Instagram Blog do Montoril

João Câmara: Aprovado por unanimidade Projeto de Lei de autoria do vereador Hênio Silva que institui com essencial atividades físicas.

Publicado em: 13/04/2021

                                                 Vereador Hênio Silva

 

Aprovado por unanimidade na tarde desta segunda-feira(12) o projeto de LEI de nº05/2021 de autoria do vereador Hênio Silva que institui o reconhecimento das academiais de ginasticas, estúdios de musculação, de esportes, artes marciais e congêneres de pequeno, médio e grande porte voltados a atividades físicas como serviço essencial a saúde pública.

 

Faça o seu comentário

Academia Boa Forma

Assista a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de João Câmara na última segunda-feira (12)

Publicado em: 13/04/2021

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área internaSessão ordinária da Câmara Municipal João Câmara (Foto: Marco Montoril)

Sessão ordinária da Câmara Municipal João Câmara, da última segunda-feira 12 de abril de 2021-Reprodução/Yuotube

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

João Câmara: Vereador Gilberto é reeleito e fica na presidência da Câmara até dezembro de 2024

Publicado em: 13/04/2021

                     Vereador José Gilberto foi reeleito para o biênio 2023/2024

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área internaSessão ordinária da Câmara Municipal João Câmara, da última segunda-feira, 12 (Foto: Marco Montoril)

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaSessão ordinária da Câmara Municipal João Câmara, da última segunda-feira , 12 (Foto: Marco Montoril)

 

Como estava previsto, a Câmara de Vereadores realizou na sessão ordinária desta segunda-feira(12) a eleição da Mesa diretora para o biênio 2023/2024 tendo o atual presidente, vereador José Gilberto sido reeleito em chapa única para mais um mandato ficando na presidência da Casa Legislativa até o final de dezembro de 2024.

Dos 13 vereadores, só a vereadora Lana Leite, da bancada da oposição votou contra e o vereador Silvano Carlos, da bancada da situação se absteve por não concordar com a eleição antecipada nesse momento de pandemia.

A mesa diretora ficou composta pelos os seguintes secretários; 1º Secretário – Vereador Fernando Guilherme, 2ª Secretaria – Vereadora Roseane Soares.

                               Mesa diretora eleita (Foto: Moisés Araújo)

 

Faça o seu comentário

BOM GOSTO CHURRASCARIA

Vereador Amistrong Bezerra solicita a inclusão no programa de vacina contra COVID-19 todos os professores e profissionais da rede Municipal de ensino.

Publicado em: 13/04/2021

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal nesta segunda-feira(12) de Abril, o vereador Amistrong Bezerra(DEM) apresentou o requerimento de nº 102/2021 que solicita ao prefeito municipal que seja inserido no programa de vacinação contra a COVID-19 da prefeitura, de preferência, todos os professores e servidores das redes de ensino municipal, estadual e privada do município de João Câmara.

 

Por Jadson Nascimento

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Volta às aulas no Rio Grande do Norte será debatida nesta terça-feira

Publicado em: 13/04/2021

Em reunião marcada para ocorrer às 19h30 desta terça-feira (13), o Comitê Científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) deverá debater, entre outros pontos, a possibilidade de retorno às aulas presenciais nas redes privada e pública de ensino em todo o Rio Grande do Norte. A retomada imediata das atividades em sala de aula foi requerida pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) em Ação Civil Pública movida contra a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Lazer (SEEC). As aulas nos ambientes físicos das escolas estão suspensas na rede pública de Educação potiguar desde o dia 17 de março de 2020.

Prefeitura de Natal marca retorno das aulas presenciais para fevereiro de  2021 nas escolas do município | Rio Grande do Norte | G1                                                Foto: Reprodução

 

Nesta última segunda-feira (12), a governadora Fátima Bezerra abriu, por meio virtual, a Jornada Pedagógica 2021 da rede estadual de ensino promovida SEEC/RN. Na ocasião, ela destacou a importância das atividades em sala de aula no momento oportuno. “A semana pedagógica brota com o desejo de voltarmos às salas de aula, já que a Educação é a escola e não temos como imaginar nação civilizada sem Educação. A Educação é um passaporte para a cidadania como Paulo Freire nos ensinou. Mas o Comitê Científico diz neste momento que não é recomendado o retorno às aulas presenciais e, por isso, estamos discutindo nesta jornada o ensino remoto para que possamos chegar ao maior número de alunos”, frisou.

O MPRN disse à TRIBUNA DO NORTE, por meio da assessoria de imprensa em reportagem publicada no dia 7 deste mês, que a motivação para o ajuizamento da Ação Civil Pública se deu em razão do não atendimento pelo Governo do Estado a uma recomendação expedida pelo próprio órgão ministerial no último dia 31 de março. O ato recomendatório solicitava a inclusão da Educação como atividade essencial e pedia tratamento igualitário em relação às atividades nas escolas públicas e privadas instaladas no território potiguar.

Conforme o órgão ministerial, a Recomendação Conjunta Nº 01/2021 foi remetida ao Gabinete do Governo do Estado no dia 31 de março e também recebido nessa mesma data. “Como não houve atendimento da recomendação expedida pelo Ministério Público no último dia 31 de março, não restou alternativa senão o ajuizamento da Ação”, informou. A SEEC/RN confirmou que não recorreu da Ação junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Também nesta segunda-feira, na Jornada Pedagógica da SEEC/RN, o titular da pasta, Getúlio Marques, reforçou as iniciativas do Estado para ampliar o ensino remoto. “Desde 2020, vimos fortalecendo a Educação com a contratação de professores. Saímos de 300 para 120 mil salas virtuais, o que mostra que estamos cuidando dos nossos alunos”, disse. Sobre o reinício das aulas presenciais, Getúlio argumentou: “a pandemia nos levou ao ensino não presencial. A vida não se recupera, mas a aprendizagem sim. Defendemos voltar logo que tenhamos toda segurança referendadas pelo conhecimento científico e segurança sanitária para que não fiquem em risco a vida de alunos, familiares e professores”.

Ao concluir a abertura da Jornada Pedagógica, Fátima Bezerra foi taxativa. “As atividades presencias na educação vão retornar quando as condições epidemiológicas avalizadas pelo Comitê Científico permitirem”.

Sebrae orientará escolas municipais

O Sebrae no Rio Grande do Norte firmou uma parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Sesi-RN que vai atender, inicialmente, 1.000 escolas da rede municipal de ensino em todo o Estado. A parceria conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN) na articulação com as Secretarias Municipais de Educação.

O programa de Bioprevenção Reinicie terá início na rede pública de ensino a partir do preenchimento de formulário específico, seguido da assinatura do Termo de Adesão e a aprovação do cronograma de execução da consultoria.

O programa é composto por quatro etapas com duração de três semanas, sendo a primeira de forma presencial, na qual é elaborado um diagnóstico da situação da escola. A segunda etapa ocorrerá em dois encontros, via online, nos quais são realizados o plano de ação e a capacitação do pessoal da instituição de ensino e a terceira etapa será em encontro presencial, no qual é feita a verificação e o plano de prevenção. O ciclo final culmina com a entrega do certificado e o Selo de Bioprevenção à escola municipal.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, explica que o propósito da iniciativa do Sebrae é contribuir para a retomada segura das escolas públicas municipais, através de intervenções e orientações sobre as medidas de bioprevenção contra a Covid-19. “O nosso compromisso maior é com a educação e o empreendedorismo. A meta é atendermos todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com consultorias com o mesmo nível e qualidade das que realizamos nas 350 escolas particulares, que estão funcionando em formato híbrido e com pleno êxito”, afirm.

As consultorias serão realizadas pelas equipes de Segurança e Medicina do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi-RN). O investimento de R$ 2,5 milhões terá 90% dos recursos oriundos do Sebrae Nacional e do Sebrae-RN e o restante, da Femurn. Vale salientar que o retorno às atividades em sala de aula está condicionado aos decretos estadual e municipais, conforme a legislação.

Todas as escolas que participarem da consultoria e implementarem as medidas, receberão um kit básico de Bioprevenção, além de um certificado e o Selo de Bioprevenção, desde que tenham cumprido todas as etapas previstas na Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e cuidados contra a Covid-19. “Firmamos a parceria com o Sesi-RN para realizar a Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19 nas escolas participantes desse programa”, explica a analista técnica do Sebrae-RN, Conceição Moreno, lembrando que serão atendidas, em média, 50% do número de estabelecimentos escolares existentes em cada município.

Com implementação da consultoria em bioprevenção, as escolas garantem a adequação dos processos para mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19 e contarão com uma equipe treinada e orientada quanto aos protocolos de segurança. Sinalizadas com uma comunicação visual clara e adequada, as escolas oferecerão melhores condições para a segurança sanitária e saúde coletiva dos seus alunos, funcionários e servidores públicos.

 

 TRIBUNA DO NORTE

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

Prefeito Manoel confirma presença na próxima segunda-feira(19) na tribuna da Câmara para fazer prestação de contas de todos os recursos do COVID-19.

Publicado em: 13/04/2021

João Câmara: Prefeito Manoel Bernardo realiza leitura da mensagem anual na  Câmara de Vereadores - Blog do Montoril                                     Prefeito de João Câmara Manoel Bernardo

 

O vereador Fernando Guilherme(DEM) apresentou um requerimento Verbal convocando o prefeito de João Câmara Manoel Bernardo para usar a tribuna da Câmara Municipal na próxima segunda-feira(19) para fazer prestação de contas de todos os recursos adquiridos pelo COVID-19.

A Presidência da Câmara Miunicipal confirmou a presença do prefeito para a próxima sessão ordinária de segunda-feira(19).

 

Por Jadson Nascimento

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Prestes a se aposentar, Marco Aurélio diz que magistratura é quase um “voto pela pobreza”

Publicado em: 13/04/2021

                                       Foto: Igo Estrela/Metrópoles

 

Depois de antecipar a aposentadoria em setes dias, para “evitar o risco de perder reajustes”, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse, nesta segunda-feira (12/4), que não fez fortuna como juiz porque leva uma “vida econômica” e ressaltou: “Enriquecer nunca foi o meu objetivo. Se fosse, eu nunca teria abraçado a magistratura, [que] é praticamente um voto pela pobreza”. Detalhe: o salário atual de um membro do Supremo é de R$ 39,2 mil, o teto do serviço público.

As declarações foram dadas ao colunista do UOL Kennedy Alencar. A data escolhida pelo magistrado para “pendurar a toga”, 5 de julho, antecipa a aposentadoria compulsória em 7 dias, uma vez que ele completa 75 anos – idade limite para um integrante do STF – no dia 12 de julho.

Marco Aurélio também afirmou que esse é um momento para ter “uma vida mais tranquila, de menos correria”. O magistrado destacou ainda que gosta muito de ler e da vida acadêmica e entre os planos estão “algumas viagens”.

A cadeira de Marco Aurélio será ocupada por mais um ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Metrópoles

 

Faça o seu comentário

Panificadora & Conveniência João Paulo II

Covid: João Câmara registrou 14 novos casos positivos nos últimos três dias

Publicado em: 13/04/2021

Blog de Assis

O município de João Câmara registrou entre o sábado e esta segunda-feira, 14 novos casos de covid, elevando para 1.942 o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia. O número de pessoas em tratamento chega a 128 e outras 18 pessoas estão aguardando resultado de exames. Nesse intervalo de três dias foram contabilizadas mais duas mortes, elevando para 55 óbitos. Os dados são do mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete de crise na noite da última segunda-feira (12).

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Florânia tem parada no abastecimento nesta terça-feira

Publicado em: 12/04/2021

                                             FOTO: CAERN/ASSECOM

 

O abastecimento do município de Florânia, na região Seridó do Estado, passará por uma parada, a partir das 7h da manhã desta terça-feira (13). A interrupção no fornecimento será necessária para que sejam executados serviços sistema de abastecimento da cidade.

A previsão é que o trabalho das equipes da Caern seja concluído até as 17h desta quinta-feira (15), quando o sistema será religado. A companhia lembra, no entanto, que será preciso aguardar um prazo de até 48 horas para que toda o fornecimento esteja completamente normalizado, em todas as áreas da cidade.

Nesse período, a recomendação é que a população utilize a água de forma racional, a fim de diminuir os eventuais transtornos da parada temporária.

 

Faça o seu comentário

Ótica Venâncio

Nova lei de trânsito: conversão à direita será livre mesmo com semáforo vermelho desde que haja placa que sinalize a permissão

Publicado em: 12/04/2021

                                            Foto: Reprodução

 

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entra em vigor nesta segunda-feira (12), vai permitir que os motoristas façam conversões à direita mesmo com o semáforo fechado. Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, a manobra poderá ser feita desde que haja placa que sinalize a permissão.

“Além disso, o motorista deverá observar as condições de segurança. Deve verificar, por exemplo, se há pedestres atravessando a pista”, afirmou Carneiro, durante coletiva para apresentação das mudanças de trânsito.

Carneiro também explicou que a pontuação já existente no prontuário dos motoristas passará a compor o cadastro com os novos limites de pontos. “Se o motorista já tinha atingido os 20 pontos, mas o processo de apuração de responsabilidade ainda não havia sido concluído, como o julgamento de eventuais recursos, fica valendo a nova regra”, afirmou.

É importante lembrar que o limite de 40 pontos é válido apenas para quem cometeu infrações leves e médias. Se o motorista já tiver cometido uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. Na hipótese de duas penalidades gravíssimas, vale a regra dos 20 pontos. E, nesse caso, se o condutor já tiver alcançado a pontuação, terá que se submeter ao procedimento padrão, mesmo sob a nova legislação: entregar a CNH (Carteira Nacional de Habitliação), cumprir o prazo de suspensão e fazer o curso de reciclagem.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que também participou da coletiva, afirmou que o Código já tem mais 20 anos e precisava de uma reformulação. Segundo ele, a lei tornou-se mais rigorosa para os casos de condutas graves no trânsito, mas menos burocrática e mais leve para o bom condutor. “Endurecemos por um lado, mas simplificamos por outro”, disse.

Ao falar sobre a mudança a respeito da regra dos faróis acesos em rodovias, Freitas explicou que agora a medida só será obrigatória nas estradas federais e naquelas fora do perímetro urbano. “Mas é claro que o de não ser obrigatório não significa que os motoristas não possam usar. Podem usar sim.”

Confira algumas das principais novidades da legislação:

Pontuação

A quantidade de pontos para a suspensão de CNH considera três limites: 20 pontos para quem possui duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, para aqueles com uma infração gravíssima, e 40 se não houver nenhuma infração gravíssima. A punição, para os casos de suspensão direta, pode variar de dois a oito meses, ou de oito a dezoito meses se houver reincidência.

Para os motoristas profissionais, valerá a regra de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações cometidas. Essa mudança era uma antiga demanda de caminhoneiros. O legislador entendeu que, por permanecerem mais tempo ao volante do que os demais condutores, o limite para esses profissionais deveria ser diferenciado, posto que a suspensão do direito de dirigir impactaria a própria capacidade de subsistência de suas famílias.

Emissão e renovação de CNH

O aumento da validade da CNH passou de cinco para dez anos para condutores de até 50 anos. Aqueles entre 50 e 70 anos passam a renovar a cada cinco anos. Já os motoristas com mais de 70 passam a renovar a cada três anos. A regra é a mesma para os motoristas profissionais. As mudanças só valem para as habilitações expedidas após 12 de abril de 2021.

Além disso, a CNH passa a ser documento oficial de identificação, com previsão legal expressa. Quando o motorista tiver acesso à Carteira Digital de Trânsito, será dispensado o porte da CNH.

Multas e descontos

Com a nova regra, será obrigatória a substituição de multas leves ou médias por advertência para o motorista que não cometeu nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. Além disso, as infrações terão o prazo de 30 dias para que seja indicado o verdadeiro condutor. A defesa prévia passa a ser mais simples, podendo ser eletrônica.

Além disso, os órgãos autuadores do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) devem permitir ao motorista infrator pagar somente 60% do valor da multa. Contudo, o abatimento de 40% ocorrerá apenas se o condutor quitar a infração no aplicativo do SNE.

Motociclistas

A viseira é um item de segurança obrigatório nos capacetes dos motociclistas. Antes, o desrespeito a essa regra era uma infração leve, sujeita a multa de R$ 88,38.

A nova regra cria infração específica, que passa a ser considerada média, com multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

Ciclistas

Pedestres possuem a preferência sobre ciclistas que, por sua vez, possuem preferência sobre os demais veículos. Condutores de bicicletas devem trafegar nas ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos. Quando não houver, devem utilizar o bordo da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais é obrigatória.

Outra mudança diz respeito à alteração da gravidade da infração dos motoristas nos casos de ultrapassagem de ciclistas. Agora, deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista passa a ser infração gravíssima, no valor de R$ 293,47.

Pena de reclusão

Fica proibida a conversão da pena de reclusão (privativa de liberdade) por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por condutor sob efeito de álcool ou drogas.

Boa conduta

Para estimular a condução responsável, será criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), no qual deverão constar os dados dos condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação nos últimos 12 meses.

 

R7

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Em plena PANDEMIA mesa diretora da Câmara Municipal de João Câmara convoca eleições para o biênio 2023/2024

Publicado em: 12/04/2021

                              Mesa Diretora eleita em primeiro de janeiro

 

 Mesa Diretora eleita em primeiro de janeiro Publicado no Diário Oficial das Câmaras Municipais da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - FECAM-RN, Ato da Câmara de Vereadores de João Câmara que Dispõe sobre a convocação da eleição para renovação da Mesa Diretora desta Casa Legislativa, biênio 2023/2024. A eleição deverá acontecer já na sessão ordinária desta segunda-feira (12/04).

A eleição deverá acontecer faltando já na sessão ordinária desta segunda-feira (12), vale salientar que a atual messa diretora foi eleita em janeiro deste ano, ou seja há quatro meses e dez dias.

O ato de antecipara eleição faltando pouco mais de um ano e meio para o termino, pode ser legal porém imoral para o periodo de pandemia que o município vivencia, o qual demonstra que os vereadores estão mais voltados para interesses própios que o da população que representm. Vamos acompanhar quais serão os argumentos dos nobre edis para tal antecipação da eleição da mesa diretora.

         cmjc-12-04-21-foto-01.jpg

                                         Foto: Reprodução

 

 

Faça o seu comentário

Comercial Garcia

Guarda Municipal troca tiros, evita tentativa de roubo de veículo e prende suspeito em Natal

Publicado em: 12/04/2021

                                                  Foto: Divulgação/SEMDES

 

Agentes da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) abortaram na manhã desta segunda-feira (12), uma tentativa de assalto a um veículo nas proximidades do Centro de Educação Infantil Mailde Ferreira, no bairro Potengi, zona Norte da capital. Os guardas chegaram a trocar tiros com os suspeitos e um dos envolvidos, de 27 anos de idade, foi preso pela guarnição do RondaS, que contou com o apoio da Ronda de Proteção Escolar (Rope) e Patrulha Maria da Penha.

Os guardas municipais perseguiram o suspeito e conseguiram deter o mesmo logo após a tentativa de roubo. Após a revista pessoal, foi possível identificar e apreender na posse do suspeito uma réplica de pistola semiautomática que foi uma das armas utilizadas para ameaçar a vítima no momento da tentativa de assalto.

As guarnições informaram que quatro homens participaram da ação delituosa, sendo um preso e três conseguiram se evadir do local após a troca de tiros. Foram feita diligências na área com apoio de outras viaturas da GMN para tentar prender os suspeitos que fugiram, porém não obtiveram êxito. “Os meliantes tentaram tomar um carro de assalto e quando agimos para abortar a ação eles atiraram na guarnição que revidou a injusta agressão. Ninguém ficou ferido”, contou um dos guardas.

O suspeito detido foi conduzido pelos guardas municipais à Delegacia de Plantão Zona Norte onde foi registrada a prisão em flagrante delito. Os agentes da Civil devem conduzir a investigação para identificar os outros homens que participaram do crime e conseguiram fugir da abordagem dos guardas.

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

RN tem 65 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

Publicado em: 12/04/2021

                                                                       Foto: Reprodução/Regula RN

 

O Rio Grande do Norte registra no fim da manhã desta segunda-feira(12) 65 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h00, o estado tinha 9 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 97,6%; Oeste tem 100%

Publicado em: 12/04/2021

                                 Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 97,6%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 701.

Até o momento desta publicação são 9 leitos críticos (UTI) disponíveis e 360 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 341 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 96,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

Operação da PF apura tráfico de drogas por meio de jatos executivos

Publicado em: 12/04/2021

                                       Foto: © Divulgação/Policia Federal

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) a Operação Flight Level, que apura o crime de tráfico internacional de drogas por meio de jatos executivos. Os alvos da investigação também são suspeitos de lavagem de dinheiro e de integrar organização criminosa.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em outubro de 2020, após ter sido apreendido no Aeroporto Internacional de Lisboa um avião executivo brasileiro que teria partido de Belo Horizonte com 175 quilos de cocaína a bordo.

Ao todo, 90 policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. As diligências são cumpridas em Belo Horizonte, Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

A 11ª Vara Criminal Especializada de Minas Gerais autorizou ainda o bloqueio de contas de 29 pessoas físicas e jurídicas e o sequestro de 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves, bem como a suspensão de atividades de seis empresas.

Ainda segundo a PF, além dos responsáveis pelas aeronaves, o esquema contava com a participação de laranjas e fantasmas para ocultação de bens. O órgão estimou que a operação desta segunda-feira (12) provocou um prejuízo de R$ 30 milhões ao crime organizado.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Por falta de vacinas, aplicação da segunda dose da coronavac é suspensa em Natal

Publicado em: 12/04/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou que as doses de Coronavac para a segunda aplicação acabaram na capital potiguar, e quem se dirigiu aos postos de vacinação nesta segunda-feira(12) para tomar a segunda dose ficou sem a vacina. Quando o estoque for restabelecido, a SMS Natal informará a população.

VEJA MAIS: Butantan entrega 1,5 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda

Leitores do Blog também relataram o problema. Enquanto filas se formaram nas unidades de saúde da capital nesta segunda-feira (12), acabou vacinado apenas o público prioritário da primeira dose, e da segunda dose da Astrazeneca.

A vacinação contra COVID-19 continua para aplicação da primeira dose para os idosos de 63 anos+ e para a segunda dose com imunizante da Oxford.

 

Faça o seu comentário

ARNALDO MOTOS

Ipanguaçu é o 2º município do RN a aprovar projeto de auxílio emergencial durante pandemia; cerca de 100 famílias deverão receber 6 parcelas de R$ 220,00

Publicado em: 12/04/2021

Ipanguaçu é segundo município do RN a aprovar projeto de auxílio  emergencial durante pandemia | Rio Grande do Norte | G1                                                    Foto: Reprodução

 

O município de Ipanguaçu, no Oeste potiguar, aprovou projeto de lei de transferência de renda, com uma espécie de auxílio emergencial próprio, durante a pandemia da Covid-19. Inicialmente, cerca de 100 pessoas deverão ser contempladas com seis parcelas de R$ 220. De acordo com a prefeitura, serão usados recursos que antes teriam como destino a realização de eventos. A primeira parcela deverá ser paga em maio.

Ipanguaçu é o segundo município no Rio Grande do Norte a aprovar projeto de transferência de renda durante a pandemia.  O Programa de Benefício Eventual Municipal foi aprovado na última sexta-feira (9), na Câmara Municipal.

Porém, ao contrário do modelo adotado pelo governo federal e outros municípios, a lei prevê que os beneficiários deverão prestar uma contraprestação de serviço de interesse da comunidade, além de se matricular em cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 

Com acréscimo do G1/RN

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Caso Henry: laudo apontou 23 lesões no corpo da criança

Publicado em: 12/04/2021

                                                   Foto: Reprodução

 

O laudo da necropsia feito pelo Instituto Médico-Legal (IML), ao qual o GLOBO teve acesso, revela que no corpo de Henry Meirelles, de 4 anos, morto no dia 8 de março, tinha 23 lesões que não foram consideradas compatíveis com uma queda da cama, como foi sugerido por sua mãe, a professora Monique Medeiros, presa na semana passada com o namorado dela, o vereador Dr. Jairinho, acusados de envolvimento da morte. No laudo da reprodução simulada feita no apartamento onde Henry morava com a mãe, os peritos afirmam que “as lesões produzidas na vítima e o seu óbito ocorreram no interior do apartamento no intervalo entre 23h30m e 3h30m”.

Ainda de acordo com o documento, a imagem da câmera do elevador mostra que o menino já estava morto quando deixou o apartamento no colo de Monique para ser levado ao hospital. Jairinho também aparece na imagem reproduzida no documento. Segundo o laudo, ao analisar o vídeo, pôde ser constatado que o menino apresentava “abolição de motilidade e de tônus muscular”, “o que significa que o óbito tinha ocorrido havia pouco. As imagens mostram ainda que o casal saiu para o hospital às 4h09m do dia 8, 39 minutos depois de contarem ter encontrado o menino caído.

Segundo o documento do IML, todas as lesões são descritas minuciosamente no relatório. Os peritos explicam, por exemplo, que diferentes equimoses não podem ter sido causadas por uma única ação. Por isso, afirmam que elas “são sugestivas de diversas ações contundentes e diversos graus de energia”. Já as lesões intra-abdominais foram de alta energia, sendo decorrentes de um impacto mais forte. O corpo de Henry também tinha infiltrações hemorrágicas no couro cabeludo em três regiões (parietal direita, occipital e frontal), que correspondem a três ações contundentes distintas.

Entre os elementos colhidos pela Polícia Civil na investigação do caso da morte do menino Henry, chamou atenção dos agentes envolvidos os indícios da crueldade que teria sido praticada pelo vereador Dr. Jairinho sob anuência da mãe da criança, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva. Os policiais afirmam que o garoto levava chutes, bandas e pancadas na cabeça.

Menino tinha medo de Jairinho

Seis dias após ser informada pela babá de que Henry levava bandas e chutes do seu namorado, Monique relatou a uma prima pediatra que o filho sentia “medo excessivo de tudo” e, quando via o político, chegava a “vomitar e tremer”. A troca de mensagens, recuperada no celular da professora pela Polícia Civil, consta no inquérito que apura a morte do menino e foi obtida com exclusividade pelo GLOBO. O alerta das agressões no apartamento da família, no condomínio Majestic, no Cidade Jardim, na Barra, foi dado em tempo real pela babá de Henry, Thayná de Oliveira Ferreira, na tarde de 12 de fevereiro.

Como o Fantástico, da TV Globo, mostrou no domingo, no dia seguinte, Monique e Jairinho procuraram um hospital particular, em Bangu. Na unidade, relataram que a criança estava mancando e com dores, pois tinha “caído da cama”, mas uma radiografia não mostrou dano à estrutura óssea. No inquérito que apura a morte de Henry, Monique também alegou que o filho poderia ter caído da cama pouco antes de ser levado sem vida para um hospital na Barra. A defesa do casal diz que Henry relatou uma dor no joelho e que Monique o levou ao hospital.

Às 16h53m do dia 18 de fevereiro, a professora então escreveu para a pediatra: “Henry está com medo excessivo de tudo, tem um medo intenso de perder os avós, está tendo um sofrimento significativo e prejuízos importantes nas relações sociais, influenciando no rendimento escolar e na dinâmica familiar. Disse até que queria que eu fosse pro céu pra morar com meus pais, em Bangu”.

Perguntas ainda sem resposta

Como o menino foi morto? O que causou tantas lesões?

Necropsia feita no corpo de Henry mostra que ele morreu de hemorragia interna devido à laceração no fígado, causada por ação contundente. Ele também foi machucado na cabeça. Os peritos já sabem que as lesões não foram causadas por acidente doméstico.

Por que a babá não contou à polícia que Henry foi agredido?

A babá Thayná de Oliveira Ferreira avisou à mãe de Henry, Monique Medeiros, que o filho saiu mancando do quarto onde ficou trancado com Dr. Jairinho. O menino sentia dores na cabeça e na perna. A mãe de Thayná trabalha para família de Dr. Jairinho.

A avó da criança não percebeu que o neto passava por problemas?

A professora Rosângela Medeiros da Costa e Silva, avó materna de Henry, disse à polícia que Dr. Jairinho dava presentes e chocolates ao garoto. O menino passava de três a quatro noites por semana em sua casa, em Bangu.

Por que o advogado do casal acompanhou depoimentos de testemunhas?

A juíza Elizabeth Machado Louro, que decretou a prisão de Jairinho e Monique, considerou “insólito” o fato de o advogado dos acusados ter acompanhado os depoimentos da babá e da empregada do casal, que não são defendidas por ele.

 

O Globo

 

Faça o seu comentário

BOM GOSTO CHURRASCARIA

Uso de cadeirinhas, pontos na carteira e validade da CNH: saiba o que muda nas novas regras de trânsito

Publicado em: 12/04/2021

                                     Foto: FotoRua / Agência O Globo

 

As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, entram em vigor a partir desta segunda-feira. As novas regras alteram a validade para a CNH, o número de pontos para a suspensão da carteira e as normas para o uso de cadeirinhas para crianças.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a ter validade de dez anos para motoristas com menos de 50 anos; de cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Passam a valer ainda as mudanças no número de pontos que podem levar à suspensão da carteira. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (com duas ou mais infrações gravíssimas); 30 pontos (uma infração gravíssima) e 40 pontos (nenhuma infração gravíssima). Pela regra atual, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa.

O uso de cadeirinhas passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Agora, quando montadoras determinarem o recall de alguma peça do automóvel, a licença só será concedida após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

As novas regras proíbem ainda que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

 

O Globo

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

João Câmara: Educação Municipal realiza Jornada Pedagógica a partir desta segunda-feira (12)

Publicado em: 12/04/2021

Pode ser uma imagem de texto que diz                                             Foto: Reprodução

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultural – SEMEC realiza no período de 12 a 16 de abril, a Jornada Pedagógica 2021, com o tema: “Novas Perspectivas da Educação Pública Camarense: reavaliando e estruturando as dimensões curriculares e as práticas pedagógicas”. O evento poderá ser acompanhado através das redes sociais dentro dessa nova dinâmica em razão da pandemia. A secretária de educação do município. Ozélia Maria, destaca ser importante a participação da comunidade escolar e como um todo.

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS