TJRN realiza Solenidade de Posse em Plenário do desembargador Henrique Baltazar
31/10/2026

Foto: reprodução
O Tribunal de Justiça promoveu, na tarde desta quarta-feira (28/10) a Solenidade de Posse em Plenário do magistrado Henrique Baltazar Vilar dos Santos como desembargador da Corte potiguar, pelo critério de antiguidade. A cerimônia, que foi transmitida pelo canal oficial do TJRN no Youtube, aconteceu no Plenário e contou com a presença de desembargadores, familiares, magistrados, amigos e servidores do Poder Judiciário potiguar. Henrique Baltazar a ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro.

Foto: reprodução
Ao abrir a sessão e dar as boas vindas ao novo desembargador, o presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, falou da satisfação da Corte de “se reunir aqui no Plenário para a posse festiva do desembargador Henrique Baltazar Vilar dos Santos promovido por antiguidade para esta Corte”. O presidente explicou que a leitura do termo de posse e compromisso prestado por Henrique Baltazar já havia ocorrido na última quinta-feira (22/10), quando ele foi empossado no cargo no gabinete da Presidência.
Em seguida, a família do novo desembargador vestiu-lhe a toga no centro do Plenário. Em seu discurso, o desembargador Henrique Baltazar saudou autoridades presentes e fez saudações especiais aos policiais militares, policiais penais, policiais civis, defensores públicos, integrantes do
Ministério Público
e advogados que atuam na execução penal e aos servidores do Tribunal de Justiça. Ele falou da importância do Direito e da função da magistratura de fazer respeitar as leis e interpretá-las de maneira imparcial e honesta.
O desembargador Henrique Baltazar agradeceu aos desembargadores, magistrados, autoridades, integrantes da sociedade, amigos e à família pelo apoio. “Uma nova etapa da minha vida se inicia e chego aqui rogando ao grande arquiteto do universo que mantenha sempre em mim a lembrança de que a toga não confere infalibilidade, mas sim, confere responsabilidade e que Ele, supremo juiz dos homens , dos céus e da terra, me ajude a assim me conduzir”, concluiu.
Saudação ao novo desembargador
A desembargadora Lourdes Azevedo fez a saudação ao novo integrante da Corte. “Coube-me a honrosa incumbência de proferir as palavras de recepção ao novo integrante desta Corte, desembargador Henrique Baltazar Vilar dos Santos, a quem este colegiado acolhe formalmente nesta solenidade. Assumo esta missão com a responsabilidade de expressar o sentimento de toda a magistratura potiguar comprometida com uma prestação jurisdicional justa e eficiente ao nosso Estado”, afirmou. Ela lembrou que a permanente dedicação do colega ao estudo e ao ensino amparou, ao longo de toda a carreira, a fundamentação das suas decisões.
Fonte: TJRN
Essa publicação é um oferecimento

