Instagram Blog do Montoril

Governadora decreta toque de recolher, suspensão de eventos religiosos, festas e aulas presenciais para alunos do fundamental 2 e ensino médio

Publicado em: 27/02/2021

A governadora Fátima Bezerra acaba de conceder mais uma entrevista para anunciar medidas duras para tentar conter os efeitos da pandemia no Rio Grande do Norte.

Fátima se emocionou várias vezes ao falar sobre tragédias familiares, de pessoas que perderam e vem perdendo entes queridos para a covid.

A governadora adiantou o que o decreto que será publicado neste sábado vai trazer.

Toque de recolher por duas semanas entre 10 da noite e 5 da manhã, o que significa que as pessoas não poderão circular pelas ruas da cidade nesse horário.

Proibição de eventos e festas públicas e privadas.

Suspensão de celebrações com presença de público em templos religiosos, sendo permitida a entrada de pessoas para adoração e atendimentos individuais.

Suspensão das aulas presenciais para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio, sendo permitidas as aulas presenciais no ensino infantil e fundamental 1.

Sobre possibilidade de fechamento do comércio, Fátima disse que decisões nesse sentido ficam sob responsabilidade das prefeituras.

Confira parte da entrevista da governadora:

 

Faça o seu comentário

BOM GOSTO CHURRASCARIA

Idosos entre 85 e 89 anos começarão a se vacinar 2ª feira e imunização em condomínios só na faixa de idade entre 75 e 79 anos

Publicado em: 27/02/2021

A Prefeitura de Natal começa a vacinar os idosos entre 85 e 89 anos na segunda-feira, 1º de março.

Essa faixa de idade será imunizada com os lotes da Oxford

Os idosos poderão se vacinar nos drive thrus montados no shopping Via Direta (Lagoa Nova), Palácio dos Esportes (Tirol) e ginásio de esportes Nélio Dias (zona Norte), ou nos postos citados logo abaixo.

Eles deverão apresentar cartão de vacina, comprovante de residência em Natal e um documento original com foto.

Quem não tiver o cartão de vacina, faz na hora com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Pedimos o apoio da população para conferir se o cartão de vacinação está sendo preenchido de forma correta, e caso tenham alguma dúvida devem se dirigir a um dos responsáveis nos postos de vacinação”, reforça o secretário George Antunes.

“Anunciar uma nova etapa de imunização é renovar a esperança de em breve vacinar os natalenses em sua totalidade contra o coronavírus, almejando a normalidade nas nossas relações pessoais e comerciais”, ressaltou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Os drive thrus do Via Direta e do Nélio Dias também contam com sala de vacinação para pedestres, funcionando das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até às 13h.

Confira as 10 salas dispostas nas unidades de vacinação da Prefeitura, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h.

Sanitário Norte I

UBS Pajuçara e UBS Nova Natal

Distrito Sanitário Norte II

UBS Panatis e UBS Vale Dourado

Distrito Sanitário Leste

UBS São João e UBS Brasília Teimosa

Distrito Sanitário Oeste

UBS Felipe Camarão II e UBS Nazaré

Distrito Sanitário Sul

UBS Candelária e UBS Rosângela Lima.

Sobre a vacinação em condomínios, a Prefeitura só vai dispor do serviço quando chegar na faix de idade entre 75 e 79 anos, que tem um número maior de idosos e justifica a disponibilidade de técnicos para o serviço.

 

Faça o seu comentário

PROGRAMA PAZ REAL

Fátima anuncia que baixará novo decreto com mais medidas restritivas mas não fala em fechamento de comércio

Publicado em: 27/02/2021

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

Fátima confirma que RN adotará medidas restritivas mais duras para conter alta taxa de transmissibilidade da covid-19

Publicado em: 26/02/2021

Em coletiva na manhã desta sexta-feira(26), a governadora Fátima Bezerra informou que o Estado adotará medidas restritivas de circulação mais duras com objetiva de evitar aglomerações.

As medidas não foram antecipadas pela govenadora. A expectativa é que sejam anunciadas ainda nesta sexta-feira(26).

Atualmente, o Rio Grande do Norte registra a maior taxa de transmissibilidade para covid-19 na região nordeste, com 1,49.

 

Faça o seu comentário

Ótica Venâncio

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 86,8%; Grande Natal tem 88,3%

Publicado em: 26/02/2021

                                      Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 86,8%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 474.

Até o momento desta publicação são 37 leitos críticos (UTI) disponíveis e 244 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 56 disponíveis e 230 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 88,3% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 85,7% e a Região Oeste tem 84,5%

 

 

 

 

Faça o seu comentário

PROGRAMA PAZ REAL

‘DILÚVIO’: Prefeitura aciona Defesa Civil após chuva alagar ruas e casas em Baía Formosa

Publicado em: 26/02/2021

                                                      Foto: Cedida

 

O portal G1-RN noticia que uma chuva torrencial que caiu entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (26) alagou ruas e casas no centro do município de Baía Formosa, no Litoral Sul potiguar. A cidade também registrou queda de energia.

A prefeitura ainda faz levantamento de prejuízos na região, mas a secretária de Meio Ambiente e coordenadora da Defesa Civil municipal, Bernadete Leite, afirmou que pelo menos 50 casas foram alagadas em ruas de uma área conhecida como “Lavanderia”.

 

Detalhes  aqui  em reportagem completa.

 

Faça o seu comentário

BOM GOSTO CHURRASCARIA

Motoristas argentinos terão de fazer curso sobre igualdade de gênero para ter habilitação

Publicado em: 26/02/2021

                                          Foto: elluisx/Creative Commons

 

A Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina (ANSV) determinou que quem quiser uma carteira de habilitação deverá fazer um curso sobre gênero e estudar temas como masculinidades, patriacardo, feminicídios e acesso de mulheres ao setor de transporte.

“As grandes mudanças socioculturais e tecnológicas produzidas através dos anos trouxeram consigo a necessidade de adaptar os conteúdos dos cursos de formação, como assim também do exame teórico, motivo pelo qual faz-se necessário a reformulação de tais conteúdos, a fim de garantir a inserção na via pública de condutores idôneos e responsáveis, com conhecimentos atualizados em relação às novas tecnologias automotivas e principais regras para uma condução segura e eficiente”, diz a resolução publicada no Diário Oficial da Argentina.

“Com a convicção de que o recurso cultural é um aspecto de vital influência no que se refere à incorporação de normas de gênero relativamente cristalizadas, faz-se necessário incorporar no curso obrigatório para a concessão da Carteira Nacional de Habilitação um módulo que contemple a temática em questão, promovendo valores de igualdade e deslegitimando a violência contra as mulheres na condução de veículos na via pública, na segurança veicular e em tudo o que for relacionado com a matéria”, diz o texto.

A nova exigência visa a igualdade entre homens e mulheres por meio do estudo de conteúdos como gênero, papeis e estereótipos, identidade de gênero, violência de gênero, além de tipos e modalidades dessa violência.

Os motoristas terão de passar por um módulo que vai abordar tópicos como “Masculinidades: patriarcado e heteronormatividade; Mitos sobre a violência; Feminicídios, Transfeminicídios; e Crimes de Ódio”.

Também terão de estudar sobre “Recursos, ferramentas e formas de abordagem contra a violência na condução de veículos e no transporte; Acesso e participação de mulheres; e diversidades no setor de transporte”, por exemplo. Esses conteúdos serão incluídos no curso de condução durante março.

Sinais de trânsito com linguagem sem gênero

Para completar, o Ministério do Transporte difundiu um “Manual Especial” para readaptar as placas e as sinalizações de trânsito com perspectiva de gênero, promovendo a chamada “linguagem inclusiva” na qual os gêneros masculino e feminino ficam neutros, perdendo a terminação “o” e “a”, alteradas para “e”.

“O documento promove, entre outras coisas, o uso da linguagem inclusiva, reconhecendo e visibilizando as mulheres e a diversidade, coletivos até agora invisibilizados no setor do transporte, fruto dos estereótipos e das limitações culturais vinculadas com competências supostamente masculinas”, acrescenta o Diário Oficial.

Quem for reprovado, poderá refazer o curso 30 dias depois até, no máximo, três vezes ao ano.

 

G1, com RFI

 

Faça o seu comentário

Adriano Auto Center

Concurso público de São Gonçalo do Amarante permanece suspenso devido pandemia de Covid-19

Publicado em: 26/02/2021

                                                      Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN suspendeu a realização das provas objetivas do concurso público para provimento de vagas, que aconteceria no dia 22 de março de 2020, com mais de 44 mil inscritos, em virtude das medidas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus.

Devido ainda durar o estado de pandemia, crise mundial de saúde, o município e o IBFC ainda não tem data para aplicação da prova objetiva, de forma que o certame permanece suspenso até a autorização e definição de protocolos sanitários apropriados pela comunidade científica.

Confira nota da Secretaria de Administração:

Em relação ao CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 01/2019, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos do Município de São Gonçalo do Amarante/RN – SEMARH, tem a informar que, em virtude das condições sanitárias decorrentes da pandemia do COVID-19, bem como em obediência às leis e decretos vigentes, restou suspensa a realização das provas que ocorreriam em 22/03/2020, conforme ampla divulgação aos candidatos e demais interessados.

O Município de São Gonçalo do Amarante está vigilante quanto ao estado pandêmico que, infelizmente, ainda nos aflige, de modo que tem seguido e criado protocolos de segurança à saúde e à vida dos cidadãos em geral. Assim, tem-se ocorrido o retorno gradativo das atividades, porém com estrita observância das regras impostas pela vigilância sanitária.

Quanto ao concurso público, o Município reconhece sua extrema relevância e a decisão de suspendê-lo, diante dos fatos já mencionados, mostra prudência e sensatez da Administração. São mais de 44.000 (quarenta e quatro mil) inscritos, de diversos Estados, que se submeterão ao exame de avaliação do certame. Isto eleva a responsabilidade do Município com a saúde e vida de cada um, não se mostrando, neste momento, razoável já designar uma nova data para a realização das provas, se ainda não há, por parte dos órgãos sanitários, segurança suficiente para permitir a sua efetivação.

É de interesse público que o concurso se realize e, assim, o Município de São Gonçalo do Amarante não hesitará em leva-lo a efeito, com a realização das provas em data oportuna, sempre prezando pela saúde e vida de todos.

Diante disso, pedimos a compreensão de todos os envolvidos na realização do citado concurso público, especialmente porque o ato que motivou a suspensão do concurso decorreu de evento imprevisível, afetando também a municipalidade, como é notório. Em momento oportuno deverá ser anunciada a realização das provas.

 

Faça o seu comentário

DRONE DO MONTORIL

Justiça suspende eleição da Federação das Câmaras Municipais no RN

Publicado em: 26/02/2021

                                                     Foto: Ilustrativa

 

O juiz Geraldo Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal deferiu liminar para suspender as eleições da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). O magistrado acolheu os argumentos de ação impetradas pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freirez que teve o registro de chapa negado pela comissão eleitoral.

A parte autora se insurge contra ato da comissão eleitoral da FECAM que indeferiu o registro da candidatura de sua chapa ao Conselho Fiscal e Coordenações Regionais da entidade (FECAM/RN), sob a justificativa de que o autor não teria suprido as irregularidade constatadas no prazo estipulado.

Porém, segundo o magistrado aponta, apesar da parte autora haver se inscrito para se submeter ao pleito na data de 03/02/2021, somente fora comunicada da necessidade de sanear irregularidades na documentação na data de 25/02/2021, com prazo extremamente exíguo de remediar as irregularidades até a tarde do mesmos dia.

“Diante do exposto, defiro parcialmente o pedido de tutela provisória de urgência de natureza cautelar, para suspender a eleição da FECAM aprazada para a presente data, para eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Coordenações Regionais da entidade (FECAM/RN) para o biênio 2021/2023′.

 

Justiça Potiguar

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

Boulos vira réu acusado de invadir o tríplex em Guarujá

Publicado em: 26/02/2021

                                                 Foto: Nelson Antoine/UOL

 

A Justiça Federal recebeu a denúncia contra Guilherme Boulos (PSOL) e mais duas pessoas acusados de invasão ao tríplex do Guarujá (SP). Agora, o político e coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) é réu por causa do ato, ocorrido em abril de 2018, como protesto à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na época.

A decisão de receber a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) foi tomada pela juíza Lisa Taubemblatt, da 6ª Vara Federal de Santos (SP).

Em despacho publicado ontem (25), a magistrada disse que a acusação do MPF “veio acompanhada de peças informativas que demonstram a existência de justa causa para a persecução penal”.

A magistrada deu dez dias para Boulos e os outros dois réus —Anderson Dalecio e Andreia Barbosa da Silva, ambos do MTST— oferecerem resposta à acusação por escrito.

Segundo o MPF, eles teriam cometido o crime de “destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial ou convenção”, como indica o artigo 346 do Código Penal. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão, mais multa.

Procurada, a defesa de Boulos ainda não se manifestou. Em 2020, Boulos disse que a denúncia era a “nova farsa do tríplex”. A reportagem ainda não localizou os defensores dos outros dois réus.

Uma quarta pessoa foi absolvida sumariamente porque conseguiu comprovar que não estava no Guarujá no dia da invasão ao tríplex.

Lula também foi alvo

A acusação do MPF, feita em janeiro do passado, também era contra Lula, mas a juíza negou a denúncia contra ele dias depois. O ex-presidente era acusado de ter incentivado Boulos a invadir o imóvel.

O tríplex é ponto central na primeira condenação de Lula em processos da Operação Lava Jato. O imóvel, segundo a acusação, seria um benefício ao ex-presidente em razão de esquemas de corrupção. Lula teve a condenação já confirmada pela segunda instância e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A defesa do petista, porém, nega as acusações e diz que ele é alvo de perseguição.

Em razão do processo, Lula foi preso há três anos —ele está solto em razão de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Com a condenação ainda válida, o petista está impedido de disputar eleições em razão da Lei da Ficha Limpa.

 

UOL

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

RN terá monitoramento moderno de previsão do tempo e de monitoramento de chuvas

Publicado em: 26/02/2021

                                                  Fotos: Emater RN

 

O Rio Grande do Norte terá um monitoramento hidrometeorológico, climático e agrometeorológico amplo e moderno. Isso significa que a previsão do tempo e de chuvas, além do monitoramento pluviométrico, serão acompanhados de forma mais estratégica em prol da cultura agrícola e da vida no campo. Para isso, o Governo do RN investiu cerca de R$5,5 milhões no desenvolvimento de softwares e na compra de equipamentos agrometeorológicos e de Tecnologia da Informação. As aplicações foram viabilizadas pelo Projeto Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Com o plano concluído nesta semana, a empresa desenvolvedora e implementadora da ferramenta, L&L Soluções e Sistemas, apresentou todos os módulos de funcionamento aos técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, responsáveis pelo seu funcionamento. Após a apresentação foram pontuados alguns ajustes necessários para que o sistema possa ser entregue aos norte-rio-grandenses.

A rede vai monitorar variáveis meteorológicas como temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade e temperatura do solo e quantidade de chuva. As medições serão feitas de hora em hora e transmitidas online para o servidor da Emparn.

A partir dessas informações será possível melhorar o zoneamento e monitoramento agrícola, dando mais segurança aos agricultores, principalmente para escolher a hora e a cultura agrícola adequadas à sua propriedade, uma vez que o monitoramento climático mais eficaz possibilita auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado.

“Com essas adequações, a Emparn vai disponibilizar de forma mais eficaz, a previsão do tempo e o monitoramento de chuvas, informações de extrema importância no dia a dia de áreas como o turismo, a agricultura e a pecuária do Estado”, comentou o Secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, contando que, além do sistema que gerencia os modelos de previsões meteorológicas, foram adquiridos e instalados 100 pluviômetros automáticos e 15 novas estações automáticas para se somarem aos equipamentos que a Emparn já detinha.

O Chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa, meteorologista Gilmar Bristot, explicou que essa reformulação vai marcar a meteorologia do RN, tornando-a mais acessível, atualizada e eficaz.

“A ampliação e modernização de nosso monitoramento hidrometeorológico, climático e agrometeorológico é de grande importância para todas as áreas relacionadas ao meio ambiente, uma vez que teremos acesso a informações valiosas de maneira automática e periódica a cada hora. Daremos um salto enorme na qualidade das informações coletadas em campo, nos 167 municípios potiguares, de forma a atender a todos os setores produtivos, além da defesa civil e para pesquisa na área educacional”, disse Bristot que completou: “Vai ser um diferencial importante para todo o Estado, disponibilizando todas as informações à população, em breve, por meio da internet, nas plataformas da Emparn”.

 

Faça o seu comentário

BOM GOSTO CHURRASCARIA

Com Covid-19, vereador Irmão Lázaro tem agravamento da situação e não é transferido para Salvador

Publicado em: 26/02/2021

Irmão Lázaro — Foto: Reprodução/Redes sociais                        Irmão Lázaro — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

 O vereador de Salvador, Irmão Lázaro (PL), que está internado com Covid-19 em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, teve agravamento na situação e não foi transferido para a capital baiana nesta quinta-feira (25) como estava previsto.

Com Covid-19, vereador Irmão Lázaro é internado em UTI e aguarda transferência para Salvador

Segundo a assessoria do vereador, a família dele chegou a conseguir uma vaga em um hospital da capital, no entanto, os médicos do hospital em que ele está internado disseram que a transferência poderia ser perigosa.

"A família chegou a conseguir uma vaga no [Hospital] Aliança, em Salvador, mas devido ao agravamento da situação os médicos aqui em Feira acharam melhor ele ficar, por causa desse translado, podia ser perigoso. Ele está entubado aqui em Feira de Santana", explicou.

Ainda segundo a assessoria, uma UTI móvel teria sido encaminhada para o hospital em que o vereador está internado.

Lázaro foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Feira de Santana, na manhã desta quinta. Segundo informações da assessoria do parlamentar, ele seria transferido na tarde desta quinta para Salvador.

Ainda de acordo com a assessoria, Irmão Lázaro começou a apresentar os sintomas da doença há 10 dias, mas o resultado positivo para Covid-19 saiu no final de semana. Na segunda (22), ele foi internado em um leito clínico do hospital.

Porém, na manhã desta quinta, ele apresentou piora no estado de saúde e precisou ser entubado. O parlamentar seria transferido à tarde para o Hospital Aliança, em Salvador, para continuar o tratamento.

Irmão Lázaro foi eleito vereador de Salvador em 15 de novembro de 2020, com 4.273 votos. Ele já foi deputado federal entre 2015 e 2018, ano em que concorreu a uma vaga no senado, mas não ganhou.

Lázaro já foi integrante do grupo Olodum nos anos 90, mas decidiu seguir carreira de cantor gospel após se converter à religião evangélica. Um dos seus grandes sucessos, a música gospel "Eu te amo tanto", faz parte de um CD e DVD homônimo gravado em 2008.

 

Do G1/BA

 

Faça o seu comentário

DRONE DO MONTORIL

Homem atira em vizinha por causa do barulho que o cachorro dela fazia

Publicado em: 26/02/2021

                                              Foto: Reprodução

 

Um homem atirou em sua vizinha após um discussão sobre o barulho que o cachorro dela fazia em um condomínio de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A mulher de 40 anos foi baleada na noite dessa quinta-feira (25).

Segundo a polícia, o homem reclamava dos latidos e dos arranhões que o cachorro dela dava na porta do apartamento vizinho. O síndico marcou uma reunião na garagem para resolver a situação, mas o morador chegou armado ao local e atirou na mulher. Um dos disparos acertou a perna dela.

Ela foi socorrida pela PM e deu entrada em um hospital da cidade. O síndico não se machucou. Depois de atirar, o suspeito fugiu a pé. De acordo com a PM, a vítima e o autor moram no último andar do prédio, um de frente para o outro.

O homem havia se mudado há seis meses para o apartamento. O suspeito ainda não foi localizado e a polícia segue na investigação sobre o possível paradeiro do homem.

 

Último Segundo – IG

 

Faça o seu comentário

BOLA PRODUÇÕES E EVENTOS

Desabafo dos Desportistas de João Câmara com o fechamento das Academias por 15 dias,

Publicado em: 26/02/2021

                                              Foto: Reprodução

 

Espaços esportivos da cidade, vem cumprindo com as normas estabelecidas pelas autoridades da cidade de João Câmara. 

Nós, desses espaços, Sempre estivemos à frente na organização para melhor atender a clientela baixaverdense e sempre mantivemos uma postura de respeito e neutralidade política. Hoje, 24/02, após 1 semana fechada, fizemos novos investimentos para a reorganização dos nossos espaços e assim submeter-nos a vistoria da vigilância sanitária. E como esperado, muitos foram os elogios ao nosso rigor em cumprimento aos protocolos. Portanto, estávamos certos de que já abriríamos!!!Todavia, somos surpreendidos com esse prazo elástico e descabido de 15 dias. 

Assim, começamos a questionar: é represália política? Se sim, por que razão, se somos parceiros da nossa cidade? Se não, por que a proibição sem nexo?

Não entendemos a variação de critérios para a abertura de cada setor. Bares, restaurantes, supermercados, lojas em geral (material de construção, vestuário, brinquedos, armarinhos, eletrônicos, etc.) todos abertos sem serem, necessariamente, atividades essenciais. E abertos sem o rigor das fiscalizações e controle de pessoas.

As aglomerações que ocorrem em filas de bancos, lotéricas, supermercados, feira livre e, pasmem, até em enterros de pessoas mortas por covid-19, aonde muitas pessoas não usavam máscaras, ocorrem com frequência em nossa cidade.

Em Natal, as academias já fazem parte das atividades essenciais, visto que as inúmeras pesquisas científicas só defendem que esse setor só traz benefícios à saúde, além de aumentar a imunidade junto ao covid-19.

Nossa vizinha cidade, Bento Fernandes, não fechará esses setores (academias e arenas esportivas), pois proporcionam saúde e bem estar à população.

Mas, nós temos que engolir goela abaixo, decisões muitas vezes arbitrárias, injustas e, porque não dizer, errôneas.

Investimos pesado para um retorno que, com certeza, trará segurança para todos os alunos. Criamos expectativas junto aos gestores, mas a injustiça com o nosso setor aumenta e muito, e essa mesma injustiça, em si tratando de João Câmara, é demasiadamente desenfreada.

Investir em João Câmara tem sido uma tarefa desanimadora... e a Repensaremos!

E estamos aqui em nome das centenas de famílias que atendemos e por isso as representamos!

Nós, Educadores Físicos, pequenos e micros empresários, perdemos!

As famílias parceiras perdem!

E a gestão política da cidade também perde alguns aliados.

 

Por Emerson Bruno Antas

 

 

Faça o seu comentário

Academia Boa Forma

Homem atira em vizinha por causa do barulho que o cachorro dela fazia

Publicado em: 26/02/2021

                                           Foto: Reprodução

 

Um homem atirou em sua vizinha após um discussão sobre o barulho que o cachorro dela fazia em um condomínio de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A mulher de 40 anos foi baleada na noite dessa quinta-feira (25).

Segundo a polícia, o homem reclamava dos latidos e dos arranhões que o cachorro dela dava na porta do apartamento vizinho. O síndico marcou uma reunião na garagem para resolver a situação, mas o morador chegou armado ao local e atirou na mulher. Um dos disparos acertou a perna dela.

Ela foi socorrida pela PM e deu entrada em um hospital da cidade. O síndico não se machucou. Depois de atirar, o suspeito fugiu a pé. De acordo com a PM, a vítima e o autor moram no último andar do prédio, um de frente para o outro.

O homem havia se mudado há seis meses para o apartamento. O suspeito ainda não foi localizado e a polícia segue na investigação sobre o possível paradeiro do homem.

 

Último Segundo – IG

 

Faça o seu comentário

Adriano Móveis

Vacinação para idosos de 90 anos continua nesta sexta em Natal

Publicado em: 26/02/2021

                                                                         Foto: Divulgação/SMS

 

Os idosos de 90 anos e mais, residentes em Natal que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, podem ser encaminhados até sexta-feira (26) a um dos três drive-thrus de vacinação instalados pela Prefeitura de Natal no Palácio dos Esportes (zona Leste), shopping Via Direta (zona Sul) e Ginásio Nélio Dias (zona Norte). Os dois últimos contam com sala de vacinação para pedestres. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

Além dos drives, cinco salas de vacinação estão em funcionamento com horário ampliado das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h, na UBS São João, UBS Nazaré, UBS Pajuçara, UBS Candelária e USF Vale Dourado.

A vacinação deste grupo prioritário teve início na última segunda-feira (22) e nesta fase as vacinas que estão sendo aplicadas são da Coronavac. Este imunobiológico tem intervalo de aplicação entre doses de 14 a 28 dias.

Para se vacinar, o idoso deve apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.

 

Faça o seu comentário

Consultório Odontológico de Dra Vescia Lima

Ministro Pazuello garante apoio à governadora para a expansão de leitos de UTIs Covid no RN

Publicado em: 26/02/2021

                                         Fotos: Fabiano Trindade

 

Fátima Bezerra renovou a necessidade de inclusão dos professores entre as etapas iniciais dos grupos prioritários; pleito será atendido e a vacinação dos profissionais da educação será antecipada.

A governadora Fátima Bezerra se reuniu na noite desta quinta-feira (25) com o ministro Eduardo Pazuello e solicitou o apoio do Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos de UTIs/Covid e também para o custeio de leitos críticos em funcionamento e os que serão habilitados nos próximos dias.

Ela obteve a garantia, pelo ministro, do envio de ventiladores mecânicos e monitores, ambos já disponíveis no Ministério da Saúde. Pazuello assegurou ainda, quanto às bombas de infusão solicitadas pela governadora, que envidará esforços para aquisição e envio ao Rio Grande do Norte.

“Renovo aqui, também, o pedido para agilização do envio das vacinas. A situação é muito crítica. Sabemos que a ampliação de leitos é importante e imperativa neste momento, mas não é suficiente para o enfrentamento da doença”, enfatizou a governadora Fátima ao ministro.

Quanto ao aporte adicional de recursos para garantir financiamento das estruturas existentes e as que serão viabilizadas para o enfrentamento à Covid, o ministro se mostrou sensível ao pleito e adiantou que o assunto está em pauta junto ao Congresso Nacional. “Viabilizaremos esse aporte, provavelmente, através de emenda ao orçamento da União, daí a importância dessa discussão junto ao Congresso e com a participação do Fórum dos Governadores”, destacou Pazuello.

VACINAS

Ao fazer um apelo no sentido de que o Ministério da Saúde dê mais celeridade no envio de vacinas aos estados, a governadora Fátima Bezerra renovou a necessidade de inclusão dos professores entre as etapas iniciais dos grupos prioritários, dada a importância desses profissionais para a retomada do ensino público em todo o Brasil. Em janeiro passado, ela já havia encaminhado carta ao presidente da República solicitando a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários de vacinação.

O ministro adiantou que o pleito será atendido e que a vacinação dos profissionais da educação será antecipada. “Estamos trabalhando com a possibilidade de incluir esses profissionais no mês de março, a depender da confirmação de entrega por nossos fornecedores das doses contratadas”, respondeu ele.

A governadora agradeceu ao ministro pela audiência e disse que, diante da gravidade da pandemia no estado, é imperioso o envio desses equipamentos ao Rio Grande do Norte o mais urgente possível.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Saúde Pública do Estado, Cipriano Maia; a subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho; e a assessora jurídica do Gabinete Civil, Luciana Daltro.

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

Globo testa participantes do ‘BBB21’ para Covid-19

Publicado em: 26/02/2021

O público ficou preocupado com alguns sintomas dos participantes na casa do “BBB21”. Como Caio disse que não estava sentindo gosto da comida esta semana, os fãs do programa e a emissora se preocuparam, já que este é um dos principais sintomas da Covid-19. Porém, o próprio participante considerou que a perda do paladar poderia ter acontecido por conta da quantidade de remédios que ele está tomando para tratar a fratura que ele sofreu no pé.

Outro caso foi o de Carla Diaz, que também relatou não estar sentindo o gosto da comida normalmente.

Na última quarta, a Globo testou todos os participantes da casa e comunicou que os resultados foram negativos.

Leia a íntegra do comunicado.

“Por precaução e seguindo o protocolo de segurança, todos foram testados na manhã de quarta-feira, algo que já aconteceu anteriormente e pode se repetir, garantindo que a rotina de cuidados e protocolos preventivos ao Covid-19 sejam respeitados. Todos os resultados apontaram que os participantes negativaram para a presença de Covid-19. Lembramos que os brothers seguem sendo acompanhados pela equipe médica do programa durante todo o confinamento”.

 

Com informações do Extra

GRANDE PONTO

 

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Em Natal, paciente em estado grave vai à Justiça, consegue decisão inédita e tem acesso a remédio experimental para Covid-19

Publicado em: 26/02/2021

Uma juíza de Natal proferiu uma decisão inédita no último fim de semana e obrigou um plano de saúde da capital potiguar a fornecer para um paciente de 41 anos um medicamento que tem sido apontado em estudos como eficaz no tratamento de casos extremamente graves de Covid-19. Cada dose do remédio custa mais de R$ 6,7 mil, e o paciente precisa usar o remédio por cinco dias.

A decisão, da juíza Eveline Guedes Lima, do 11º Juizado Especial Cível, já foi cumprida, e o remédio tem sido aplicado no paciente. O Agora RN apurou que, após receber as primeiras doses, ele tem tido melhora importante no quadro de saúde, mas ainda segue internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Segundo a advogada Tatiana de Lima Correa, autora do pedido acatado pela Justiça, o paciente foi diagnosticado com a nova cepa do coronavírus, que tem levado à hospitalização nas últimas semanas pacientes fora do tradicional grupo de risco para a Covid-19. O cliente dela é Alan Gomes Cardim, que tem 41 anos, pratica atividades físicas frequentemente e não tem comorbidades. Ele está internado com mais de 50% dos pulmões comprometidos.

A família decidiu ir à Justiça após o plano de saúde negar o fornecimento do medicamento Tocilizumab por não haver comprovação científica de que serve para o coronavírus.

O anti-inflamatório injetável é usado historicamente no tratamento de artrite reumatoide, mas tem reduzido o risco de morte em pacientes graves de Covid-19, segundo estudos preliminares realizados na Europa.

Diante do quadro grave, o médico de Alan Gomes prescreveu o remédio para uso por cinco dias. Com a negativa do plano de saúde, a família comprou a primeira dose por R$ 6.772,00. Instantaneamente, o paciente teve uma melhora no quadro. As demais doses, após a ordem da Justiça, foram autorizadas pelo plano e estão sendo aplicadas gradativamente, segundo orientação médica.

“Esse medicamento não é para Covid, foi isso que o plano alegou. Mas existem estudos apontando que o medicamento ameniza os quadros graves. Trata-se de um paciente muito grave. A família acabou pagando a primeira dose porque o plano negou. Mas, no domingo, o plano autorizou. Ele melhorou consideravelmente”, diz a advogada, ao Agora RN.

O que decidiu a juíza

Em sua decisão, a juíza Eveline Guedes destacou que a Lei dos Planos de Saúde obriga as empresas a ofertar medicamentos e procedimentos necessários e demais recomendações médicas de emergência e urgência, cuja não realização possa acarretar risco de morte ou lesão irreparável, independente do prazo de carência estipulado contratualmente. Ela enfatizou que há prescrição médica para o uso de Tocilizumab.

O eventual descumprimento da decisão poderia levar ao pagamento de multa de até R$ 50 mil, sob pena de posterior apuração de responsabilidade, se a omissão ou descumprimento acarretasse prejuízo ou risco de morte ao paciente.

 

AGORA RN

 

 

Faça o seu comentário

Ótica Venâncio

Com piora da pandemia, Hospital dos Pescadores vai atender só casos de Covid e ganhará 10 leitos de UTI

Publicado em: 26/02/2021

Diante do aumento no número de casos graves de Covid-19, a Prefeitura do Natal decidiu nesta quinta-feira (25) instalar mais um hospital de referência para tratamento da doença. A previsão é que, a partir deste sábado (27), o Hospital dos Pescadores, localizado nas Rocas, bairro da Zona Leste, também comece a receber pacientes com o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, George Antunes, em entrevista ao programa “12 em Ponto”, da 98 FM.

Segundo ele, entre quinta (25) e sábado (27), os pacientes internados atualmente no Hospital dos Pescadores (por outras doenças, não Covid-19) serão transferidos para duas clínicas particulares que fecharam convênio com a prefeitura. Com isso, a unidade ficará exclusiva para receber casos de coronavírus.

Inicialmente, a nova unidade de acolhimento terá apenas leitos clínicos. Porém, a expectativa é que, até o fim da próxima semana, 10 leitos de terapia intensiva (UTI) também sejam instalados no local. Equipamentos para montagem dos leitos já foram encomendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

George Antunes também anunciou que já entraram em funcionamento 15 novos leitos de UTI no Hospital Municipal de Campanha – que agora tem, ao todo, 35 leitos críticos para pacientes com Covid-19. Outros 5 deverão ser abertos até o fim da próxima semana, totalizando 40 só naquele hospital.

O secretário de Saúde afirmou que a situação da pandemia tem se agravado por causa do desrespeito da população às medidas preventivas.

“A população precisa entender qual é o seu papel nisso tudo. Podemos dividir a responsabilidade dessa situação em 20% para o poder público, seja municipal, estadual ou federal, e 80% para a população. A situação estava controlada, tanto no interior quanto na capital. Das eleições para cá, o que vimos foi um afronte, uma desmoralização do poder público e atentado à saúde pública”, enfatizou George Antunes.

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE – UTIs

Hospital de Campanha: 35 funcionando + 5 até próxima semana

Hospital dos Pescadores: 10 até próxima semana

 

AGORA RN

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia