Política

VÍDEO: Bolsonaro mantém repouso médico e participa por vídeo de evento do PL

06/07/2025

Afastado de compromissos públicos por recomendação médica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste sábado (5) por vídeo de um evento do PL Mulher em Guarulhos, comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Sua participação durou cerca de dois minutos e meio, em uma breve fala à plateia, que chamava-o de “mito”. Bolsonaro parabenizou mulheres que participam da política não por cotas, mas para mudar “o destino do país” e disse que logo será questão do passado o que ele classificou como “esse momento de angústia”.

“Vocês [mulheres da plateia] são bem-vindas, tem uma boa comandante que é a dona Michelle, sou prova disso, ela me comanda muito bem, e está fazendo trabalho excepcional por todo Brasil”, disse.

“Vamos ocupar aquilo que é nosso com o passar o tempo. E tenho certeza que esse momento de angústia que vivemos brevemente aí será questão do passado”, completou.

A ex-primeira-dama, que pediu nesta semana a aliados que não chamassem ele para compromissos neste mês de julho, para que descansasse, mandou ele se medicar antes de desligar a chamada de vídeo no evento. Também disse, antes de ele aparecer em tela, que se tivesse com soluço, não poderia aparecer.

“Tinha falado com meu marido que não era para ele conversar, evitar falar, por conta do soluço, mas ele está agoniado lá em casa, querendo entrar… Mas só vai entrar se não tiver com soluço, verifica aí”, disse Michelle.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todas as agendas públicas e ficará em “repouso absoluto” durante o mês de julho. A decisão ocorre no momento em que, segundo aliados, ele mantinha uma busca por manter consigo o capital político em meio à crescente pressão para indicar um sucessor do seu espólio eleitoral.

A interrupção das agendas foi comunicada nesta terça-feira (1º) após consulta médica de urgência. Bolsonaro, 70, apresenta crises constantes de soluços e vômitos, que o impedem inclusive de falar, segundo o ex-presidente.

Nota assinada pelos médicos Claudio Birolini e Leandro Echenique afirmou que o objetivo é “garantir a completa recuperação de sua saúde após a cirurgia extensa e internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços”.

“Durante esse período, ele ficará afastado de suas atividades habituais, incluindo agendas públicas e atividade político-partidária, retornando tão logo esteja plenamente restabelecido.”

 

Folhapress

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

INFORME PUBLICITÁRIO: Venha você e sua família e deguste o que a de melhor da loja da Cacau Show em João Câmara, RN.

05/07/2025

Pode ser uma imagem de texto

Foto: reprodução Instagram

 

A loja Cacau Show em João Câmara, RN, está localizada na Praça Baixa Verde, Nº 70, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Siga-nos em nossa rede social: @cacaushowjoaocamara

 

Essa publicação é um oferecimento

41 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Quadrilha junina vence 12 concursos em 2025 e representa o RN em competição interestadual: ‘Todo esforço valeu a pena’

05/07/2025

Foto: Reprodução

 

A quadrilha junina Coração Nordestino venceu 12 concursos em 2025 e está classificada para representar o Rio Grande do Norte na final do Nordestão de Quadrilhas Juninas, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (Unej). A competição será realizada em Açailândia, no Maranhão.

Com o espetáculo “Carcará – O Reinado do Sertão”, a quadrilha garantiu vitórias em importantes festivais, como o promovido pela Prefeitura do Natal, o Festival de Nova Cruz, que classificou o grupo para o Festival de Padre Cícero, em Juazeiro (CE) e o Festival de Extremoz, responsável por credenciá-los para a disputa interestadual.

“Trabalhamos sete meses incansavelmente. Tínhamos a certeza de apresentar um belo espetáculo, e os títulos foram consequência disso”, afirmou Isabel Olivier, que faz parte da direção da quadrilha e também interpreta a rainha nas apresentações.

Cerca de 130 pessoas participam diretamente de cada apresentação, entre dançarinos, músicos, equipe técnica, produção, ateliê de costura e adereços.

O enredo do espetáculo, intitulado “Carcará – O Reinado do Sertão”, foi desenvolvido em um período de seis meses.

A recepção do público ao espetáculo também marcou a temporada.

“Ver a aceitação e o encantamento do público com o Carcará é um afago no coração de todo o grupo. É a sensação de que todo o esforço valeu a pena”, completou.

Após a apresentação no Maranhão, o grupo deve fazer uma pausa antes de retomar os trabalhos para o ciclo de 2026, ano em que a quadrilha completa 28 anos.

 

Do g1/RN

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Notí­cias

Poço Branco/RN: N&R Construtora, seu novo lar está te esperando no Loteamento Parque das Águas!

05/07/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BLOG DO NETO MONTORIL (@blogdonetomontoril)

Vídeo: reprodução Instagram

 

Conheça o Loteamento Parque das Águas em Poço Branco, RN.

A N&R Construtora, cada detalhe é pensado com carinho, qualidade e compromisso, projetos que valorizam conforto, segurança e, acima de tudo você. "N&R Construtora, confiança, credibilidade, construindo lares". 

 Nossas casas são totalmente lajeadas, com terreno medindo; 10x20 mts, com 66,50 mts em área construída, com muro de 2 mts de altura, com; garagem, sala, cozinha, área de serviço, 02 quartos e banheiro social.      

 Financiamento CAIXA, com até 49.500 reais de subsídio.   N&R Construtora, está no Loteamento Parque das Águas em Poço Branco, RN. 

Há mais de 10 anos realizando o sonho da casa própria.

Contatos (84) 98849-2066 ou 98784-3503 

Siga-nos em nossas redes sociais

 

Fonte: Blog de Neto Montori

Essa publicação é um oferecimento

STR ENCONTRO - JOÃO CÂMARA

Política

Prefeito Jaime Calado lança programa “São Gonçalo Aprende Mais” para elevar o nível do ensino na rede municipal

05/07/2025

“Fomos eleitos para mudar a realidade da educação em São Gonçalo, mas isso não é trabalho de um só. É de todos!” Foi com essa declaração que o prefeito Jaime Calado lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa São Gonçalo Aprende Mais — uma iniciativa da gestão municipal que visa melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal em Língua Portuguesa e Matemática.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Mário David (Gabinete Civil), Magnus Kebyo (Semsur), Gleydson Almeida (Secult), Márcio Pinto (Eventos), Rayane Rocha (SEMJEL), Ledson França (Secom), Jarbas Cavalcanti (Semada), além dos vereadores Ulisses Costa, Valda Siqueira, Nino Arcanjo, Delma Silva, Leo Medeiros, Anderson Morcego e do secretário de Educação de São José de Mipibu, J. Veras.

A implantação do programa terá foco nos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. A meta da gestão é alcançar, de forma gradual, todos os alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal.

O “São Gonçalo Aprende Mais” está estruturado em quatro eixos principais: o uso de materiais e recursos didáticos alinhados ao SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a formação continuada dos professores, com encontros periódicos de orientação pedagógica; a aplicação de avaliações diagnósticas e formativas; e a utilização da tecnologia como aliada da aprendizagem, por meio de plataformas digitais com suporte a professores, gestores e estudantes.

Durante o lançamento, a secretária de Educação, Luiza de Marilac, reforçou a importância da proposta. “Estamos lançando um sistema que vai transformar a educação em São Gonçalo. Através dele, vamos identificar as dificuldades dos nossos alunos e agir rapidamente para que nenhum conteúdo fique para trás.”, destacou.

O programa será desenvolvido dentro do novo Sistema Municipal Permanente de Avaliação da Educação – SimPAE considerado um marco na história educacional do município. O objetivo é garantir respostas ágeis às dificuldades de aprendizagem, promovendo a recomposição dos conteúdos ainda durante o período letivo.

 

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Fraudes do INSS: projeto quer proibir descontos na folha e mudar regras para empréstimos

05/07/2025

Foto: Agência Brasil

 

Uma proposta da Câmara dos Deputados que pretende endurecer normas e dificultar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode entrar na pauta de votações na próxima semana.

A deliberação depende do aval dos líderes partidários, em reunião marcada para terça-feira (8).

O conteúdo do projeto ainda não foi oficialmente divulgado, mas deve incluir a proibição de descontos automáticos nos contracheques de aposentados e pensionistas, além de restringir o acesso a empréstimos consignados, conforme apuração do R7.

Em relação aos consignados, uma das mudanças previstas visa eliminar a atuação de intermediários financeiros, evitando o repasse de dados pessoais dos segurados.

Outro ponto em discussão trata da preservação da renda mensal dos beneficiários, para impedir que comprometam parte significativa do salário com crédito consignado. A medida busca proteger aposentados e pensionistas de dívidas excessivas.

A versão final será apresentada pelo deputado Danilo Forte (União-CE), que pretende levar o texto ao plenário ainda nesta semana. O parlamentar consolidou diferentes propostas apresentadas por colegas após a revelação de esquemas fraudulentos. Como mostrou o R7, mais de 32 projetos foram protocolados sobre o tema.

Devolução de valores a segurados

O texto também contempla a possibilidade de ressarcimento aos beneficiários afetados, embora a devolução siga o calendário estipulado pelo Palácio do Planalto.

O STF (Supremo Tribunal Federal) validou um plano de reembolso proposto pela AGU (Advocacia-Geral da União), com início do primeiro lote previsto para 24 de julho.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Mundo

Esporte Parentes e jogadores se despedem de Diogo Jota e André Silva em enterro

05/07/2025

Foto: Reprodução/Instagram

 

Familiares, amigos, fãs e personalidades do mundo do futebol se despedem neste sábado, num funeral em Gondomar, perto do Porto), do atacante português do Liverpool Diogo Jota, que faleceu na quinta-feira, aos 28 anos, num acidente de trânsito, juntamente com o seu irmão André Silva, de 26. A cerimónia teve início às 9h GMT (6h em Brasília) na igreja matriz de Gondomar, onde os dois falecidos cresceram, e é oficiada pelo Bispo do Porto, segundo a imprensa local.

O jogador dos “Reds” e o seu irmão mais novo, também jogador da segunda divisão portuguesa, morreram num acidente ocorrido na noite de quarta-feira numa autoestrada no Noroeste de Espanha.

O primeiro-ministro e o presidente de Portugal, Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa, bem como personalidades do futebol como o seu agente Jorge Mendes; o presidente do FC Porto, André Villas-Boas; e o jogador do Manchester United Diogo Dalot; compareceram ao velório em Gondomar na sexta-feira.

“O futebol está realmente de luto. Diogo era um ícone do talento que o futebol português representa”, declarou Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que também compareceu para prestar condolências à família.

Entenda o acidente

O veículo de Diogo Jota e seu irmão, um Lamborghini Huracán alugado, segundo a imprensa portuguesa, saiu da estrada antes de pegar fogo.

O acidente pode ter sido causado pelo estouro de um pneu durante uma ultrapassagem.

Jota, que se casou com sua companheira de longa data e mãe de seus três filhos em 22 de junho, estava a caminho de Santander (norte da Espanha) quando sofreu o acidente.

De acordo com relatos da mídia, ele pretendia pegar uma balsa de lá para a Inglaterra, pois havia sido desaconselhado a voar devido a uma cirurgia pulmonar recente.

 

O Globo

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Dívida da Venezuela com Brasil passa R$ 10 bilhões; calote já dura 7 anos

05/07/2025

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

 

A dívida da Venezuela com o Brasil já ultrapassa R$ 10,3 bilhões e não há perspectiva de quitação. Só de juros desde quando o país passou a ser inadimplente, em 2018, são mais de R$ 2,7 bilhões.

Os números mais recentes são de dados oficiais do Ministério da Fazenda, até 28 de fevereiro de 2025 e correspondem aos valores já pagos pela União em indenizações a bancos financiadores e os juros de mora acumulados.

No entanto, o valor pode ser muito superior. Estima-se que o passivo total gire entre US$ 1,7 bilhão e US$ 2,5 bilhões, ou o equivalente a quase R$ 12 bilhões na cotação atual (R$ 5,42 em 4 de julho).

O calote do país de Nicolás Maduro envolve operações de crédito para exportações brasileiras, muitas delas ligadas a obras de infraestrutura no país vizinho, como metrôs, estaleiros e siderúrgicas.

Os financiamentos foram cobertos pelo SCE (Seguro de Crédito à Exportação), lastreado no FGE (Fundo de Garantia à Exportação), mecanismo operado pela União para garantir o pagamento a exportadores brasileiros em casos de inadimplência dos países importadores.

“Todos os recursos foram desembolsados no Brasil, em reais, diretamente aos exportadores”, segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O banco ressalta que as prestações não quitadas pela Venezuela “já foram integralmente indenizadas pelo SCE” e que o saldo devedor foi transferido à União. A última indenização foi paga em junho de 2025.

A dívida da ditadura Venezuela com o Brasil, no entanto, continua crescendo. Só nos dois primeiros meses do ano, o estoque aumentou em R$ 960,78 milhões.

Segundo o Ministério da Fazenda, isso ocorre tanto pelo não pagamento de parcelas cobertas pelo seguro — restavam ainda quatro prestações a vencer até junho, ou seja, esse valor pode ser muito maior — quanto pela incidência de juros de mora, que continuarão a se acumular até a quitação.

A inadimplência da Venezuela com o Brasil teve início formal em 2018, e a dívida remonta a financiamentos contratados desde o início dos anos 2000.

Os valores foram destinados principalmente a operações de comércio exterior e infraestrutura, com apoio oficial do governo brasileiro.

Perdão por investimentos

Em junho deste ano, em uma viagem à França, o presidente Lula defendeu a troca de dívida “por desenvolvimento e emissão de [DES] Direitos Especiais de Saque” para mobilizar “recursos valiosos” a fim de proteger os oceanos.

O DES é um mecanismo criado e administrado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) desde 1969, com o intuito de fortalecer economias em tempos de crises.

É constituído de uma cesta de moedas fortes (como dólar, libra e euro). Não geram dívidas, mas seguem regras de pagamento estabelecidas pelo fundo.

No ano passado, Lula também defendeu a construção de um desenho multilateral para o perdão de dívidas de países em troca de investimentos em educação.

Em artigo publicado no jornal O Globo, o chefe do Executivo brasileiro e a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, defenderam “a conversão da dívida em investimentos na educação”.

Segundo os cálculos deles, em 2022, os custos da dívida de diversas nações são comparados ao orçamento anual para financiar o país. A ideia é fazer com que países de rendas mais baixas consigam sustentar a própria população.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

JC Equipadora

Esporte

Chelsea vence Palmeiras e enfrenta o Fluminense na semi da Copa do Mundo de Clubes

05/07/2025

Foto: Luke Hales/Getty Images

 

Palmeiras e Chelsea se enfrentaram, na noite desta sexta-feira (4), pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Os ingleses venceram os brasileiros por 2 x 1 e agora enfrentam o Fluminense na semifinal da competição.

Os gols da partida foram marcados por Cole Palmer, ainda no primeiro tempo, e Giay, contra, após desvio em chute de Malo Gusto. Estevão, futuro jogador do Chelsea, descontou para o Palmeiras.

O jogo entre Fluminense e Chelsea acontece na próxima terça-feira (8/7), às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O Tricolor é a única equipe brasileira viva no Mundial de Clubes.

Primeiro tempo

Reece James se machucou ainda no aquecimento do jogo e deu lugar ao brasileiro Andrey Santos, que estreou como titular do Chelsea. Com quatro minutos, Cole Palmer finalizou com a perna direita de fora da área para defesa de Weverton, que jogou a bola para escanteio.

O gol do Chelsea saiu logo depois, aos 16 minutos, com o atacante inglês. Palmer recebeu na entrada da área, girou na marcação do Palmeiras e, de esquerda, abriu o placar para os Blues.

Ainda no primeiro tempo, Nkunku, que recebeu chance como titular, recebeu livre dentro da área, mas chutou por cima do gol de Weverton.

Estevão se destacava pelo lado Verde. O atleta fez boa jogada individual, achou Facundo Torres na ponta, que cruzou. Entretanto, dentro da área, os atacantes do Palmeiras se atrapalharam e a bola sobrou para a defesa do Chelsea.

Por fim, Giay recebeu de Estevão pelo lado direito do ataque e cruzou. Vanderlan cabeceou, mas sem força, e parou nas mãos de Robert Sánchez.

Segundo tempo

Logo início da segunda etapa, aos 8, Estevão recebeu de Richard Rios dentro da área, avançou com a bola e de direita empatou o jogo.

Após boa jogada individual de Vitor Roque, o atacante passou para Allan, que, de direita, finalizou. A bola passou raspando a trave do goleiro do Chelsea. Logo depois, já dentro da área, Cucurella recebeu livre, mas chutou por cima do gol de Weverton.

O Chelsea chegou ao gol da vitória aos 38 minutos. Malo Gusto cruzou em direção ao gol, a bola desviou na ponta do pé de Giay, enganou Weverton e os ingleses viraram a partida.

Liderando o placar, o Chelsea ainda tentou duas vezes no final do jogo. Primeiro, Madueke recebeu dentro da área, bateu forte, mas a bola pegou na trave após boa defesa de Weverton. Por fim, João Pedro recebeu passe de cobertura de Enzo Fernández e finalizou. O arqueiro do Palmeiras fez outra boa defesa.

 

Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Política

Prefeito Allyson entrega certificado de curso a 400 auxiliares de sala e reforça inclusão nas escolas

05/07/2025

Foto: reprodução

 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, está garantindo auxiliares de salas para todas as escolas e creches do Município. Nesta sexta-feira (04), o gestor municipal entregou o certificado para todos os 400 auxiliares que participaram de curso de formação. A ação faz parte do Programa Incluir, lançado pelo prefeito Allyson Bezerra este ano para garantir a ampliação da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino.

No dia 3 de abril deste ano, o prefeito Allyson Bezerra sancionou a lei municipal nº 4.179 que instituiu o Programa Incluir, garantindo assim, educação inclusiva em todas as escolas e creches de Mossoró. O programa criou vagas para auxiliares de sala, profissional que auxilia o ensino de pessoas com deficiência e autismo. O processo de seleção dos profissionais foi realizado e os aprovados passaram por curso de formação esta semana.

A criação do Programa Incluir teve participação direta de pais e mães atípicos e de instituições ligadas aos direitos das pessoas com deficiência. A lei garante também a formação continuada para os profissionais a partir de parcerias com instituições como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

‘’Essa é uma conquista feita com bastante diálogo com os pais e mães, com os vereadores da cidade e com as instituições. Esse é um programa que se torna um marco no que diz respeito à inclusão na nossa gestão. É o maior programa de inclusão do nosso estado’’, afirmou o prefeito Allyson.

 

Essa publicação é um oferecimento

WF REFEIÇÕES

Esporte

Fluminense vence Al Hilal por 2 a 1 e vai à semifinal do Mundial

05/07/2025

Fluminense vence Al Hilal por 2 a 1 e vai à semifinal do Mundial - Blog do  BGFluminense vence Al Hilal e se classifica à semifinal do Mundial |  Metrópoles

Fotos: reprodução

 

Como diz seu hino, “vence o Fluminense”. E o Tricolor segue vencendo e fazendo história neste Mundial de Clubes. Nesta sexta-feira (4), a equipe carioca bateu o Al-Hilal por 2 a 1, em jogo válido pelas quartas de final.

Os gols que classificaram o tricolor para a semifinal foram marcados por Martinelli e Hércules. Marcos Leonardo anotou o único gol do time saudita no Camping World Stadium, em Orlando.

Agora, o Flu está a um jogo da grande final da Copa do Mundo de Clubes. O próximo adversário sai de Palmeiras x Chelsea, que ocorre ainda nesta sexta.

A Semifinal com o time carioca em campo acontece na próxima terça-feira (8), às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Como foi a vitória do Fluminense

Em um início de jogo com muita intensidade, mas pouca ação, o primeiro tempo de Fluminense x Al-Hilal começou a ganhar emoção a partir dos 30 minutos.

O primeiro gol do Tricolor saiu aos 39 minutos com Martinelli. Fuentes aproveitou bobeada de João Cancelo na área e tocou para o camisa 8, que girou em cima de Milinkovic-Savic e acertou um chute no ângulo esquerdo de Bono.

A desvantagem no placar forçou o time saudita a ter mais ímpeto na frente. Aos 45 minutos, Koulibaly aproveitou cobrança de Rúben Neves e cabeceou na medida, obrigando o goleiro Fábio a fazer um milagre, espalmando para fora.

Minutos depois, o árbitro chegou a marcar um pênalti para o Al-Hilal, após toque de Samuel Xavier em Marcos Leonardo. O VAR entrou em ação e, após checagem, o árbitro voltou atrás de sua decisão.

Veio o segundo tempo, e o Al-Hilal não perdeu tempo para deixar tudo igual no placar. Aos 5, após batida de escanteio, Marcos Leonardo aproveitou cabeçada de Koulibaly e, sem ser importunado por ninguém do Flu na pequena área, estufou as redes do goleiro Fábio.

O gol do time saudita deixou o jogo ainda mais aberto, com as duas equipes perdendo chances claras de ampliar o marcador.

O Fluminense respondeu aos 9 minutos, em contra-ataque, com Germán Cano. O argentino perdeu um gol inacreditável na frente do goleiro Bono. No minuto seguinte, Milinkovic-Savic levou perigo em chute no canto direito, defendido por Fábio.

A equipe saudita ensaiava um domínio de jogo quando o Tricolor voltou a ficar à frente no placar. Hércules, que deixou sua marca contra a Inter de Milão, voltou a ser decisivo. Aos 24 minutos, o camisa 35 invadiu a área e chutou cruzado para marcar o segundo gol do Flu.

Com a vantagem debaixo do braço, o Fluminense ainda ameaçou o gol de Bono com Arias e, nos minutos finais, conseguiu segurar a sequência de chuveirinhos e escanteios do time saudita até o apito final.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

BARRACÃO DO MARCELO

Notí­cias

Justiça condena companhia aérea a pagar R$ 3 mil por atraso que fez passageira perder bodas de ouro

05/07/2025

Foto: Freepik

 

A Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, nesta semana, condenar uma companhia aérea a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a uma passageira que perdeu a comemoração das bodas de ouro de seus amigos após chegar ao destino com mais de 14 horas de atraso.

O caso foi analisado pela juíza Leila Nunes de Sá Pereira, do 1º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Parnamirim. Segundo os autos, a mulher, moradora da Grande Natal, adquiriu passagens de ida e volta entre Manaus e Rio de Janeiro, onde participaria do evento no dia 25 de outubro de 2024, às 9h da manhã.

Com embarque previsto para as 13h35 do dia anterior, a passageira chegou ao aeroporto com quatro horas de antecedência, mas só foi informada do cancelamento do voo no guichê da companhia aérea. A solicitação de reacomodação para outro voo foi negada, contrariando as Resoluções nº 400/16 e nº 556/20 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A passageira desembarcou na cidade de destino apenas às 8h40 do dia seguinte, chegando ao evento após seu término, às 12h. A companhia aérea alegou “manutenção não programada na aeronave” como causa do cancelamento e informou que prestou assistência material por meio de voucher alimentação.

Falha na prestação do serviço

Para a juíza Leila Nunes, a empresa não apresentou provas suficientes que confirmassem a alegação de manutenção inesperada. A magistrada ressaltou que esse tipo de problema é classificado como fortuito interno, não isentando a companhia da responsabilidade de prestar serviço eficiente e adequado.

Mesmo com o voucher fornecido, o atraso de mais de 10 horas e a perda do evento configuraram transtornos que ultrapassam o mero aborrecimento, caracterizando falha na prestação do serviço.

Por isso, foi fixado o pagamento de R$ 3 mil por danos morais. No entanto, o pedido por danos materiais — referentes a diárias de hotel e gastos com alimentação — foi negado, por falta de comprovação.

Além disso, a magistrada destacou que o ressarcimento por reacomodação seria devido apenas se houvesse comprovação de que a viagem não foi realizada ou que houve nova compra de passagem, o que não ocorreu.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Evento prestigiado de Transição Energética da Península Ibérica e da América Latina teve início nessa quinta-feira em Natal

05/07/2025

Foto EJUP

 

A transição energética tem sido um tema estratégico nos países da Península Ibérica e da América Latina, que vêm adotando medidas para acelerar a descarbonização e ampliar o uso de fontes renováveis.

E, é em torno deste cenário que, até esta sexta-feira (04), Natal se transforma no epicentro para discussões sobre o assunto com a realização do EVEx Brasil 2025 – Natal Energy Experience, no SERHS Natal Grand Hotel & Resort.

Com o tema “Transição Energética e Ação Climática: sinergias ibero-americanas rumo à COP30”, a abertura oficial ocorreu na quinta-feira (03), com a presença de lideranças e autoridades nacionais e internacionais.

O Brasil reforça sua posição de destaque no cenário mundial de energia renovável, com 89% de sua oferta de eletricidade a partir de fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas e solar (significativamente maior que a média global).

O dado é do Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME). 

Em sua fala durante a abertura do evento, a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, citou o protagonismo do RN nesta posição que o país se encontra. Eco-tourism packages

“Quando falamos desta expansão, não podemos deixar de lembrar a eficiência e a potência energética do nosso Estado. E, para tanto, o governo do RN tem trabalhado para criar um ambiente propício ao desenvolvimento do setor, com foco em segurança jurídica e incentivos fiscais. Recentemente estive na Dinamarca, objetivando atrair investimentos e ampliar a cooperação na área, além disso temos também o desenvolvimento do Porto-Indústria Verde, voltado para impulsionar o setor eólico offshore e captar novos investimentos”. 

E acrescentou: “uma agenda como essa que é o Evex Brasil, evento de caráter inovador, é importante não só para o RN, mas para todos os lugares e empresas, aqui representados, que podem debater, juntos, sobre os passos dados e os próximos, rumo a esta transição.

Que possamos avançar com os pés no chão, lembrando que esta transição não pode desrespeitar o planeta, seus ecossistemas e a humanidade”, declarou a Governadora, Fátima Bezerra. 

Participaram do painel de Abertura, Alexandre Ramos, Presidente do CCEE; Teresa Ponce de Leão, presidente LNEG; Wander Azevedo, Diretor da EMBPar; José Marcelo Costa, Procurador do RN; José Aldemir Freire, diretor de planejamento do Banco do Nordeste; Zeca Melo, superintendente SEBRAE-RN e, a moderadora Maria João Rolim, Sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados.

O painel inicial foi uma prévia, um debate resumido em torno de toda a programação do Evex Brasil 2025 – Natal Energy Experience que traz, para a edição, assuntos como: Curtailment, Armazenamento de Energia e Data Centers; Segurança de Mercado; Gás Natural; Segurança Energética, Diversificação da Matriz e Transição Climática; Reforma e Modernização do Setor Elétrico Brasileiro; Integração Energética e Resiliência Climática; Mercado Livre de Energia; Descarbonização, Eletromobilidade e Eficiência Energética; Apagão Ibérico 2025; Hidrogênio Verde; Eólicas Offshore e Combustíveis do Futuro. Eco-tourism packages

Ainda durante as falas das autoridades convidadas, o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire, expôs os esforços e o reconhecimento sobre a região na produção energética. “Nós estamos envolvidos em projetos de hidrogênio verde, que podem impulsionar ainda mais a produção de energia renovável no RN. 

Não só reconhecemos o potencial do Nordeste como também incentivamos, pois não podemos deixar de lembrar que não existe transição energética brasileira sem a força do Nordeste”, comentou José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste.

O superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, trouxe a importância da instituição para este cenário da transição energética. “Atuamos como parceiro estratégico para empreendedores interessados em adotar práticas sustentáveis e acelerar a transição energética.

Oferecemos suporte essencial para impulsionar negócios alinhados a um futuro mais verde. Atuamos ativamente nesse processo, desenvolvendo ações que estimulam pequenos empreendedores a investir em fontes de energia renovável, melhorar a eficiência energética e incorporar práticas sustentáveis em suas atividades. Além disso, apostamos na capacitação, orientação e no fortalecimento de redes de colaboração entre diferentes agentes do setor”. 

O evento em Natal faz parte da sexta edição do EVEx – Energy Virtual Experience, reconhecido como o principal hub internacional que conecta os países da Península Ibérica e da América Latina na área da transição energética. A agenda do EVEx para 2025 também inclui: EVEx Lisboa 2025 – Lisbon Energy Experience: dias 07 e 08 de outubro, no LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, em Portugal e o EVEx COP30 – Energy Virtual Experience: de 03 a 05 de novembro, em formato 100% online, impulsionando a agenda energética para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).Eco-tourism packages

Reforçando o compromisso do EVEx em promover um diálogo global e multifacetado sobre descarbonização e ação climática, o evento contará com renomados especialistas e autoridades de Portugal, entre eles: Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia; Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia; Filipe Matias Santos, Diretor Jurídico da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos; Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo do Conselho de Administração da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético de Portugal; Luís Barroso, CEO da Mobi.E, entidade gestora da rede de mobilidade elétrica de Portugal.

Essa publicação é um oferecimento

41 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Atendimentos do TRE estão disponíveis em 13 unidades da Central do Cidadão

05/07/2025

Foto: Carmem Felix

 

A governadora Fátima Bezerra e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargadora Lourdes Azevedo, renovaram o convênio para a oferta e expansão dos serviços da Justiça Eleitoral nas Centrais do Cidadão em vários municípios do Rio Grande do Norte. O convênio foi assinado nesta sexta-feira (04), na Governadoria do Estado.

Com a reativação, os eleitores poderão contar com os mesmos serviços prestados nos cartórios eleitorais. Isso inclui a emissão do primeiro título, a regularização eleitoral, atualização de dados e transferência de domicílio, entre outros.

“O cidadão de todo o Rio Grande do Norte pode ter as Centrais do Cidadão como uma base do TRE. Então ele pode resolver seu título, mudança de endereço, tudo o que o TRE oferece estamos colocando na Central do Cidadão para favorecer a cidadania, além de todos os outros serviços”, explicou a governadora Fátima Bezerra.

“O TRF fica muito feliz com essa parceria, estamos já em 13 centrais do cidadão oferecendo esse trabalho aos cidadãos do Rio Grande do Norte, e agora podendo expandir ainda mais esse serviço”, afirmou a desembargadora Lourdes Azevedo. O TRE-RN tem cartórios eleitorais em 44 municípios do Estado, e as Centrais do Cidadão funcionarão como pontos de apoio adicionais.Eco-tourism packages

Atualmente, os atendimentos do TRE estão disponíveis em 13 unidades da Central do Cidadão: Alexandria, Apodi, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Nova Cruz, Parnamirim, Rodoviária de Mossoró, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Shopping Estação Mossoró, e Zona Sul – Natal. Em breve os serviços da Justiça Eleitoral devem se estender para outras 18 Centrais: Alecrim-Natal, Alto do Rodrigues, Assú, Canguaretama, João Câmara, Jucurutu (em implantação), Lajes, Macaíba, Macau, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Miguel, Zona Leste-Ribeira Natal, Zona Norte-Natal, Zona Oeste-Rodoviária Natal (em implantação).

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Correios: Após prejuízos bilionários, presidente entrega carta de demissão

05/07/2025

Presidente dos Correios pede demissão após prejuízos bilionários

Foto: Valter Campanato/Agência

 

Pressionado por uma grave crise financeira, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Fabiano Silva dos Santos, entregou ao Palácio do Planalto uma carta com sua renúncia ao cargo.

Segundo relatos feitos à CNN, ele deve encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana e acertar sua saída da estatal.

Os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024 — quatro vezes o valor registrado no ano anterior. A situação continua se agravando em 2025 e o primeiro trimestre com resultado negativo de R$ 1,6 bilhão.

A empresa tem enfrentado queda de receitas, mas suas despesas também sobem e críticos da atual gestão afirmam que ela é lenta em fazer ajustes.

Recentemente foi anunciado um plano para vender imóveis e abrir um programa de demissões voluntárias, bem como o lançamento de um marketplace com a Infracommerce, mas a avaliação no Planalto é de que as medidas chegaram tarde demais.

Advogado com experiência na área de previdência complementar e articulador do grupo Prerrogativas, Fabiano Silva ocupa a presidência dos Correios desde o início de 2023.

O União Brasil, que comanda o Ministério das Comunicações, já detém cargos de diretoria na estatal e tem reivindicado a presidência. A ECT é vinculada à pasta.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Política

Começa a Semana Missionária em João Câmara com Missa de Envio dos Missionários

04/07/2025

Foto: Pascom

 

Na noite da última quarta-feira, 2 de julho, a paróquia de Nossa Senhora Mãe do Homns viveu um momento especial de fé e compromisso missionário. A Igreja Matriz de João Câmara acolheu a Santa Missa de Envio dos missionários que, durante esta semana, sairão em missão pelas comunidades e bairros do nosso território paroquial.

A celebração foi presidida pelo Padre Josivaldo Félix, Reitor do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal. Com grande alegria e espírito de unidade, seminaristas, religiosas e leigos receberam a Cruz Missionária — sinal visível da entrega e do ardor missionário que os acompanha em cada visita, em cada lar, em cada oração.

Mais do que um simples rito, o envio representa o chamado de Cristo que continua ecoando: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). E é exatamente isso que nossos missionários fazem: levam a presença amorosa de Deus às famílias, rezam com o povo, escutam suas dores e partilham a esperança cristã.

A Semana Missionária segue até o sábado, dia 6 de julho, e será encerrada com a Santa Missa às 17h, no largo da Igreja Matriz. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom João Santos Cardoso, coroando essa grande missão com fé, comunhão e alegria.

 

Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Mais de 300 motoristas podem ter CNH suspensa no RN; veja como consultar lista

04/07/2025

Foto: Giampaolo Morgado Braga

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) notificou 314 condutores que poderão ter o direito de dirigir suspenso por infrações específicas. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e está disponível no Portal de Serviços do Detran/RN, no menu “Infrações”, opção “Editais” e depois em “Edital de Notificação JARI nº 001/2025”.

De acordo com o órgão, os motoristas têm até o dia 25 de julho para apresentar recurso contra a penalidade junto à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari). A notificação via Diário Oficial ocorreu após tentativas frustradas de comunicação postal.

Veja a lista CLICANDO AQUI

Como apresentar recurso?

Para apresentar o recurso, o condutor relacionado poderá interpor defesa encaminhada à Direção-Geral do Detran/RN, com justificativa escrita, datada e assinada, acompanhada de documento de identificação civil contendo assinatura, no prazo de 30 dias contados a partir da publicação do edital.

O documento deve ser protocolado na sede do Detran, em Natal, no Setor de Procuradoria Jurídica, nas Ciretrans do Detran (distribuídas no Estado) ou nas Centrais do Cidadão. Também pode ser enviado pelos Correios ao endereço: DETRAN/RN, na Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal/RN.

Para a entrega do recurso, também é disponibilizado o e-mail suspensao.infracao@detran.rn.gov.br e o WhatsApp (84) 98861-1285. Ao fim do prazo, sem a apresentação de recurso por parte do condutor, será aplicada a penalidade, sendo registrado o impedimento e efetuado o bloqueio no prontuário da CNH do condutor infrator.

O que acontece se não recorrer?

Caso não haja recurso dentro do prazo, a suspensão será registrada no prontuário da CNH, gerando impedimento de dirigir por 1 a 12 meses. Em casos de reincidência no período de 12 meses, o tempo aumenta para 6 a 24 meses. Além disso, o motorista deve realizar curso de reciclagem.

Quando ocorre a suspensão do direito de dirigir, a CNH do condutor infrator é retida, sendo somente devolvida após o cumprimento da penalidade e do curso de reciclagem. No entanto, o impedimento é registrado no prontuário do condutor mesmo que ele não realize a entrega do documento.

Se dirigir com a habilitação suspensa, o condutor poderá ter a habilitação cassada, sendo necessário refazer todo o processo de habilitação para reaver o direito de dirigir.

Infrações que geram suspensão

A infração de trânsito mais comum a gerar a suspensão do direito de dirigir é a relacionada a conduzir veículo sob influência de álcool ou outras drogas. Porém, existem outras condutas punidas com a mesma medida, como participação em rachas e corridas, exceder em mais de 50% o limite de velocidade, deixar de prestar socorro em caso de acidente, não respeitar bloqueios policiais, dirigir ameaçando pedestres e veículos, entre outras.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

STR ENCONTRO - JOÃO CÂMARA

Notí­cias

Roubos em via pública diminuem 32% no RN, aponta levantamento

04/07/2025

Blog Jair Sampaio – Blog de notícias do Rio Grande do Norte

Foto: reprodução

 

Os roubos a pessoas em via pública no Rio Grande do Norte diminuíram de 4.220 casos registrados em 2024 para 2.840 ocorrências em 2025, o que representa uma diminuição de 32,70%. É o que revela a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), ao divulgar nesta sexta-feira (4) um levantamento que compara os crimes ocorridos ao longo do primeiro semestre do ano passado com os seis primeiros meses deste ano.

Levando-se em consideração a série histórica para crimes desta natureza, iniciada em 2020, o período com mais assaltos em via pública aconteceu justamente no primeiro semestre daquele ano, quando 7.032 pessoas foram roubadas no estado. Neste caso, a redução da criminalidade foi ainda maior: – 59,61%.

Abaixo, veja o total de crimes de roubos em via pública ocorridos no RN desde 2020, quando se iniciou a série histórica. O comparativo traz as ocorrências registradas nos seis primeiros meses de cada ano.

RN: série histórica de roubos em via pública (1º semestre)

2020: 7.032

2021: 5.892

2022: 5.191

2023: 4.570

2024: 4.220

2025: 2.840

Fonte: PPE/PCRN/COINE/SESED

Transparência

Os dados apresentados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Após a consolidação, a COINE compartilha as informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público Estadual (MPRN).

Essa publicação é um oferecimento

WF REFEIÇÕES

Notí­cias

INFORME PUBLICITÁRIO: Venha você e sua família e deguste o que a de melhor da loja da Cacau Show em João Câmara, RN.

04/07/2025

Pode ser uma imagem de barra de chocolate e texto

Foto: reprodução Instagram

 

A loja Cacau Show em João Câmara, RN, está localizada na Praça Baixa Verde, Nº 70, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Siga-nos em nossa rede social: @cacaushowjoaocamara

Essa publicação é um oferecimento

41 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Câmara aprova folga por luto de pet para servidores de Natal

04/07/2025

INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos

Foto: reprodução

 

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (3) que 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que homologou o acordo para realização dos pagamentos, que devem começar no dia 24 deste mês.

Wolney Queiroz explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos.  

Segundo o ministro, o governo federal deve editar uma medida provisória para viabilizar os pagamentos. Pela decisão de Toffoli, os recursos ficarão fora da meta fiscal do arcabouço fiscal.

“Quando acontece um caso como esse, que é extraordinário, isso não pode ser computado como um gasto do governo. Esses gastos têm que ser considerados extraordinários para que não compute dentro do teto de gastos estabelecidos pelo governo. Com essa concordância do STF, o governo poderá editar uma medida provisória e pode fazer com que o Congresso aprove essa medida para que o governo tenha disponibilidade financeira para fazer o pagamento”, explicou.

Para o ministro, o acordo representa o consenso entre o governo e o Judiciário. “É um dia de festa para nós, comemorar o retorno desses recursos para o bolso dos aposentados. Uma grande vitória do governo, uma grande vitória do presidente Lula, que me delegou pessoalmente essa tarefa de fazer com que nenhum aposentado e nenhum pensionista fique no prejuízo”, completou.

O acordo enviado para chancela do STF foi fechado entre a a Advocacia-Geral da União (AGU), o INSS, o Ministério da Previdência Social, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). Todos os órgãos participaram de uma conciliação aberta por Dias Toffoli.

Pagamento

Com a homologação do acordo pelo STF, os pagamentos devem começar a 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias, a partir da data inicial. Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação.

Para  aderir ao acordo, quem foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá contestar administrativamente o desconto, ou seja, entrar em contato diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão. A adesão será voluntária.

Em contrapartida, quem entrou na Justiça para receber o ressarcimento deverá desistir da ação contra o INSS, que se compromete a pagar 5% de honorários advocatícios nas ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

 

Fonte: Blog de Jair Sampaio

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Primeira páginaAnterior Próxima Última página