Notícias
Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em janeiro e fevereiro ocorre na segunda-feira (23)
20/06/2025

Imagem: MEC/Divulgação
A CAIXA paga nesta segunda-feira, 23 de junho, para os estudantes nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, uma nova parcela do Incentivo Frequência do Programa Pé-de-Meia.
O incentivo será creditado na conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo CAIXA Tem.
O estudante pode pagar contas, fazer transferências e PIX, direto no aplicativo. Além disso, pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos.
Fonte: Brasil 61
Essa publicação é um oferecimento
Dois Promotores de Justiça de João Câmara empossados na Procuradoria Geral de Justiça do Estado para o Biênio 2025/2027
20/06/2025

Foto: MPRN/Divulgação
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (CPJ/MPRN) empossou o promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia como o procurador-geral de Justiça do RN para o biênio 2025/2027.
Com ele, também assumiu uma nova equipe de membros que vão assessorar a gestão do Ministério Público do RN pelos próximos dois anos, entre os membros está o promotor da comarca de João Câmara Leonardo Dantas Nagashima, chefe de gabinete e coordenador de lopp. Mangrove kayaking
Baiano de Jequié, Glaucio Pinto Garcia, tem 52 anos. Ele iniciou a carreira no MPRN como promotor de Justiça substituto, exercendo o cargo de 8 de julho de 2010 a 12 de maio de 2011. Em seguida, foi promovido para a Promotoria de Justiça (PmJ) de São Bento do Norte, onde atuou de 13 de maio de 2011 a 8 de janeiro de 2013. Sua trajetória continuou com a promoção para a PmJ de Jardim do Seridó, função que desempenhou de 9 de janeiro de 2013 a 19 de setembro de 2021.
Em 20 de setembro de 2021, Glaucio Garcia foi removido para a PmJ de Tangará, permanecendo até 9 de fevereiro deste ano. Recentemente, em 10 de fevereiro passado, foi promovido para a 2ª PmJ de João Câmara, onde permanece atualmente.
Fonte: MPRN
Essa publicação é um oferecimento
Sanfoneiro Janilson Moura é destaque no Campeonato Estadual Batalha dos Sanfoneiros da InrterTV
20/06/2025

Foto: reprodução
O sanfoneiro e Cantor, artista da terra Janilson Moura, é destaque no campeonato estadual de profissionais da música e já está entre os 3 melhores.
Janilson é o representante de nossa região neste campeonato intitulado BATALHA DOS SANFONEIROS que é promovido provido pela InterTV, a votação vai até esfa sexta-feira.
Nosso “cantador sanfoneiro” precisa do incentivo de todos nós camarenses para que ele possa chegar ao podium nessa batalha que envolve muitos artistas potiguares.
Vá no link e escolha nosso conterrâneo cantador e sanfoneiro Janilson Moura.
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/sao-joao-no-rn/votacao/batalha-dos-sanfoneiros-do-rn-1-escolha-o-finalista-da-regiao-agreste-M9dvrdr9Y1.ghtml
Essa publicação é um oferecimento
IFRN Campus João Câmara: Abertas as inscrições para o Clube de Leitura do projeto Lendo Junto
20/06/2025

A coordenação do projeto de extensão “Lendo Junto” informa à comunidade do IFRN – Campus João Câmara que já estão abertas as inscrições para o Clube de Leitura do livro “Capitães da Areia”, do escritor brasileiro Jorge Amado.
Para participar, basta ter idade mínima de 14 (quatorze) anos, possuir uma edição do livro (física ou digital) e se inscrever neste formulário online até o dia 25 de junho.
Os encontros do Clube irão acontecer de forma quinzenal, a partir do dia 03 de julho, no turno da tarde (15h) e serão realizados de forma online, coordenados pelo prof. Rodrigo Slama, de Língua Portuguesa.
O PROJETO
O projeto Lendo Junto: Clube de Leitura – Capitães da Areia propõe um clube de leitura aberto à comunidade, com encontros quinzenais voltados à leitura compartilhada e à discussão crítica da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. A iniciativa visa promover o acesso à literatura de qualidade, contribuindo para uma educação inclusiva e equitativa, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 da Agenda 2030 da ONU: Educação de Qualidade.
O romance de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, retrata de forma imersiva e com sensibilidade e senso de justiça social a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de Salvador. Ao apresentar personagens que vivem à margem da sociedade, Capitães da Areia convida os leitores a refletirem sobre desigualdade, abandono, solidariedade e resistência.
A leitura literária é um instrumento poderoso de formação humana: ela amplia o horizonte do leitor, estimula a empatia, desenvolve o pensamento crítico e possibilita o encontro com realidades distintas da sua. Ler em grupo, por sua vez, fortalece o diálogo, valoriza diferentes interpretações e promove uma experiência compartilhada de construção de sentido e cidadania.
Fonte: IFRN João Câmara
Essa publicação é um oferecimento
Falso médico do interior do RN deixa idosa com deformidade e sem movimento da mão
20/06/2025

Foto: GettyImages
Um trabalho conjunto das polícias do Rio Grande do Norte e da Paraíba resultou no cumprimento de mandado e apreensão contra um homem que se passava por médico na cidade de Jucurutu (RN). O investigado, no entanto, passou a morar no município de Belém do Brejo do Cruz, no estado da Paraíba. A ação ocorreu nessa quarta-feira (18/6).
De acordo com informações da Polícia Civil do RN, o criminoso usava documentos falsificados para se passar por profissional da área da saúde. A investigação foi iniciada após denúncia de que ele teria atendido uma idosa de 70 anos, no Hospital Maternidade Teresinha Lula de Queiroz Santos, em 12 de julho de 2019.
Na ocasião, mesmo diante de exame de raio-x e do quadro clínico evidente, o investigado teria diagnosticado a paciente com entorse no punho e prescrito apenas analgésicos, sem encaminhá-la ao ortopedista.
Dias depois, especialistas constataram uma fratura com consolidação óssea incorreta, resultando em deformidade permanente e perda total da função da mão direita da vítima.
A apuração revelou ainda que o suspeito se utilizava do nome, carimbo e assinatura falsificados de um médico com registro ativo em outro estado, que jamais esteve em Jucurutu. Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos carimbos e documentos públicos com indícios de falsificação.
O inquérito policial apura os crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, falsificação de documento público e lesão corporal de natureza grave com debilidade permanente de membro.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Chuvas Inmet: Chuvas no RN devem permanecer até o sábado (21)
20/06/2025

Foto: Divulgação/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de Perigo Potencial de Acumulado de Chuva para 45 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso, iniciado na quarta-feira (18), segue válido até as 10h da manhã do próximo sábado (21).
De acordo com o Inmet, há previsão de chuva com intensidade entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia nas cidades em alerta. Embora o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos seja considerado baixo, ele não está descartado, principalmente em áreas de encosta ou com histórico de instabilidade do solo.
Instruções do Inmet:
Evite enfrentar o mau tempo;
Observe alterações em encostas;
Não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades em Alerta
Baía Formosa
Brejinho
Caiçara do Norte
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Galinhos
Goianinha
Guamaré
Ielmo Marinho
João Câmara
Jundiá
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Pedra Grande
Pedro Velho
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Serra do Mel
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Essa publicação é um oferecimento
Ex-ministro Paulo Pimenta é primeira escolha do PT para CPMI do INSS
20/06/2025

Foto: VOLMER PEREZ/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, foi o primeiro nome escolhido pelo PT para a CPMI do INSS.
De perfil combativo e “estilo brigão”, Pimenta tem as características que o líder da bancada, Lindbergh Farias (PT-RJ), busca para compor a tropa de choque do governo.
A ideia, segundo Lindbergh disse à CNN, é ter deputados mais experientes e com capacidade de enfrentamento. ?A federação formada por PT, PCdoB e PV tem direito a 4 vagas na distribuição feita pela Câmara, entre membros titulares e suplentes.
Ao todo, os deputados terão direito a 15 das 30 vagas titulares da CPMI. A outra metade será indicada pelos senadores. Só na bancada do PL da Câmara, no entanto, 16 deputados já pediram para participar do colegiado.
Na câmara, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro terá direito a seis vagas. Diante da procura, o líder Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) vai reunir a bancada na semana que vem para deliberar sobre a escolha.
“Todos terão o mesmo tratamento e vamos nos reunir para definir juntos”, afirmou à CNN.
Entre os que pediram para participar está o deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), que tem explorado a crise do INSS nas redes sociais em vídeos com milhares de visualizações. Os deputados Coronel Fernanda (PL-MT) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que recolheram assinaturas para a criação de CPIs também pleiteiam espaço.
Os trabalhos devem durar 180 dias e devem começar após a volta do recesso de julho. A presidência deve ficar com o senador Omar Aziz (PSD-AM), um aliado do Planalto.
Já para a relatoria, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou aos líderes que quer um deputado de centro.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
‘Como cristão, me emociono’, diz Lula em mensagem à Marcha para Jesus
20/06/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem para evangélicos que participaram nesta quinta-feira, 19, da Marcha para Jesus, em São Paulo, depois de participação de um dos principais opositores da atualidade: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, que cantou com o público e exibiu uma bandeira de Israel.
Mesmo sem agenda oficial, o petista afirmou também não ter viajado para capital paulista por “compromissos de governo”. A mensagem foi endereçada aos criadores da marcha, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer.
“A Marcha para Jesus é muito mais do que um evento, é um ato extraordinário de fé coletiva, uma caminhada de oração, de louvor e de compromisso com um Brasil mais humano, mais justo e mais solidário”, disse Lula, em trecho do comunicado publicado pelo Planalto nesta quinta.
Nos últimos anos, as igrejas evangélicas demonstraram maior aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que tem feito o petista tentar uma aproximação da corrente religiosa. No comunicado, o presidente diz ser cristão e elogia a multidão que tomou conta da região central de São Paulo com destino ao Campo de Marte, na zona norte da capital.
“Como cristão, me emociono com a alegria que brota da fé do nosso povo. E como presidente da República, reafirmo, em cada gesto de governo, meu compromisso com a liberdade religiosa e com o respeito à diversidade de crenças, porque a pluralidade religiosa é uma das maiores riquezas da nossa democracia. Nosso governo tem promovido o diálogo inter-religioso, respeitado as diferentes crenças, e valorizado o papel das igrejas na construção de um Brasil mais justo e solidário”, disse.
VEJA
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Cavaleiros do Forró arrasta multidão no Polo Oeste
20/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução
A noite dessa quinta-feira (19) foi marcada pelo enorme público na abertura do maior São João de Natal no polo da Zona Oeste. Milhares de pessoas estiveram presentes para curtir a primeira grande noite de festa junina, que teve shows de Jarbas do Acordeon, Cavaleiros do Forró e Eliane.
Em noite histórica, a banda Cavaleiros do Forró levou uma verdadeira multidão ao delírio em Natal. Do início ao fim do show, o público cantou em coro todos os sucessos, transformando o evento em um espetáculo emocionante. Foi forró, saudade e energia do começo ao fim — Natal viveu uma noite inesquecível.

Foto: Divulgação
Com mais de 40 shows no período junino, a banda potiguar saiu do seu roteiro só para prestigiar o São João de Natal, que está se consagrando ainda mais esse ano.
A programação segue ao longo dos próximos dias, levando cultura, música e tradição junina na capital potiguar.

Foto: Divulgação
Essa publicação é um oferecimento
Justiça solta homem que quebrou relógio histórico do Palácio do Planalto no 8/1
20/06/2025

Foto: Reprodução/Palácio do Planalto
A Justiça de Minas Gerais mandou soltar o homem condenado a 17 anos de prisão por participar da invasão ao Palácio do Planalto durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e destruir um relógio histórico do século XVII.
Antônio Cláudio Alves Ferreira estava preso desde janeiro de 2023 e ganhou direito à progressão para o regime semiaberto. A decisão foi proferida na segunda-feira (16) pelo juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia.
O acusado estava preso por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. No ano passado, Antônio Cláudio foi condenado pela corte a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, dano do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Durante a tramitação do processo, o réu prestou depoimento e confessou que esteve no Palácio do Planalto e danificou o relógio. Após os atos, ele fugiu para Uberlândia e foi preso pela Polícia Federal.
Produzido pelo francês Balthazar Martinot, o relógio danificado por Antônio Cláudio foi dado de presente ao imperador Dom João VI pela corte francesa em 1808 e fazia parte do acervo da Presidência da República.
No início deste ano, o Palácio do Planalto anunciou que o relógio foi recuperado. O processo de reparação contou com auxílio de uma relojoaria suíça.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Geral Francisco Cuoco, ator e um dos grandes nomes da TV, morre aos 91 anos em SP
19/06/2025

O ator Francisco Cuoco na novela ‘A vida da gente’, de 2011 — Foto: João Miguel Júnior/Globo
O ator e um dos maiores nomes da televisão Francisco Cuoco morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (19), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da cidade. A causa da morte não foi divulgada.
Com 50 anos de carreira, Cuoco atuou no teatro, cinema e televisão.
O ator nasceu em 1933, no Brás, na região central de São Paulo, e teve três filhos: Tatiana, Rodrigo e Diogo.
Aos 20 anos, ao fazer o vestibular, trocou o Direito pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Quatro anos depois, Cuoco estava formado e fazendo parte do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Em 1959, ingressou no Teatro dos Sete, formado por Gianni Ratto, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida.
Sem se afastar dos palcos, deu os primeiros passos na televisão, no “Grande Teatro Tupi”, programa que exibia peças de teatro adaptadas para a TV. “Interpretamos peças completas. A TV ainda era ao vivo e, lógico, tínhamos que improvisar muito. Foi um aprendizado incrível”, relembrou, em entrevista ao Memória Globo.
A primeira novela foi “Marcados pelo Amor” (1964), na TV Record. Em seguida, ‘Redenção’ (1966), na Excelsior, um grande sucesso da época. Em “Legião dos Esquecidos” (1968), da mesma emissora, o ator fez par romântico com a atriz Regina Duarte.
Na Globo, a estreia foi em 1970, na novela “Assim na Terra Como no Céu”, de Dias Gomes, interpretando padre Vitor.
Ídolo de atores mais jovens, principalmente quando chegou à televisão, Cuoco sempre se preocupou em ajudá-los com a técnica.
“É importante que o ator tenha uma percepção que eu chamo de inteligência cênica: o Francisco não faz determinadas coisas na vida real, mas seu personagem faz. Porque, às vezes, se você não tem experiência, faz uma coisa mecânica e sem alma. É importante que os personagens tenham vida própria… Eu prefiro que o personagem sufoque o Francisco””, disse ao Memória Globo.
Sua trajetória também foi marcada pela série de protagonistas que a novelista Janete Clair escreveu especialmente para ele. Um sucesso após o outro: o ambicioso Cristiano Vilhena, de “Selva de Pedra” (1972), noivo de Simone Marques (Regina Duarte), foi o primeiro deles.
Após interpretar o jornalista Alex, em “O Semideus” (1973), e o aviador garanhão Mário Barroso em “Cuca Legal” (1975), trama de Marcos Rey com direção de Oswaldo Loureiro, Cuoco foi convidado para fazer o carismático taxista Carlão, em “Pecado Capital” (1975), de Janete Clair: “O Carlão tinha essa generosidade, essa coisa de olhar para o semelhante e ver o semelhante, não era um estranho para ele, era um igual. Eu acho que ele tinha a mágica do personagem popular”, disse ao Memória Globo.
Na novela, feita a toque de caixa para substituir a primeira versão de “Roque Santeiro”, censurada pela ditadura militar, ele disputava o amor de Lucinha (Betty Faria) com o empresário Salviano Lisboa (Lima Duarte). Anos depois, no remake de “Pecado Capital”, em 1998, o ator assumiu o papel de Salviano.
Cuoco ainda trabalhou em “O Outro” (1983), “O Salvador da Pátria” (1989), “Passione” (2010), “Sol Nascente” (2016), “Segundo Sol” (2018), entre outras novelas.
Entre o fim dos anos 1990 e o início de 2000, Cuoco dedicou-se ao cinema. Nessa época, participou de filmes como “Traição” (1998), de José Henrique Fonseca e Arthur Fontes, “Gêmeas” (1999), de Andrucha Waddington, “Um Anjo Trapalhão” (2000), de Alexande Boury e Marcelo Travesso, “A Partilha” (2001), de Daniel Filho, e “Cafundó” (2005), de Clóvis Bueno e Paulo Betti.
Em 2005, depois de mais de 20 anos de dedicação praticamente exclusiva à TV e aos filmes, ele voltou ao teatro — o ambiente em que começou sua carreira. Em “Três Homens Baixos”, dividiu o palco com Gracindo Jr. e Chico Tenreiro.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Extremoz dá início ao São João 2025 com muito forró e animação nesta quinta-feira (19)
19/06/2025

A festa mais aguardada do ano em Extremoz começa nesta quinta-feira (19), com uma programação repleta de música, cultura e tradição nordestina. A abertura oficial do São João 2025, às 20h, promete movimentar a cidade com shows gratuitos e uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com segurança e conforto.
No palco, quem comanda a animação da primeira noite são os artistas Paulo Santos e Fabinho Moral, Arnaldinho Neto e a banda Seu Desejo, trazendo forró, piseiro e sucessos que prometem não deixar ninguém parado.
Além das atrações musicais, a Prefeitura de Extremoz preparou uma decoração especial, com cenários típicos juninos, iluminação temática e espaços pensados para toda a família aproveitar.
“O São João de Extremoz cresce a cada ano. Estamos preparando uma festa linda, segura e com uma programação pensada para toda a população. Queremos que as pessoas venham, se divirtam e levem boas lembranças da nossa cidade”, destacou a prefeita Jussara Sales.
A programação seguirá nos próximos dias com outros grandes nomes como Andrielly Costa, Giannini Alencar, Thiago Freitas, Mara Pavanelly e Rafinha.
A expectativa da organização é de recorde de público em todas as noites de festa, consolidando o São João de Extremoz como um dos maiores e mais animados da região.
Essa publicação é um oferecimento
FOTOS: Fiéis católicos mantêm tradição dos tapetes de Corpus Christi em Natal e no interior do RN
19/06/2025

Tapete de Corpus Christi 2025 na Paróquia Nossa Senhora da Candelaria, em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Fiéis católicos do Rio Grande do Norte mantêm a tradição de confecções de tapetes para as celebrações de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19). Na data, a Igreja Católica celebra a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
Segundo a Arquidiocese de Natal, em todas as paróquias, há uma programação especial, com missa, procissão, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai às ruas em procissão.
A confecção dos tapetes é uma tradição brasileira, possivelmente originada na cultura portuguesa de enfeitar casas e montar altares no trajeto por onde passaria a procissão.
Em Natal, mais de 40 pessoas passaram dois dias na confecção dos tapetes na Paróquia Nossa Senhora da Candelária.
Em Caicó, um grande tapete foi construído em frente à Catedral de Santana, na Avenida Seridó. Centenas de moradores da cidade começaram a chegar às 4h ao local participar da tradição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/n/uH2LKHRX2AzwvbsiJLig/caico.jpeg)
apete de Corpus Christi em Caicó — Foto: Cardoso Silva/Inter TV Costa Branca
“É um momento de comunhão com a comunidade, de fé em Cristo, de demonstrar nossa felicidade, todo mundo unido como irmãos”, disse a arquiteta Maria José.
Em Macaíba, na Grande Natal, um tapete foi montado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/p/j19P5tT0uf3iw7PHb6Bw/macaiba.jpeg)
Tapete de Corpus Christi em Macaíba — Foto: Cedida
Em Tangará, na região Agreste, um tapete de Corpus Christi foi finalizado na Paróquia de Santa Teresinha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/f/AQ2i7TT6W6KoFWDQNkRA/tapete-tangara.jpeg)
Tapete de Corpus Christi 2025 em Tangará, na região Agreste — Foto: Vinícius Viana
A comunidade do Residencial Redinha, na Zona Norte de Natal, fizeram um tapete na Capela Nossa Senhora Aparecida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/L/27IU6RStKlEoO2wsskyQ/tapete-redinha.jpeg)
Tapete na Redinha, em Natal — Foto: Cedida
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano
19/06/2025
![]()
O advogado geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (18) que a devolução dos descontos indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ser realizada em parcela única, sem grupo prioritário, até o fim deste ano. Mais de 3,2 milhões contestaram os descontos feitos por entidades associativas.
Na semana passada, a AGU pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que o governo federal abra crédito extraordinário no orçamento para viabilizar o ressarcimento dos descontos irregulares. Na ação, que está sendo relatada pelo ministro Dias Toffoli, a defesa da União pede que os valores a serem usados na devolução não entrem nas regras de limite de gastos para os anos de 2025 e 2026.
"A partir do momento que conseguirmos um pronunciamento final do STF, nós teremos condições de apresentar, pelo INSS, um calendário de pagamento. E a ideia é que, de fato, esse pagamento ocorra ainda este ano, em parcela única, de forma muito simplificada, aos aposentados e pensionistas", afirmou Messias em live transmitida nas redes sociais para atualizar as medidas em andamento.
O ministro Dias Toffoli, do STF, convocou uma audiência de conciliação sobre o caso dos descontos indevidos na próxima terça-feira (24). Serão intimados a União, o INSS, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal. Toffoli já atendeu um dos pedidos da AGU, que congela o prazo de prescrição para contestar os descontos, entre março de 2020 a março de 2025.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que também participou da live ao lado de Jorge Messias, enfatizou que os aposentados e pensionistas terão tempo de se informar e contestar os eventuais descontos.
"Hoje [18], que a gente tem pouco mais de 30 dias funcionando o processo de contestação, chegamos a 3,2 milhões de contestações, muito próximo dos 4,1 milhões projetados pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União. Esse número pode subir, pode aumentar, porque a gente vem monitorando o público que está acessando e criando soluções para quem não foi alcançado por essas plataformas", observou.
"Nenhum processo de reparação de danos de ressarcimento foi tão rápido para a gente ressarcir administrativamente esses valores", acrescentou Waller Júnior. O presidente do INSS fez questão de dizer que a autarquia está ao lado dos aposentados e pensionistas, que, segundo ele, são responsáveis por manter a renda de famílias em mais de 60% dos municípios brasileiros.
Pelo balanço do INSS, somente 89 mil aposentados reconheceram os descontos como legítimos. Ao todo, 43 entidades associativas foram contestadas. A maior parte das consultas, 75% dos casos, foram feitas por meio da plataforma Meu INSS, pelo celular ou pelo computador. Outros meios de consulta possíveis são o telefone 135 e as agências dos Correios.
Falecimento e descontos passados
Durante a live, o presidente do INSS explicou como as famílias podem contestar descontos indevidos de aposentados e pensionistas que faleceram ao longo dos últimos cinco anos. Nesses casos, será necessária uma ação judicial.
"Eu não tenho como abrir processo de ressarcimento administrativo porque eu não sei quem é o herdeiro, e não tem como fazer a consulta pelo Meu INSS nem por telefone. Nesse caso, excepcional, que se abra um processo, demonstre a situação de herdeiro, consulte o valor e receba", explicou.
Já os descontos de valores anteriores a março de 2020 não poderão ser recuperados, segundo Waller Júnior, por causa da prescrição legal do direito de contestação. Ele lembrou que os primeiros descontos em folha começaram ainda no início dos anos 1990 e seria "impossível" levantar a documentação associada a esses procedimentos.
Recuperação de recursos
"A conciliação que estamos propondo, o recebimento pela via administrativa, com a correção [monetária] devida, é o melhor caminho, o mais fácil, mais seguro e célere. Estamos garantindo essa antecipação, mas é importante que a sociedade saiba que vamos atrás de cada centavo desviado. Não vamos aceitar que o contribuinte brasileiro pague essa conta", apontou Jorge Messias, da AGU.
Até o momento, a Justiça Federal já determinou o bloqueio de R$ 119 milhões em bens de empresas e investigados envolvidos nas fraudes em descontos irregulares nos benefícios.
No mês passado, a AGU pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões contra 12 entidades associativas e 60 dirigentes.
As fraudes são investigadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
As ações judiciais fazem parte do trabalho do grupo especial montado pela AGU para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Google diz a Moraes que não tem dados sobre a ‘minuta do golpe’; provedor de buscas afirma que não hospeda conteúdo
19/06/2025

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa
O Google informou nesta quarta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem condições de cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o envio de dados sobre quem publicou uma cópia da minuta do golpe em um domínio público na internet.
De acordo com o escritório de advocacia que representa a plataforma no Brasil, o provedor de buscas não possui os dados, que, segundo a empresa, são de responsabilidade das páginas que teriam divulgado a minuta.
“A Google informa a impossibilidade de processamento da ordem de fornecimento de dados que lhe foi direcionada, sem prejuízo de que informações e dados referentes a publicações em sites de terceiros sejam requeridas diretamente a seus administradores”, disse a empresa.
Segundo a plataforma, o buscador não é responsável pela hospedagem de páginas de terceiros.
Além disso, o Google afirmou que Moraes não indicou a URL de conteúdo hospedado ou vinculado com os serviços da empresa.
“De forma específica, a busca do Google é uma ferramenta gratuita que apenas organiza informações, conteúdos já disponíveis na internet, de modo a torná-las mais acessíveis aos seus usuários”, completou a empresa.
O envio de dados foi solicitado pelo ministro após pedido da defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Ele é um dos réus do núcleo 1 da trama golpista.
Em 2023, uma cópia da minuta foi encontrada na casa de Torres durante busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF). Segundo as investigações, o documento seria de conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro e serviria para a decretação de medidas de estado de defesa para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após receber as informações, os advogados pretendem solicitar uma perícia para demonstrar que a minuta encontrada na casa do ex-ministro não tem relação com o documento apresentado pelo ex-presidente aos ex-comandantes da Forças Armadas.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
ESCÂNDALO DO INSS: Ministério Público entra na fase final para apresentar primeiras denúncias
19/06/2025

Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliam que as primeiras denúncias contra os suspeitos de envolvimento no escândalo do INSS podem ser apresentadas ainda neste mês. Há investigações abertas em pelo menos 14 unidades da federação, e o trabalho entrou para a reta final em alguns locais. As apurações mais avançadas são no Distrito Federal e em Sergipe, Estado que teve a operação mais recente do caso.
A fraude com descontos indevidos em aposentadorias e pensões veio a público em abril, quando a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, após apurações da PGR.
Na ocasião, o governo estimou em R$ 6,3 bilhões o valor de débitos não autorizados em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024. Entre 2016 e 2024, o montante passa a R$ 8 bilhões.
Na terça-feira, 17, a PF prendeu mais duas pessoas em Aracaju (SE) e Umbaúba (SE), e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas duas cidades, além do município de Cristianópolis (SE). A Justiça ordenou o sequestro de R$ 12 milhões em imóveis.
Coluna do Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Lula não vai à Marcha para Jesus pela 3ª vez consecutiva
19/06/2025

Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo
Pelo terceiro ano consecutivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da Marcha para Jesus em São Paulo. O evento, marcado para esta quinta-feira, 19, feriado de Corpus Christi, tem expectativa de reunir 2 milhões de fiéis nas ruas do centro da capital.
De acordo com os organizadores, o convite foi feito novamente ao chefe do Executivo, que, mais uma vez, recusou a participação. “O presidente não informou o motivo pelo qual não comparecerá ao evento”, diz trecho da apuração.
Segundo interlocutores do governo, Lula será representado pelo ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. Evangélico, Messias também esteve presente nas edições anteriores como representante do presidente, conforme apuração do Estado de S.Paulo.
Em 2023, no primeiro ano do atual mandato, o ministro foi vaiado ao citar o nome de Lula perante o público presente. No ano seguinte, o apóstolo Estevam Hernandes, organizador do evento, pediu “dias melhores” para o Brasil, enquanto abraçava Messias diante da multidão.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), confirmaram presença no evento. As participações foram anunciadas por meio das respectivas assessorias, depois de convite feito por Estevam Hernandes, líder da Igreja Evangélica Pentecostal Renascer em Cristo.
A ausência do presidente Lula ocorre em meio à tentativa do governo federal de melhorar a imagem junto ao eleitorado evangélico, que tem expressado resistência ao atual governo e representam mais de um quarto da população brasileira.
Revista Oeste
Essa publicação é um oferecimento
Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro
19/06/2025

Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou na tarde desta quarta-feira (18) a prisão do coronel Marcelo Costa Câmara, que atuou como um dos principais assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes também determinou a abertura de um inquérito contra Câmara e seu advogado, Eduardo Kuntz, por suposta obstrução de Justiça em razão dos supostos contatos entre o advogado e o tenente-coronel Mauro Cid.
Câmara é réu no chamado “núcleo 2” da suposta tentativa de golpe de Estado. Ele já havio sido preso anteriormente, mas recebeu liberdade provisória em 16 de maio de 2024, mediante a imposição de medidas cautelares, entre as quais a proibição de utilização de redes sociais (próprias ou por terceiros) e a proibição de comunicação com os demais investigados por qualquer meio, inclusive por intermédio de terceiros.
Na terça-feira (17), Kuntz protocolou no STF áudios de conversas que teria tido com Cid sobre a delação premiada e pediu a anulação do acordo. Segundo o advogado, os contatos começaram em 29 de janeiro de 2023 e foram retomados em 1º e 5 de março de 2024, via Instagram e, posteriormente, em encontro pessoal em 7 de março de 2024.
Na decisão, Moraes afirmou que a própria defesa de Câmara demonstrou o réu descumpriu as medidas cautelares impostas nos autos da Pet. 12.100/DF, de ‘Proibição de utilização de redes sociais próprias ou por terceira pessoa’ e “proibição de contato com os demais investigados, inclusive por intermédio de terceiros’, revelando seu completo desprezo por esta Suprema Corte e pelo Poder Judiciário e a continuidade de práticas ilícitas”.
Gazeta do Povo
Essa publicação é um oferecimento
Prefeita de Parazinho decreta ponto facultativo nesta sexta feira (20).
19/06/2025

A prefeita de Parazinho Rita de Luzier, decretou ponto facultativo para esta sexta-feira, dia 20 de junho de 2025. A medida, que se aplica aos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal, visa proporcionar um dia de descanso aos servidores após o feriado de Corpus Christi.
Conforme o comunicado oficial, serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e ordem pública, deverão funcionar normalmente durante o ponto facultativo para garantir a continuidade dos atendimentos à população.
O decreto entra em vigor na data de sua publicação e revoga normas que o contrariem, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar dos cidadãos e a manutenção dos serviços cruciais.
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
ABC e Diadora preparam lançamento de novo uniforme no aniversário de 110 anos
19/06/2025
Foto: reprodução
A espera pelo novo manto alvinegro está perto do fim. O ABC deve anunciar os novos uniformes produzidos pela Diadora no próximo dia 29 de junho, data em que o clube comemora 110 anos de história. No dia, o Mais Querido vai enfrentar o Ypiranga/RS, no Frasqueirão, jogo válido pela 10ª rodada da Série C.
A fornecedora italiana, anunciada oficialmente em fevereiro deste ano, é a nova parceira do Mais Querido pelos próximos três anos. Com mais de sete décadas no mercado, a Diadora é referência mundial na produção de roupas, calçados e acessórios esportivos, e marca sua entrada no futebol potiguar com o projeto ao lado do ABC.
A estreia do material tem sido bastante aguardada pelos torcedores. Em abril, o clube chegou a divulgar um vídeo apresentando detalhes da camisa, o que aumentou ainda mais a expectativa da torcida. Até aqui, no entanto, o ABC ainda não atuou com o novo uniforme em campo.
O lançamento contará apenas com os uniformes 1 e 2. A linha casual, além de outros produtos licenciados, será apresentada em uma segunda etapa, ainda sem data confirmada.
Fonte: Portal 96FM
Essa publicação é um oferecimento











