificou pelo menos 13 familiares de políticos eleitos no Auxílio Gás.
Fonte: Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento

