Casa Durval Paiva lança série “PodSer Câncer” com personalidades nacionais para conscientização sobre diagnóstico precoce
28/01/2026


A Casa Durval Paiva lançou, no dia 26 de janeiro, a nova fase do projeto “PodSer Câncer”, uma série de conteúdos digitais que reúne personalidades nacionais para abordar, de forma acessível e humanizada, a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Apresentada por Fernando Campos, a iniciativa ganha um formato mais dinâmico e conectado às redes sociais.
Com convidados como atores, influenciadores, atletas e profissionais de saúde, o PodSer Câncer promove conversas leves, informativas e acolhedoras sobre sinais, sintomas e orientações relacionadas aos principais tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes, contribuindo para a conscientização da sociedade e a disseminação de informação qualificada.
O episódio de estreia contou com a participação do ator Carmo Dalla Vecchia, que abordou o tema Leucemia, reforçando a importância da atenção aos primeiros sinais da doença. Entre os próximos convidados confirmados estão a atriz Bárbara Borges e os médicos e ex-BBBs Amanda Meirelles e Fred Nicácio, ampliando o alcance do debate sobre saúde e prevenção.
Os episódios estão disponíveis nas redes sociais da Casa Durval Paiva (instagram.com/casadurvalpaiva), de Fernando Campos (instagram.com/fernandocampos) e dos convidados de cada edição, fortalecendo a corrente de conscientização e o engajamento do público.
Com 31 anos de atuação, a Casa Durval Paiva desenvolve ações voltadas à assistência social, educacional e de saúde, oferecendo suporte integral a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como às suas famílias.
Acompanhe os episódios, compartilhe e seja parte dessa causa. Informação também salva vidas.
Essa publicação é um oferecimento
Ivete Sangalo é denunciada ao Ministério Público por dançar ‘Vampirinha’ com criança
28/01/2026

Foto: Reprodução
Ivete Sangalo foi denunciada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) após uma criança subir ao palco durante um show da artista para dançar e cantar a música “Vampirinha”, aposta da cantora para o Carnaval deste ano. As informações foram apuradas pela TV Bahia.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver a criança cantar e dançar a faixa com a artista. Não há informações sobre o local em que a situação ocorreu.
Procurada pelo g1, a assessoria de Ivete Sangalo informou que não iria se pronunciar.
Por meio de nota, o Ministério Público do Estado da Bahia informou que apura quaisquer questões relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes.
Do g1/BA
Essa publicação é um oferecimento
“Nunca recebi ou pedi qualquer tipo de vantagem ou valor”, diz prefeito de Mossoró sobre suposta propina em contrato de saúde
28/01/2026

Em entrevista à rádio 96 FM, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), negou nesta quarta-feira 28 que tenha recebido propina de empresários, um dia depois de a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Mederi, em que o gestor é apontado como integrante de um esquema de desvio de recursos da saúde.
“Eu nunca recebi, pedi qualquer tipo de vantagem, qualquer tipo de valor. Nunca tive qualquer tipo de diálogo com essas pessoas envolvendo esse tipo de recurso, de contrato, de benefício pessoal dentro da Prefeitura de Mossoró. Nunca solicitei para que ninguém ligado a mim fosse ter esse tipo de contato, esse tipo de conversa. E reafirmo aqui, para o povo do estado do Rio Grande do Norte, que não tenho nenhum tipo de envolvimento em nenhuma dessas práticas”, afirmou Allyson, em entrevista à rádio 96 FM.
A fala de Allyson ocorre após virem à torna interceptações realizadas pela PF no âmbito da Operação Mederi. Nas gravações ambientais realizadas, sócios de uma distribuidora de medicamentos aparecem discutindo a possível distribuição de propina para diversos agentes – entre eles, o prefeito de Mossoró.
Em uma das conversas captadas pelos investigadores, sócios da empresa Dismed afirmam que Allyson Bezerra teria acesso a um repasse de R$ 60 mil, equivalente a 15% de um contrato de R$ 400 mil. A distribuição do recurso foi batizada pelos próprios sócios de “Matemática de Mossoró”.
Segundo Allyson, “a Justiça comprovará no tempo certo” que ele não tem relação com ilícitos. “Às 9h40 da manhã, nós apresentamos toda a documentação que foi solicitada pela Polícia Federal no dia de ontem, antes do prazo que foi solicitado”, declarou o prefeito de Mossoró.
O gestor falou, ainda, que Mossoró utiliza desde 2023 o sistema Hórus, do Governo Federal, que serve como controle do estoque de medicamentos no setor público, sob gestão da Controladoria-Geral do Município. Ele destacou que a utilização do sistema dá transparência às compras públicas de Mossoró. “A matemática de Mossoró na minha gestão é esta: transparência”, enfatizou.
Portal Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal de João Câmara retoma sessões ordinárias na segunda-feira, 02 de fevereiro
28/01/2026

A Câmara Municipal de João Câmara comunica à população camarense que, na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, às 14h, em horário regimental, será realizada a Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano em curso, ocasião em que será realizada a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo, pela Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal.
Essa publicação é um oferecimento
Partidos emitem nota de apoio ao prefeito de Mossoró em investigação sobre fraudes na saúde do RN
28/01/2026

Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) divulgaram uma nota de solidariedade ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, diante de uma investigação do suposto esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações da área da saúde.
Na terça (28), foi realizada uma operação da Polícia Federal envolvendo oito prefeituras do RN. Allyson foi um dos alvos.
Em nota divulgada após a deflagração da operação, o prefeito negou qualquer irregularidade em sua conduta.
Confira a nota na íntegra:
Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vêm a público manifestar solidariedade e apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, diante de investigação que envolve gestores de diversos municípios.
Reafirmamos nossa confiança na postura do prefeito Allyson, que tem pautado sua gestão pelo compromisso com a transparência, pelo respeito às instituições e pela responsabilidade com a coisa pública.
Seguimos ao lado de Allyson Bezerra, com a certeza de que todos os fatos serão devidamente apurados, com absoluto respeito ao devido processo legal, ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência, princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.
A verdade prevalecerá.
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal de Jandaíra se prepara para retorno das sessões ordinárias
28/01/2026

A Câmara Municipal de Jandaíra está em período de recesso parlamentar e já se preparando para o retorno das Sessões Ordinárias.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das próximas atividades.
Essa publicação é um oferecimento
Síndico confessa morte da corretora que estava desaparecida e indica local onde corpo foi deixado
28/01/2026

O síndico do condomínio onde a corretora Daiane Alves de Souza, de 43 anos, desapareceu confessou o homicídio e levou a polícia até o local onde abandonou o corpo. Cleber Rosa de Oliveira, de 49 anos, foi preso na madrugada desta quarta-feira (28), em Caldas Novas, no sul de Goiás.
Cleber afirmou que matou Daiane após uma discussão no dia do desaparecimento, em (17), e disse ter agido sozinho. Imagens de câmeras mostram o síndico saindo do condomínio com a picape por volta das 20h, versão que contradiz o depoimento inicial.
De acordo com o delegado Pedromar Augusto de Souza, o filho do suspeito, Maykon Douglas de Oliveira, também foi preso por possível participação no crime. O porteiro do prédio foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos.
O corpo de Daiane foi deixado a cerca de 15 quilômetros da cidade, às margens da GO-213, em uma área de mata e barranco. O Corpo de Bombeiros atua na retirada dos restos mortais.
A investigação aponta histórico de conflitos entre os dois, com registros de ameaças e perseguições entre novembro de 2024 e novembro de 2025, segundo o Ministério Público de Goiás.
Essa publicação é um oferecimento
Aniversariante do Dia: Meu Pai José Araújo
28/01/2026

Aniversariante do dia, meu pai, José Araújo, 89 anos de idade (Foto: arquivo familiar)
Parabéns, meu pai José Araújo!
Hoje comemoramos 89 anos de uma vida cheia de histórias, ensinamentos e amor.
Sua presença é um presente para todos nós.
Que este novo ano venha com muita saúde, serenidade e carinho ao seu redor.
Te amo pai, do filho amigo sempre: Marco Montoril
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal de Jandaíra retomará Sessões Ordinárias
28/01/2026
Ver essa foto no Instagram
Foto: reprodução Instagram
A Câmara Municipal de Jandaíra encontra-se em período de recesso parlamentar e já está se preparando para o retorno das Sessões Ordinárias.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das próximas atividades e ações do Legislativo Municipal.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Kelps Lima se solidariza com Allyson Bezerra e diz que “já teve muito investigado que depois foi inocentado”
28/01/2026
Ver essa foto no Instagram
O ex-deputado estadual Kelps Lima se manifestou em apoio ao prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, um dia após operação realizada pela Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão contra Allyson.
Em vídeo publicado no Instagram, Kelps afirmou ser amigo de Allyson e por isso disse que não podia deixar de se posicionar e lembrou que o prefeito de Mossoró não foi afastado do cargo e nem sofreu ação de cerceamento de liberdade.
“Quantas vezes nós já vimos casos de pessoas que tiveram a imagem manchada antes do devido processo legal e, ao final, foram absolvidas?”, questionou Kelps.
BG
Essa publicação é um oferecimento
Grávida de 7 meses perde o bebê, a mãe e filho de 7 anos em acidente de carro no interior do RN
28/01/2026

Foto: Cardoso Silva
Uma mulher grávida de 7 meses perdeu o bebê, a mãe e o filho de 7 anos de idade em um acidente de carro na RN-288, em Acari, nesta terça-feira (27).
De acordo com o delegado Roney Nóbrega, seis pessoas estavam no veículo que caiu em um barranco e capotou várias vezes. O carro era conduzido pelo cunhado da grávida.
“Fazendo uma análise preliminar do cenário, tudo indica que ele teria perdido o controle do veículo, subido parte do acostamento, resultando nessa queda da barreira”, disse.
As vítimas foram identificadas como:
Kauan Nycolas Andrade Dantas, de 7 anos
Maria Elizângela Andrade, de 47 anos, avó de Kauan.
A mãe de Kauan estava grávida de sete meses. Ela sofreu uma fratura na pélvis e no antebraço e perdeu o bebê.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista do carro foi levado para o hospital de Acari e, em seguida, transferido para o hospital de Cruzeta para atendimento médico.
A família seguia no sentido Cruzeta após visitar parentes em Acari.
G1RN
Essa publicação é um oferecimento
RN registra chuvas de até 36,7mm nas últimas 24h
28/01/2026

Foto: Adriano Abreu
O boletim pluviométrico diário divulgado às 9h desta quarta-feira (28) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta a ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado entre as 7h da terça-feira (27) e as 7h desta quarta (28), com os maiores volumes concentrados no Oeste potiguar. No período analisado, Ipanguaçu liderou os registros de precipitação, com 36,7 milímetros, seguido por Rodolfo Fernandes, com 26 mm, e Ceará-Mirim onde choveu 21,8 mm.
Além de Ipanguaçu e Rodolfo Fernandes, ainda na região Oeste, também foram observados acumulados significativos em Triunfo Potiguar (17 mm), Itaú (15 mm), Alto do Rodrigues (13,9 mm) e Campo Grande (8,4 mm). Em Mossoró, os pluviômetros registraram volumes de até 5,5 mm. Apesar disso, a maior parte dos municípios do Oeste apresentou baixos índices ou ausência de chuva no intervalo monitorado, como Olho d’Água do Borges e Jucurutu.
No Leste potiguar, o maior volume foi registrado em Ceará-Mirim, com 21,8 mm. Em Pureza, choveu 4,8 mm, enquanto Parnamirim teve acumulados de 3,9 mm. Em Natal, a precipitação registrada foi de 1,3 mm, e em São Gonçalo do Amarante, 1 mm. Outros municípios da região tiveram volumes inferiores a 1 mm ou não registraram chuva.
Essa publicação é um oferecimento
Homem é preso vendendo drogas em estacionamento de supermercado na zona Norte de Natal
28/01/2026

Foto: Divulgação
Polícias militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC), por meio da 1ª Companhia do 4º BPM, prenderam um homem de 26 anos por tráfico de drogas no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, na terça-feira (28).
A equipe realizava patrulhamento quando recebeu denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando entorpecentes no local. De imediato, os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde visualizaram um suspeito com as características repassadas, sentado em uma motocicleta Yamaha/MT-03.
Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados no interior da mochila do suspeito os seguintes materiais:
* Dois aparelhos celulares
* Um notebook
* Uma porção de substância esverdeada, análoga à maconha
* Um pacote contendo pó branco, semelhante à cocaína
* quatro envelopes tipo zip-lock com substância em cristais de coloração marrom, não identificada
* Um frasco de clonazepam (20 ml)
* Um frasco de óleo essencial
* Uma substância análoga a LSD
O suspeito informou que teria recebido o material no bairro de Mãe Luiza e que realizaria um “repasse” no local da abordagem.
Diante dos fatos, o homem e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN confirma cassação de prefeito e vice de Itaú; município terá governo interino
28/01/2026

Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) confirmou, nesta terça-feira (27), a cassação do prefeito de Itaú, André Júnior, e do vice, Paulinho de Enoque. Por decisão unânime, a Corte rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa, mantendo a perda imediata dos mandatos por irregularidades graves na eleição.
O relator do caso, juiz Daniel Maia, apontou que houve abuso de poder e condutas proibidas durante o pleito, justificando a medida extrema. Com a decisão unânime, a sentença se torna definitiva no estado e será cumprida nos próximos dias.
Com a confirmação da cassação, André Júnior e Paulinho de Enoque devem se afastar imediatamente da prefeitura. A Câmara Municipal de Itaú será oficialmente notificada pelo TRE-RN e assumirá o comando do município de forma provisória, garantindo a continuidade dos serviços básicos da cidade.
Governo interino
O presidente da Câmara terá a responsabilidade de conduzir a administração municipal até a realização de uma eleição suplementar, que será convocada pela Justiça Eleitoral para escolher os novos representantes.
Defesa pode recorrer ao TSE
A defesa do prefeito e do vice deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, buscando uma liminar para suspender o afastamento. O objetivo é permitir que os dois retornem temporariamente aos cargos enquanto o caso é analisado na instância máxima, embora especialistas alertem que liminares em situações como essa são raras.
O TRE-RN reforça que a decisão sobre a cassação é definitiva no estado e deve ser cumprida integralmente até que o TSE se pronuncie. O processo reforça a atuação da Justiça Eleitoral na fiscalização das eleições e na punição de irregularidades que comprometam a lisura do pleito.
A população de Itaú agora se prepara para participar de uma nova eleição, definindo quem assumirá o comando da cidade e encerrando o período de instabilidade política.
Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Lula deve pedir que Trump não interfira nas eleições em encontro na Casa Branca; visita pode servir como “vacina” contra influência dos EUA
28/01/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve tentar garantir que as eleições de 2026 no Brasil não sejam alvo de interferências externas em um possível encontro com Donald Trump, previsto para março, na Casa Branca.
A avaliação no Palácio do Planalto nesta terça-feira (27) é que a visita tem peso estratégico no ano eleitoral e serviria para reduzir riscos de influência do entorno de Trump, incluindo aliados da direita brasileira e grandes empresas de tecnologia, no processo eleitoral brasileiro.
A visita de Lula a Donald Trump pode servir como uma “vacina” contra uma eventual interferência norte-americana na eleição presidencial deste ano, na avaliação do Palácio do Planalto.
O encontro, segundo auxiliares, é visto como uma oportunidade para Lula reforçar a Trump que é um interlocutor confiável, apesar das divergências, e destacar a transparência do processo eleitoral. Com isso, a expectativa é afastar tentativas de contaminação por parte de aliados da direita brasileira que orbitam o entorno do presidente dos Estados Unidos.
Na percepção de integrantes do governo brasileiro, embora a ofensiva do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do empresário Paulo Figueiredo tenha naufragado com a abertura do diálogo entre Lula e Trump, a direita deve seguir se mobilizando em busca de apoio externo na disputa pelo Planalto.
A informação é de Jussara Soares, da CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Especialista aponta risco de inelegibilidade para Ezequiel em eventual posse no Governo do RN
28/01/2026

Em entrevista ao programa Repórter 98, nesta terça-feira (27), o advogado Felipe Cortez avaliou os possíveis desdobramentos jurídicos e políticos caso o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira, assuma o Governo do Estado em um cenário de vacância simultânea da governadora e do vice-governador.
Segundo o especialista, a Constituição prevê que, ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do mandato, a Assembleia Legislativa deve realizar uma eleição indireta no prazo legal. Nesse contexto, Ezequiel, como presidente da Casa, poderia ser chamado a assumir o Executivo de forma temporária para conduzir o processo.
98FM Natal
Essa publicação é um oferecimento
Cão Orelha: caso quebra polarização entre esquerda e direita. Entenda
28/01/2026

A morte do cão comunitário Orelha, agredido a pauladas na Praia Brava, em Florianópolis (SC), tornou-se um raro ponto de convergência no debate público brasileiro. A brutalidade do crime e os desdobramentos da investigação provocaram indignação que está atravessando diferenças políticas. Em uma luta por justiça, o caso uniu esquerda e direita nas redes sociais.
O cachorro Orelha vivia havia cerca de dez anos na região e era cuidado por moradores e frequentadores do bairro. Encontrado agonizando no dia 15 de janeiro, o animal foi levado a um hospital veterinário, mas precisou ser submetido à eutanásia devido à gravidade dos ferimentos. Ao menos quatro adolescentes são apontados como suspeitos das agressões.
As investigações avançaram nesta semana, após uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a maus-tratos e coação no curso do processo. Além dos adolescentes, três adultos — familiares dos suspeitos — foram indiciados por coagir testemunhas. Dois dos jovens investigados estão nos Estados Unidos e devem prestar depoimento nos próximos dias.
Nas redes sociais, a reação ao caso rompeu a lógica da polarização. Parlamentares alinhados à direita adotaram um discurso de punição e responsabilização.
O deputado Kim Kataguiri (União-SP) pediu ajuda para localizar testemunhas e ampliar o alcance das denúncias. Já o parlamentar Mário Frias (PL-SP) associou o episódio ao debate sobre maioridade penal e afirmou que “chega de impunidade”, defendendo que crimes precisam ter consequências.
Via Metrópoles/ Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Essa publicação é um oferecimento
Fátima Bezerra comenta operação da Polícia Federal e da CGU que investiga prefeito de Mossoró e outros municípios do RN por suspeita de desvio de recursos públicos
28/01/2026

Em entrevista a Rádio Universitária da UFRN a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou nesta terça-feira (27) que acompanhou pela imprensa os desdobramentos da operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal, que investiga suspeitas de desvio de recursos públicos em municípios potiguares, incluindo Mossoró.
Fátima classificou as denúncias como “muito graves” e destacou que, ao longo de mais de 30 anos de vida pública, sempre pautou sua atuação pelo compromisso com a ética, a transparência, a honestidade e o espírito público. Segundo a governadora, as informações sobre a operação foram acompanhadas por meio da mídia local, regional e nacional
A governadora também ressaltou a importância do trabalho da Polícia Federal e dos órgãos de controle, defendendo que as investigações sejam conduzidas com independência e autonomia. Para ela, é fundamental que o processo investigativo avance com serenidade, seriedade, rigor e aprofundamento, sempre respeitando o devido processo legal e o direito de defesa das pessoas investigadas.
A governadora enfatizou que a sociedade espera que as investigações sejam levadas até o fim, sobretudo diante da gravidade das denúncias, que apontam para possível desvio de recursos públicos em uma área sensível como a saúde. “Desvio de recursos públicos deve ser considerado um ato criminoso, de qualquer natureza, ainda mais quando envolve a saúde”, afirmou.
A ação teve ampla repercussão nacional e resultou, entre outras medidas, na apreensão de objetos ligados à investigação que envolve o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação para desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e fraudes em processos de licitação de saúde no Rio Grande do Norte (RN).
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), está entre os alvos da operação. Ele nega qualquer irregularidade em sua conduta.
Além de Allyson, também foram alvo de mandados de busca da PF o vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, o prefeito de São Miguel, Leandro do Rego Lima (União), o Prefeito de Paraú, Júnior Evaristo (PP) e a chefe de gabinete de José da Penha, que é irmã do prefeito. A casa do irmão do prefeito de São Miguel também foi alvo de busca.
Com informações do Grupo Cidadão
Essa publicação é um oferecimento
”Candidatíssima ao Senado”, diz Fátima, e reafirma projeto no RN
28/01/2026

Em entrevista a Rádio Universitária da UFRN, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que é “candidatíssima ao Senado”. Governadora projeta disputa de 2026 como central para a democracia
Ao afirmar, sem rodeios, que é “candidatíssima ao Senado”, Fátima reafirma publicamente uma pré-candidatura que já vinha sendo construída, mas que ganha novo peso político diante do cenário de incertezas no Rio Grande do Norte e da disputa nacional de 2026.
Em declarações recentes, a chefe do Executivo potiguar insere seu projeto eleitoral em uma estratégia mais ampla, ancorada em três eixos: a defesa dos interesses do Estado, o compromisso com a democracia e a necessidade de fortalecer a governabilidade do presidente Lula em um Congresso marcado pela ofensiva da direita e da extrema direita.
“Isso aqui não é um projeto pessoal”, afirmou a governadora, ao sustentar que sua trajetória como servidora, parlamentar e gestora pública seria a base de legitimidade para a nova etapa.
Ao rememorar sua atuação no Senado e na Câmara, Fátima resgata marcos como a relatoria do novo Fundeb, a política de valorização dos profissionais da educação, a expansão da rede federal de ensino superior e técnico e, já no governo, a criação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional (IERNs) e o fortalecimento da interiorização universitária, com destaque para o campus de Ciências Médicas do Seridó e a perspectiva de implantação do Hospital Universitário em Caicó. Para ela, essa trajetória traduz um “mandato republicano”, voltado a políticas estruturantes e de longo prazo.

A governadora insere sua pré-candidatura em um contexto mais amplo: a disputa pelo Senado como arena decisiva da democracia brasileira. Na sua avaliação, a eleição de 2026 será ainda mais determinante que a de 2022, porque estará em jogo não apenas a continuidade de um governo, mas a consolidação do processo de reconstrução nacional e a proteção do Estado Democrático de Direito diante da ofensiva da extrema direita e de setores conservadores que buscam maioria no Congresso Nacional.
“É a Casa dos estados e, ao mesmo tempo, um espaço central para garantir governabilidade e estabilidade institucional”, afirmou, ao citar os ataques às instituições no 8 de janeiro e o histórico de confrontação à Constituição durante o governo Bolsonaro.
Para a governadora, a reeleição de Lula aparece como eixo estruturante. Fátima sustenta que o presidente precisa de uma base congressual sólida para avançar em um projeto de desenvolvimento que combine crescimento econômico, geração de emprego, ampliação da renda e universalização de políticas sociais. Sua eventual ida ao Senado, segundo ela, estaria diretamente vinculada a esse objetivo: ajudar a assegurar maioria parlamentar e condições políticas para que o Executivo federal consolide a reconstrução do país e evite retrocessos institucionais.
No plano estadual, a Fátima confirma a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, a governadora reafirma que o PT e a federação de esquerda trabalham para montar chapas competitivas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, conscientes de que a correlação de forças local e nacional será decisiva tanto para a transição no Executivo quanto para a disputa majoritária.
Fátima reconhece que a decisão de Walter de não disputar a reeleição e de rever compromissos anteriormente pactuados causou surpresa política, num cenário em que, inicialmente, estava desenhado que ele assumiria o governo e seria o candidato natural à continuidade. A governadora, contudo, faz questão de frisar que o diálogo institucional foi preservado e que os desdobramentos desse processo, inclusive a redefinição das alianças e da condução da transição, serão tratados com maior profundidade em outro momento.
Ao se colocar como “candidatíssima ao Senado”, Fátima Bezerra não apenas antecipa sua posição na corrida de 2026, mas delimita o sentido político dessa disputa: uma eleição que, em sua leitura, extrapola a lógica local e se insere na batalha nacional pela democracia, pela governabilidade e pela consolidação de um projeto de desenvolvimento com inclusão social. A afirmação, longe de ser retórica, sinaliza que o Rio Grande do Norte pretende ocupar um lugar estratégico no embate que definirá os rumos do país no próximo ciclo político.
Essa publicação é um oferecimento
Rio do Fogo em Ação: Cidadania, Cuidado e Oportunidades para a População
28/01/2026
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
O município de Rio do Fogo está recebendo o Projeto “Em Ação”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura Municipal, que leva cidadania, cuidado e novas oportunidades para a nossa população.
O primeiro dia do evento foi um grande sucesso, com uma ampla oferta de atendimentos à comunidade, incluindo consultas com diversos especialistas, realização de exames, cursos de capacitação, serviços de cidadania e atividades recreativas, beneficiando pessoas de todas as idades.
O projeto reforça o compromisso das instituições envolvidas com o bem-estar da população e com a promoção do acesso a serviços essenciais, aproximando ainda mais o poder público da comunidade.
O Projeto Em Ação está sendo realizado em Punaú, na Escola Municipal Ana de Paiva.
E amanhã tem mais!
Essa publicação é um oferecimento











































