Nota de falecimento pela perda da nossa irmã em Cristo, Micarla aos 34 anos.
20/12/2025

NOTA DE PESAR
A Igreja MIVID – João Câmara/RN, manifesta, com profundo pesar, o falecimento de nossa querida irmã Micarla, ocorrido neste sábado (20).
Serva fiel do Senhor, Micarla dedicou sua vida ao ministério do louvor, atuando como corista com amor, sensibilidade e compromisso. Sua voz e seu testemunho permanecerão vivos na memória de nossa igreja e no coração de todos que com ela louvaram a Deus.
Sua partida nos entristece, mas nos consola a certeza de que seu legado de serviço, comunhão e adoração sincera permanecerá entre nós.
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”
Salmos 23:1
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e irmãos em Cristo, orando para que o Espírito Santo conceda consolo, paz e esperança.
Igreja MIVID – João Câmara/RN
Diretoria e Ministérios
Informações sobre o velório e sepultamento:
Velório: Local, Rua Manoel Bezerra, Nº 65-Bairro São Francisco -João Câmara/RN.
Horário: às 18h
Sepultamento: Cemitério público municipal de João Câmara/RN.
Horário: 8h da manhã (Domingo-21/12/2025)
DO BLOG: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:7)
Nos despedimos de nossa irmã em Cristo, Micarla, com dor, mas com fé na vida eterna. Ela correu sua corrida com coragem e guardou a fé até o fim. Que o Senhor console nossos corações e nos dê a esperança de nos reencontrarmos um dia na Sua presença.
Por Marco Montoril
Essa publicação é um oferecimento
MPF recorre de decisão que absolveu potiguar acusado de matar namorado francês; Alexsandro voltou ao Rio Grande do Norte após a morte do namorado
20/12/2025

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte informou nesta sexta-feira (19) que recorreu da decisão que absolveu o brasileiro Alexsandro Nascimento da Silva, de 28 anos, acusado de matar o namorado, o francês Serge Albert Pierre Yves Claude, de 56 anos, na cidade de Lisboa, em Portugal, em 2019.
O julgamento ocorreu em Natal e durou três dias, terminando na sexta-feira passada (12), com a absolvição do réu de todas as acusações pelo júri. Alexsandro é potiguar e voltou ao Rio Grande do Norte após a morte do namorado.
O brasileiro era acusado dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado, que poderiam resultar em até 41 anos de prisão, caso fosse condenado
O caso chegou à justiça brasileira após o Ministério Público português solicitar cooperação jurídica internacional às autoridades brasileiras
O MPF informou em nota que recorreu da decisão “por entender que a decisão dos jurados foi proferida de forma manifestamente contrária à prova dos autos, pois o réu foi responsável pelo homicídio, ocultação de cadáver e furto dos bens pertencentes à vítima”.
“Portanto, será demonstrado perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região que a decisão deve ser anulada, levando o réu a novo julgamento perante o Tribunal do Júri”, citou a nota.

A defesa do réu informou que apresentará contrarrazões, uma resposta ao recurso, na qual alega que pela primeira vez “terá tempo e espaço suficientes para demonstrar de forma cabal que as provas existentes no processo indicam a impossibilidade de o acusado estar no local do crime no lapso temporal estimado pela acusação como da morte, como bem reconheceram os jurados ao absolver o réu”.
O MPF apontou ainda na nota emitida que que o Conselho de Sentença do Tribunal de Júri, que absolveu o acusado, é formado por sete cidadãos comuns sorteados para atuarem como jurados.
“No Júri Popular brasileiro, a decisão dos jurados é baseada na íntima convicção, não necessitando de fundamentação”, citou.
A nota foi assinada pelos procuradores da República Alexandre Schneider e Fernando Rocha.
A defesa do acusado respondeu que a decisão do Conselho de Sentença encontra “expresso amparo probatório nos autos, conforme reconhecido na própria sentença proferida.
“Não se trata, portanto, de decisão arbitrária, dissociada das provas ou fundada em mera conjectura, mas de veredicto compatível com o conjunto probatório produzido ao longo da instrução criminal”, citou.
A defesa citou na nota que os jurados decidem com base na íntima convicção a partir das provas submetidas ao contraditório em plenário.
“E, no caso concreto, as provas revelaram dúvidas relevantes e insuperáveis quanto à autoria e à dinâmica dos fatos, o que impõe, como consequência jurídica, a absolvição”, completou.
MPF rebate atuação a partir de ‘lógica racista e xenofóbica’
Durante o julgamento, a defesa do acusado sustentou que Alexsandro foi vítima de xenofobia e racismo, além de indicar que houve falhas graves na investigação conduzida em Portugal.
Segundo a defesa, a acusação não tinha prova direta da autoria do crime, e o GPS do celular da vítima teria indicado que ele estava em outro local na hora do assassinato (veja detalhes mais abaixo).
Em nota, o MPF citou que autou com base em provas colhidas pela polícia portuguesa e que “jamais encamparia qualquer persecução criminal se o acervo probatório não oferecesse elementos idôneos com relação à autoria delitiva”.
Além disso, o MPF disse na nota que “qualquer alegação de que a instituição pautou sua atuação a partir de uma lógica racista e xenofóbica deve ser veementemente rechaçada”.
No documento, o MPF defendeu ainda que é papel legítimo da defesa questionar a suficiência de provas em um processo criminal ou apontar eventuais falhas que entender presentes na investigação.
No entanto, isso deve ser feito, segundo o órgão, “sem por em xeque a idoneidade e a seriedade do trabalho desempenhado pelo MPF através de seus membros, especialmente quando tais alegações/acusações, de extrema gravidade, envolvem questões relevantes e que, inclusive, integram diretamente o escopo de atuação da instituição”.
O MPF apontou ainda que informações como a de que os dados do GPS do celular do acusado indicava que ele não estava na casa da vítima no momento da morte e de que a polícia portuguesa intencionalmente ignorou outros elementos de prova não eram condizentes com as provas angariadas durante a investigação.
Defesa diz que outras linhas de investigação foram ignoradas
Em relação ao racismo e à xenofobia, a defesa do réu citou que esses fatos foram suscitados em relação à condução do inquérito pela polícia portuguesa, que, segundo a defesa, deixou de aprofundar outras linhas de investigação.
A defesa citou que a polícia portuguesa deixou de intimar ou ouvir outros porteiros e colaboradores, ver as imagens de segurança do prédio e arredores e também ignorou “as últimas mensagens enviadas pela vítima à testemunha da acusação, que apontava que um terceiro estaria em sua residência, o qual sequer foi procurado pela polícia portuguesa”.
“Destaca-se, ainda, que nesta quinta-feira (18), ao julgar a ADPF 973, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por unanimidade, a existência do racismo estrutural no país, de modo que, ao apontar a influência dessa estrutura no caso julgado, não há qualquer acusação individual aos membros atuantes no processo, que buscaram o exercício de sua nobre função constitucional, a qual em muitos pontos converge com a atuação institucional da Defensoria Pública”, citou a defesa, em nota.
Quanto ao GPS do celular do acusado, foi alegado em plenário, segundo a defesa, com base nas provas existentes no processo, que o documento da quebra de sigilo telefônico do acusado continha a localização de cada vez que seu celular conectava à internet móvel ou realizava alguma ligação.
“Considerando que a perícia indica que o roteador da casa da vítima deixou de funcionar diversos dias antes do cometimento do crime, tal documento consegue demonstrar de forma bastante específica que a última vez que o acusado esteve na casa da vítima, esta ainda se encontrava viva”, relatou a defesa.
“A imprensa, todavia, simplificou tal informação com a expressão “GPS do celular”, não havendo influência da defesa no modo que os fatos foram noticiados”.
Defesa apontou xenofobia e falhas na investigação
Durante o julgamento, a defesa realizada pelo advogado dativo Rodrigo Galvão e pelos defensores públicos federais Eduardo Oiveira e Fernanda Evlaine sustentou que Alexsandro foi vítima de xenofobia e racismo, além de falhas graves na investigação conduzida em Portugal.
Fernanda Evlaine afirmou que a polícia portuguesa adotou uma linha única de investigação e descartou outros elementos relevantes durante as apurações policiais.
“Ele foi vítima de uma xenofobia, de um racismo. Um homem brasileiro, negro, pobre, que acabou se tornando o elo mais fraco da relação. A polícia fechou nele como suspeito e ignorou outras linhas de investigação”, disse a defensora.
Segundo a defesa, a acusação não tinha prova direta da autoria do crime. Dados de GPS do celular do acusado indicariam que ele não estava na casa da vítima no momento estimado da morte e outros elementos que não apontavam para Alexsandro teriam sido ignorados.
“Houve o que chamamos de ‘visão de túnel’, quando a polícia foca em um único suspeito e descarta tudo que não leva a ele”, explicou Fernanda Evlaine.
A defensora também destacou que o relógio Rolex citado na denúncia teria sido presente dado pela vítima ao então companheiro e vendido para custear a passagem de volta ao Brasil, quando a mãe de Alexsandro enfrentava um tratamento contra o câncer.
Réu diz que sofreu preconceito
Alexsandro afirmou que viveu anos de sofrimento por ser acusado de um crime que não cometeu.
Ele contou que trabalhava desde os 13 anos de idade e tinha ido para Portugal para tentar melhores condições de vida para a família, especialmente para a sua mãe, que já tinha diagnóstico de câncer de pulmão.
Na Europa, onde trabalhou como auxiliar de cozinha e de entregas, ele conheceu Serge Albert, com quem teve um relacionamento rápido.
“Foi um relacionamento de poucos meses. Mas mesmo depois, continuamos amigos. Por sermos estrangeiros, tínhamos um ao outro para conversar”, afirmou.
Segundo Alexsandro, o francês gostava de presenteá-lo, algumas vezes com presentes caros. Ele afirma que se arrepende de ter recebido alguns desses presentes, que o colocaram como suspeito do crime.
“Hoje me arrependo de ter aceitado, porque passei tudo isso por ter aceitado um presente muito caro, sabe? Ele era muito muito apaixonado por mim, querendo me agradar. Pensam que eu o queria por interesse, mas não”, diz.
Menos de um ano após chegar a Portugal, Alexsandro conta que deixou o país e voltou ao Brasil para acompanhar sua mãe, que havia recebido o diagnóstico de agravamento da doença, com metástase.
Ele só soube da morte do ex-namorado já no Brasil, quando a polícia portuguesa o procusou no imóvel que dividia com outras pessoas na Europa.
O jovem conta que sofreu preconceito no país europeu, por ser brasileiro, e acredita que essa foi uma das motivações de ter sido apontado como autor do crime.
“A gente é muito mal visto lá. Chamam brasileiro de enganador, de bandido. Teve lugar que eu evitava até falar que era brasileiro”, disse.
“Meu pai ficou sem comer, emagreceu muito. Ver minha foto na TV sendo chamado de assassino doeu demais”, lembrou.
A mãe dele morreu em 2020. Atualmente, Alexsandro trabalha como auxiliar de cozinha em um restaurante na ilha de Fernando de Noronha e pretende reconstruir a vida sem o peso da acusação.
Do g1/RN/ Fotos: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Chuvas deixam Dubai alagada; carros de luxo são destruídos
20/12/2025

Foto: Giuseppe Cacace/AFP
Fortes chuvas atingiram os Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira (19/12), deixando ruas alagadas e trânsito caótico em Dubai e Sharjah. Imagens impressionantes mostram veículos tentando atravessar vias submersas e moradores enfrentando dificuldades com o mau tempo.
Ver essa foto no Instagram
O Aeroporto de Dubai emitiu um alerta sobre possíveis atrasos e cancelamentos de voos devido às condições climáticas adversas. Diante da situação, o governo recomendou a adoção de trabalho remoto para o setor privado nas áreas afetadas e suspendeu eventos comunitários em Abu Dhabi.
O Tempo
Essa publicação é um oferecimento
Morre Lindomar Castilho aos 85 anos: Ao tirar a vida da minha mãe, também morreu em vida, diz filha do cantor; artista foi condenado por assassinar a esposa
20/12/2025

Morreu neste sábado (20) Lindomar Castilho, um dos nomes mais conhecidos da música brega no Brasil. Autor de sucessos como “Você É Doida Demais”, o cantor teve uma carreira marcada tanto pelo sucesso popular quanto por um crime que marcou sua trajetória artística: o assassinato da sua ex-mulher, a também cantora Eliane de Grammont.
Em 1981, Lindomar matou a tiros sua ex-mulher durante uma apresentação. Ele foi condenado a 12 anos de prisão, cumpriu parte da pena e deixou a cadeia na década de 1990. O artista invadiu o show da ex-esposa e a matou, enquanto ela cantava uma música de Chico Buarque no palco de um café em São Paulo.
A morte do cantor reacendeu a memória desse episódio por meio de um desabafo público de sua filha, Lili de Grammont, nas redes sociais. Em sua mensagem, ela relacionou o falecimento do pai à violência que marcou a história da família.
“Meu pai partiu. E, como qualquer ser humano, ele é finito. Foi alguém que se desviou pela vaidade e pelo narcisismo. Ao tirar a vida da minha mãe, também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino; morre uma família inteira.”
Em uma mensagem marcada pela emoção, Lili afirmou que se despede do pai com a consciência de que fez o que lhe foi possível, “com dor, sim, mas com todo o amor que aprendi a sentir e a expressar nesta vida”.
Ela também refletiu sobre a complexidade do perdão diante da tragédia familiar.
“Se eu perdoei? Essa resposta não é simples como um sim ou um não. Ela envolve todas as camadas das dores e das delícias de existir, de ser um ser complexo e em constante transformação”, escreveu.
Conhecido como o “Rei do Bolero”, Lindomar ganhou projeção nacional nos anos 1970, período em que se tornou um dos artistas que mais venderam discos no país, com músicas que dominaram as rádios e alcançaram grande público.
Apesar do crime, o cantor construiu uma carreira de sucesso na música brega, sendo a voz de clássicos como Você É Doida Demais, Minha mãe, minha heroína, Entre Tapas e Beijos, Muralhas da solidão e outros.
Lindomar Castilho foi casado com Eliane de Grammont entre 1979 e 1981, quem ele conheceu nos corredores da gravadora RCA, e os dois tiveram uma filha, Liliane, quem fez o anúncio da morte dele. O artista sempre se mostrou um homem possessivo e ciumento, o que se agravou ainda mais pelo alcoolismo. O casal passou a viver uma vida conturbada e ela chegou a pedir o desquite após agressões físicas.
Eliane cantava a música “João e Maria”, de Chico Buarque, exatamente nos versos “agora era fatal, que o faz de conta terminasse assim”, quando foi atingida pelos tiros. A motivação do crime foi o ciúme que sentia do violonista Carlos Randall, primo de Lindomar, que se apresentava com ela na noite paulistana. Ela morreu a caminho do hospital, aos 26 anos. O cantor tentou fugir, mas foi impedido pelas pessoas que estavam no local.

Assassinato da esposa
Eliane e Lindomar se conheceram no meio musical em 1977 e iniciaram um relacionamento que avançou rapidamente. Dois anos depois, o casal se casou, embalado por planos pessoais e profissionais que, à época, indicavam a construção de uma vida em comum.
Com o tempo, porém, a relação passou a ser marcada por controle, violência e brigas constantes. Cerca de 15 anos mais velho, Lindomar pressionou Eliane a se afastar da carreira artística, o que tornou a convivência insustentável.
Após aproximadamente um ano de casamento, ela decidiu encerrar a união — o que não foi bem aceito pelo músico.
E foi em 30 de março de 1981, ocorreu a tragédia. Enquanto Eliane se apresentava em um bar na zona sul de São Paulo, Lindomar entrou no local e a matou a tiros. A filha do casal, Lili, tinha menos de dois anos na época.
O crime chocou o Brasil e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica. Lindomar foi condenado a 12 anos de prisão, e o lema “Quem ama não mata” ganhou força.
Vida discreta
Após cumprir parte da pena, o cantor se afastou dos palcos e passou a viver de forma discreta, longe da mídia. Em 2012, em entrevista ao g1, disse se arrepender “todos os dias”.
“É um massacre isso. É lógico que eu me arrependo todos os dias. A gente comete coisas em momentos que está fora de si”, afirmou.
Atrás das grades, compôs um CD de inéditas — “Muralhas da solidão”, lançado em 1985 e um dos poucos em que assina a maioria das canções — e passou sete anos dando aulas de música e violão aos detentos.
Após cumprir parte da pena, Lindomar Castilho chegou a retomar a carreira musical por um período. Em 2000, lançou um álbum ao vivo, mas, com o tempo, voltou a se afastar da vida artística. Desde então, passou a viver de forma reservada em Goiás, longe da exposição pública.
Em entrevista à revista “Marie Claire”, em 2020, Lili De Grammont contou que, ao compreender as circunstâncias da morte da mãe, passou muitos anos afastada do pai.
Já na adolescência, quando Lindomar havia deixado a prisão, ela decidiu se reaproximar e resgatar parte do vínculo afetivo que existia entre os dois. Mas, segundo ela, a relação seguiu ao longo do tempo de forma distante, mas preservando o laço entre pai e filha.
CNN /G1/Fotos: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Homens encapuzados rendem vigia e rouba carne do Abatedouro Municipal de João Câmara na véspera da Feira Livre
20/12/2025

Foto: jandairanews
Quatro homens encapuzados renderam o vigia e roubaram a carne que seria comercializada na feira livre de João Câmaera. O assalto ocorreu na noite de sexta-feira (19) .
Segundo informações, por volta das 22h40, quatro criminosos encapuzados invadiram o local, aproveitando-se de uma obra nos muros e da escuridão nos fundos. O alvo imediato foi o vigia de 51 anos, que foi brutalmente rendido.
Enquanto o vigia estava imobilizado, o bando operou rápido. Utilizando possivelmente um caminhão tipo baú, eles levaram a carne avaliada em cerca de R# 30 mil.
Antes de fugir, um dos criminosos ainda destruiu uma câmera de segurança interna para dificultar a identificação. O vigia só conseguiu pedir socorro após se soltar parcialmente e correr até sua casa, onde sua esposa cortou as amarras das mãos.
A prefeitura publicou Nota informando o corrido e solicitando apoio da população para que possa chegar até os criminosos.
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Prefeita Rita participa de almoço com Presidente Global da CPFL e anuncia novidades para Parazinho
20/12/2025
A prefeita de Parazinho, Rita, participou de um almoço institucional com o presidente global da CPFL, Sun Peng, que veio diretamente da China ao Brasil acompanhado por uma comitiva da empresa. O encontro correu em João Câmara, em momento de confraternização da empresa, a prefeita que recebeu o convite do relações institucionais da empresa, o senhor Sebastião. O momento reforça o diálogo e a parceria entre o município e um dos maiores grupos do setor de energia do mundo.
Durante a passagem da comitiva pelo Brasil, a CPFL confirmou a intenção de ampliar investimentos na região do Mato Grande, no Rio Grande do Norte. Parazinho está oficialmente incluída na rota estratégica de investimentos, o que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da infraestrutura local.
Na ocasião, o presidente global da CPFL, Sun Peng, agradeceu à prefeita Rita pela receptividade e pela criação de um ambiente favorável aos investimentos. Segundo ele, a postura colaborativa da gestão municipal e a segurança institucional são fatores decisivos para a atração de novos projetos.
A prefeita destacou que o encontro é mais um passo importante para o futuro de Parazinho e adiantou que boas novidades estão a caminho, reafirmando o compromisso da gestão em trabalhar para o crescimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Provas derrubam acusação de Eliabe contra Brisa, e vereador pode responder por denunciação caluniosa
20/12/2025

Foto: Franciso de Assis/CMN
Novos desdobramentos fragilizam a acusação feita pelo vereador Subtenente Eliabe (PL) contra a vereadora Brisa Bracchi (PT), apontada por ele como autora de uma agressão em Tibau do Sul no último dia 5. A denúncia, apresentada no plenário da Câmara de Natal com base em um boletim de ocorrência, pode agora se voltar contra o próprio parlamentar, que pode responder por denunciação caluniosa caso fique comprovado que agiu para imputar falsamente um crime à colega.
Brisa apresentou documentos que mostram que ela esteve em Natal durante todo o dia: pela manhã, participou de sessão na Câmara; à tarde, esteve em reunião com o secretário municipal de Turismo; e ainda abasteceu o carro em um posto da capital às 14h58. A vereadora registrou um boletim de ocorrência contra Raquel de Carvalho Silva, autora do BO inicial, e afirma que Eliabe incentivou a falsa acusação.
A apuração do repórter Emerson Medeiros, da rádio Clube FM, aponta que a briga em Tibau do Sul realmente aconteceu, mas entre outras duas mulheres, uma delas chamada Alice, que teria semelhança física com Brisa. Ainda segundo Medeiros, a verdadeira agressora está viajando, mas deve prestar depoimento à Polícia Civil. A confusão teria começado após provocações de Raquel à mãe da vereadora, que atua na gestão de uma biblioteca social na cidade.
Brisa afirma que a denúncia é parte de uma perseguição política e disse que adotará todas as medidas legais. A parlamentar chamou Eliabe de “mentiroso e calunioso” no plenário e prometeu acioná-lo na Justiça. Se confirmado que o vereador ajudou a sustentar a acusação sem provas, ele pode responder criminalmente por denunciação caluniosa ou falsa comunicação de crime.
Com informações do Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Farmácia fiscaliza UPA após jovem ter parada cardíaca por erro de medicação em Natal
20/12/2025

Foto: Divulgação/Sindsaúde
O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma fiscalização na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, onde uma jovem de 19 anos sofreu parada cardíaca após receber um medicamento diferente do que havia sido prescrito. O caso segue sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo o presidente do CRF, Joselito Rangel, a paciente deveria ter recebido Succinato de Hidrocortisona (100mg), mas foi medicada com Succinil Colin (cloridrato de suxametonio), também 100mg. A informação foi confirmada ao Conselho pela responsável técnica da farmácia da unidade. Rangel afirma que ainda não é possível identificar em qual etapa ocorreu o erro.
O cloridrato de suxametonio é um bloqueador neuromuscular de uso restrito, enquanto o succinato de hidrocortisona é um corticoide indicado para controle inflamatório e reações alérgicas. A jovem havia procurado atendimento na UPA com sintomas gripais. Após a parada cardíaca, ela foi estabilizada e transferida para um hospital da rede privada, onde permanece internada.
A fiscalização foi conduzida por um fiscal e por uma conselheira do CRF-RN, que preside a Comissão de Farmácia. O Conselho afirma que adotará as providências cabíveis após análise técnica do caso. A SMS foi procurada para atualização do estado de saúde da paciente, mas ainda não respondeu.
Nota do CRF-RN na íntegra:
“O Conselho Regional de Farmácia informa que, ao tomar conhecimento do incidente envolvendo medicamento na UPA Potengi realizou fiscalização no local para apuração dos fatos.
A ação teve como objetivo verificar as condições técnicas e os procedimentos de dispensação.
O caso segue em acompanhamento pelo Conselho, que adotará as medidas cabíveis, dentro de suas atribuições legais, reforçando o compromisso com a segurança do paciente, a qualidade da assistência e o exercício ético da profissão farmacêutica.
O CRF mantém-se à disposição das autoridades competentes e da sociedade para os devidos esclarecimentos.“
Com informações da Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Novo Centro de Gemologia no RN: Zenaide Maia destina R$ 4 milhões e aposta em mineração e inovação
20/12/2025

Foto: Divulgação
Na tarde desta sexta-feira (19), a senadora Zenaide Maia participou da solenidade de inauguração do Centro de Gemologia Jomar de Freitas, no Centro de Tecnologia Mineral – CT Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no município de Currais Novos.
O novo equipamento foi viabilizado com investimento de R$ 4 milhões em emendas do mandato da parlamentar e representa um marco para o desenvolvimento científico, econômico e social do Rio Grande do Norte.
O prédio passa a integrar a infraestrutura estratégica do Centro de Tecnologia Mineral – Polo de Inovação do IFRN, voltado à pesquisa aplicada, formação profissional e inovação tecnológica no setor mineral. A iniciativa fortalece o papel do IFRN no Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias, Metais Preciosos e Afins, ampliando a capacidade de atendimento ao setor produtivo, estimulando a agregação de valor à cadeia mineral e impulsionando o desenvolvimento regional e nacional.

Foto: Divulgação
Durante a solenidade, a senadora Zenaide Maia destacou o papel transformador da educação. “Vocês são a prova viva de que é possível oferecer educação pública de qualidade. E quem quis diminuir a violência, fez isso oferecendo educação”, afirmou.
Zenaide ressaltou ainda a importância estratégica do Centro de Gemologia para Currais Novos e para o Estado. “Nossa região é reconhecida pela riqueza de seus minerais, como a turmalina paraíba, o ouro e a água-marinha. Por muito tempo, essa riqueza saiu daqui sem gerar todo o valor que poderia. Com este laboratório, passamos a lapidar, certificar e qualificar as gemas produzidas aqui, agregando valor, ampliando a competitividade e abrindo portas para novos mercados, inclusive internacionais”, destacou.
A parlamentar também enfatizou o impacto social do investimento. “Currais Novos se consolida hoje como um centro de valorização da mineração. O laboratório gera empregos qualificados, estimula inovação, pesquisa e formação profissional, oferecendo aos jovens a oportunidade de construir seu futuro sem precisar sair da região”, completou.

Foto: Divulgação
O reitor do IFRN, Arnóbio, destacou a parceria institucional com a senadora. “É importante reconhecer o papel da senadora Zenaide, que tem sido uma parceira fundamental do IFRN e uma defensora incansável da educação pública e do desenvolvimento do nosso país”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do reitor Arnóbio Araújo, da pró-reitora Francinaide Nascimento, do prefeito Lucas, do presidente da Câmara Municipal, João Gustavo, os vereadores, Cleyber Trajano, Mattson, professor Jaire e Leilza Palmeira, além de professores, alunos e representantes da comunidade acadêmica e política.
Ainda em Currais Novos, a senadora Zenaide Maia realizou a entrega de um equipamento para fortalecer a agricultura local: uma pá carregadeira, destinada a apoiar o homem do campo e contribuir com o desenvolvimento rural do município.
Essa publicação é um oferecimento
Zico comemora Bodas de Ouro com festão no Copacabana Palace
20/12/2025

Foto: Reprodução
Zico, maior ídolo da história do Flamengo, viveu uma noite mágica nesta quinta-feira (18). Aos 72 anos, o eterno camisa 10 da Gávea celebrou suas Bodas de Ouro (50 anos de casamento) com a esposa Sandra Carvalho de Sá. A comemoração aconteceu em uma cerimônia luxuosa no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram
O “Galinho de Quintino” reuniu a família completa para a data especial. Estavam presentes os três filhos do casal (Arthur, Bruno e Thiago), além dos nove netos e demais familiares.
Renovação de votos com presença da Portela
A noite começou com uma missa de renovação de votos. Logo após a cerimônia religiosa, o salão nobre do hotel foi tomado pelo clima de festa tipicamente carioca.
Como bom amante do samba, Zico não deixou a música de lado. A festa contou com a presença da bateria da Portela, escola de coração do ídolo rubro-negro, completa com passistas, mestre-sala e porta-bandeira. O cantor Xande de Pilares comandou o show.
Mesmo em um momento pessoal, Zico atendeu convidados e chegou a dar autógrafos em camisas do Flamengo levadas por amigos e admiradores durante a festa.
Mundo Bola
Essa publicação é um oferecimento
Mercado da Redinha será reaberto para a alta estação a partir de segunda-feira (2
20/12/2025

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O Mercado da Redinha reabre para a alta estação a partir da próxima segunda-feira (22), após a assinatura dos termos de autorização de uso dos boxes, realizada nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura de Natal. A permissão vale exclusivamente para o período de alta temporada.
A retomada ocorre após o sorteio dos 33 boxes, feito na terça-feira (16), no CRAS África, com base em cadastro atualizado dos permissionários. Os espaços foram distribuídos conforme o tipo de produto comercializado, para garantir melhor organização do mercado.
A ação faz parte do processo de requalificação do equipamento público. Entre as parcerias anunciadas estão a Coca-Cola, que fornecerá mesas padronizadas e expositor, e o Oceanário do Sesc, que promoverá ações educativas às sextas e sábados. A área de artesanato será coordenada pela Semtas.
A Prefeitura também segue com a capacitação dos comerciantes por meio do curso “Sabores da Redinha”, realizado no Senac Barreira Roxa, com foco em qualificação gastronômica e melhoria do atendimento.
Essa publicação é um oferecimento
IBGE divulga PIB dos municípios do Rio Grande do Norte; João Câmara está na 9° posição no ranking
20/12/2025

Foto: govjoaocamara
Com o Produto Interno Bruto (PIB) calculado em R$ 31,162 bilhões, Natal passou a responder por 30,63% da riqueza produzida no Rio Grande do Norte em 2023.
O número representa um ganho de participação de 1,32 ponto percentual (p.p.) no PIB do estado em relação a 2022, quando a capital potiguar tinha 29,31% de participação. Esse foi o maior ganho de participação observado no período, seguido pelos registrados em Lajes (+0,25 p.p.); Caiçara do Rio do Vento (+0,26 p.p.); Pedro Avelino (+0,18 p.p.) e Macaíba (+0,16 p.p.).
Já as cinco quedas de participação mais intensas foram de Parnamirim, com perda de participação de 0,50 ponto percentual, Guamaré (-0,39 p.p.), Serra do Mel (-0,37 p.p.), Macau (-0,30 p.p.) e Areia Branca (-0,23 p.p.). O município de Mossoró também apresentou queda de participação (-0,06 p.p.).
O PIB dos Municípios 2022-2023 é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). No RN, as Contas são calculadas em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Os dados foram divulgados hoje (19).
Com os resultados, o ranking das maiores economias do estado mudou, com São Gonçalo do Amarante substituindo Guamaré no quarto lugar e Macaíba trocando de lugar com Açu na sexta posição. Macau perdeu duas posições, saindo da lista dos 10 maiores PIB’s do RN. Juntos, os cinco municípios com maior posição na lista responderam por 53,3% do PIB do estado.
No sentido oposto, Parnamirim apresentou a maior queda de participação no PIB estadual, com redução de 0,50 ponto percentual. Também registraram perdas Guamaré (-0,39 p.p.), Serra do Mel (-0,37 p.p.), Macau (-0,30 p.p.) e Areia Branca (-0,23 p.p.). Mossoró teve retração de 0,06 ponto percentual.

Para o cálculo do PIB per capita dos municípios, o IBGE utilizou dados populacionais da Relação da População dos Municípios enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 2023.
Sobre a publicação
O PIB dos Municípios 2022-2023 apresenta dados da economia a preços de mercado para os 5.570 municípios, além da concentração econômica, participação no PIB nacional e PIB per capita. A pesquisa traz também análises geográficas com base em tipologias e regionalizações, que mostram padrões de concentração e dispersão. Conforme já informado, a divulgação com a abertura das atividades econômicas foi temporariamente suspensa e voltará a ser disponibilizada após a publicação da nova série do Sistema de Contas Nacionais
ano-base 2021.
Os dados completos podem ser acessados na página do Produto Interno Bruto dos Municípios no portal do IBGE, por meio do link: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-
produto-interno-bruto-dos-municipios.html
Fonte: Portal Fatos do RN
Essa publicação é um oferecimento
Empresa Regina Tur emite Nota de esclarecimento sobre os fatos que envolveu ônibus de sua propriedade
20/12/2025

A redação do blog recebeu uma Nota da Empresa Regina Tur dando esclarecimento sobre os fatos que envolveram o ônibus que conduzia romeiros de João Câmara. Confira na integra:
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio consolida a plataforma Bora Decolar em Macaíba e confirma lançamento em Parnamirim
20/12/2025

O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio, realizou nesta quarta-feira (18) mais um lançamento bem-sucedido da plataforma colaborativa Bora Decolar, desta vez em Macaíba. Com a presença de apoiadores como da vereadora da cidade Clarissa Matias, o evento reafirmou o compromisso do líder conservador com o diálogo direto e a escuta ativa da população potiguar.
A receptividade do público macaibense marcou o encontro, que registrou intensa participação e troca de ideias entre cidadãos comprometidos com o futuro do estado. “Tenho seguido esse caminho de escuta, diálogo e construção coletiva. O Bora Decolar nasce justamente dessa vontade de ouvir o povo e transformar ideias em propostas concretas para um Rio Grande do Norte mais forte e um Brasil verdadeiramente livre”, declarou Coronel Hélio.
Parnamirim é a próxima parada
Atendendo à demanda popular, o presidente do PL Natal já confirmou uma série de encontros em diversas cidades potiguares. O próximo acontece na segunda-feira (22), às 19h, na Câmara Municipal de Parnamirim, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados.
A escolha de Parnamirim reforça a importância estratégica do município no cenário econômico, social e cultural do Rio Grande do Norte. O evento será mais uma oportunidade para que a sociedade apresente sugestões, opiniões e propostas que fortaleçam o diálogo entre população e representação política.
Plataforma de participação popular
O Bora Decolar se estabelece como espaço de escuta direta e transparente, onde cidadãos protagonizam a construção de soluções para os desafios estaduais. A iniciativa reforça a defesa de um Senado atuante e genuinamente conectado às necessidades do povo potiguar.
Coronel Hélio já percorreu mais de 100 municípios do estado, conhecendo de perto as demandas locais e os desafios enfrentados pela população. A agenda da plataforma prevê expandir essa capilaridade, levando a participação popular a todo o Rio Grande do Norte.
Informações:
Data: 22.12 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Parnamirim
INSCRIÇÕES (GRATUITAS):
Formulário oficial:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfI2qTV3toORtVhWbhmXFW4J9YR5S-2-bWPDISnpRDVjTJ5EQ/viewform?usp=publish-editor
Essa publicação é um oferecimento
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas mantém prisão e fisioterapia no horário da PF
20/12/2025

Foto: Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja submetido a cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. A decisão veio após laudo da Polícia Federal indicar a necessidade do reparo, mas ressaltou que o procedimento não tem caráter de urgência e deve ser agendado previamente pela defesa.
O laudo da PF apontou que a cirurgia é necessária devido à piora do sono e da alimentação, à resistência aos tratamentos anteriores e ao risco de complicações causadas pela pressão intra-abdominal. Apesar disso, Moraes manteve que o procedimento é eletivo, ou seja, pode ser realizado sem urgência.
Na mesma decisão, o ministro negou o pedido da defesa para que Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar. Moraes lembrou que a legislação prevê prisão domiciliar apenas para condenados em regime aberto, enquanto o ex-presidente cumpre pena em regime fechado na Superintendência da PF, em Brasília, por condenação de 27 anos e 3 meses no processo da chamada trama golpista.
Moraes também rejeitou o pedido para alterar o horário das sessões de fisioterapia de Bolsonaro. Segundo o ministro, o atendimento deve seguir as regras administrativas da PF, e o profissional de saúde precisa se adequar aos horários da unidade.
A decisão reforça que Bolsonaro tem autorização judicial para receber atendimento médico e fisioterapêutico, desde que respeitadas as normas de segurança da Superintendência.
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de Bolsonaro pede mudança de horário da fisioterapia na prisão
20/12/2025

Foto: Reprodução
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para alterar os horários das sessões de fisioterapia que ele realiza durante os banhos de sol na superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Em decisão de quinta-feira (18), Moraes havia autorizado que as fisioterapias ocorressem junto ao banho de sol. A defesa agora solicita que as sessões sejam feitas após as 18h, para se adequar à agenda do fisioterapeuta Kleber Antônio Caiado de Freitas, que atua em clínica própria e precisa se deslocar até a PF.
Segundo a defesa, o pedido é “meramente organizacional”, feito de boa-fé, e visa conciliar a decisão judicial com a rotina profissional do fisioterapeuta, garantindo que o tratamento de Bolsonaro continue sem comprometer seus atendimentos na clínica.
Essa publicação é um oferecimento
Lula reafirma veto a redução de pena e promete ‘surra’ na extrema direita em 2026
20/12/2025

Foto: Ton Molina
O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (19) que vetará o projeto de lei que reduz penas do ex-presidente Jair Bolsonaro, de generais e de integrantes do governo anterior condenados pelo STF. Ele disse ainda que dará uma “surra” em quem achar que a extrema direita poderá voltar a governar o país a partir de janeiro de 2027.
“Estou terminando o governo em um momento muito bom. Sei que tem muita gente já pensando nas eleições de 2026. Deixa eles pensarem. E, quando quiserem, venham. Porque vamos dar uma surra em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar este país”, falou.
O petista, que tem 80 anos, afirmou que não envelhece por ter uma causa. “Se eles soubessem o tesão que tenho para governar esse país, eles não brincariam”, disse, reforçando seu tom de campanha para 2026, quando tentará o quarto mandato presidencial. A disputa será a sétima do petista pela presidência da República.
O PL da Dosimetria, como ficou conhecido, voltará ao Congresso caso Lula mantenha o veto. Parlamentares poderão derrubar a decisão presidencial em sessão conjunta de deputados e senadores, mantendo ou alterando a proposta de redução de penas.
Essa publicação é um oferecimento
Nordeste pode virar motor do Brasil com população jovem e energia limpa, aponta Banco Mundial
20/12/2025

Foto: Reprodução/TV Globo
Com 80% dos seus 54 milhões de habitantes em idade ativa, o Nordeste tem potencial para impulsionar o progresso do país, aponta o relatório do Banco Mundial Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão, divulgado no início do mês.
Segundo o estudo, a região pode gerar mais empregos de qualidade e reduzir desigualdades se investir em setores em crescimento, como manufatura e serviços, além de apostar em infraestrutura via parcerias público-privadas.
O relatório destaca avanços na educação: a parcela de trabalhadores com diploma universitário subiu de 9,1% em 2012 para 17% em 2023. Mesmo assim, o Nordeste enfrenta desafios para transformar escolaridade em renda e oportunidades. Entre 2012 e 2022, a taxa de desemprego ficou em 12% e a informalidade em 52%, índices acima da média nacional.
Outro ponto forte da região é a energia limpa: o Nordeste produz 91% da energia eólica e 42% da energia solar do país, o que, segundo o Banco Mundial, pode acelerar um crescimento industrial sustentável e abrir espaço para setores emergentes, como o hidrogênio verde.
O estudo recomenda também políticas para incluir mulheres e grupos marginalizados, já que apenas 41% das mulheres participam da força de trabalho nordestina.
Para transformar o potencial em resultados concretos, o Banco Mundial sugere melhorar a intermediação de mão de obra, estimular o empreendedorismo, atrair investimentos, simplificar burocracia e modernizar infraestrutura de rodovias, ferrovias, redes digitais, água e saneamento.
O relatório alerta que planejamento e fiscalização cuidadosos são essenciais, e reforça o papel do setor privado em parcerias estratégicas para garantir impacto positivo no desenvolvimento da região.
Essa publicação é um oferecimento
Omoda 5: Super Híbrido chega a Natal por R$ 159.990 – Mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes
20/12/2025

Foto: Divulgação
A Redenção Omoda Jaecoo apresentou oficialmente em Natal o Omoda 5 HEV, o novo SUV híbrido com mais de 1.000 km de autonomia que promete redefinir o segmento de SUVs médios no Brasil. Com preço de lançamento a partir de R$ 159.990, o modelo chega reunindo potência, eficiência e tecnologia premium — características que o tornam mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes.
Com design arrojado e linhas futuristas, o Omoda 5 HEV mantém o estilo marcante já visto no E5, mas traz uma dianteira redesenhada para abrigar o novo conjunto híbrido.
O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, resultando em uma potência combinada de 224 cv e 30,1 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, proporcionando desempenho superior com baixo consumo de combustível. O sistema inteligente alterna automaticamente entre os modos elétrico e a combustão, assegurando uma condução suave, silenciosa e eficiente.
No interior, o Omoda 5 impressiona pelo alto nível de tecnologia e conforto. O painel traz duas telas de 12,3 polegadas integradas, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução de 50 W, sistema de som com seis alto-falantes e comandos de voz inteligentes. O acabamento premium e a chave presencial reforçam a sensação de sofisticação e praticidade.
A chegada do Omoda 5 HEV marca um novo capítulo da Omoda Jaecoo em Natal e fortalece a estratégia global de expansão da marca, que já ultrapassou 540 mil unidades vendidas desde 2023. Um sucesso mundial que agora conquista também o público potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
Paulinho Freire assina criação da comissão do concurso da Guarda Municipal de Natal
20/12/2025

Foto: Rennê Carvalho/Secom
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou nesta sexta-feira (19) o termo de criação da Comissão Especial Organizadora do Concurso Público da Guarda Municipal. A assinatura ocorreu no Palácio Felipe Camarão e marca um passo importante para a realização do certame, aguardado há cerca de 20 anos pelos natalenses.
A comissão, coordenada pelas secretarias de Administração (Semad) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), será responsável por adotar todas as providências para a realização do concurso, incluindo a condução dos procedimentos para divulgação do edital e definição da banca examinadora contratada.
Paulinho destacou a prioridade da gestão em fortalecer a segurança e valorizar a Guarda Municipal. “Estamos dando um passo decisivo para a realização do concurso. Vamos trabalhar para que aconteça o mais rápido possível e traga benefícios concretos para a cidade”, afirmou o prefeito.
A secretária da Semdes, Samara Trigueiro, e o comandante da Guarda Municipal, Francisco Carlos Fonseca, ressaltaram o caráter histórico da medida e o impacto da renovação do efetivo na segurança pública de Natal. A comissão será composta por nove servidores e a portaria entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Município.
Essa publicação é um oferecimento










































