Papa Francisco considera tornar gratuito processo de anulação de casamento
06/11/2014
Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP
O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira durante seu discurso semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, que considera eliminar encargos da igreja para a nulidade matrimonial, revelando que uma vez demitiu um funcionário que tentou cobrar milhares de dólares para realizar um processo.
Francisco disse aos presentes de um curso sobre anulações que, como bispo de Buenos Aires, ele ficou consternado ao saber que dificuldades fiéis encaram ao procurar anulação. Alguns precisam viajar centenas de quilômetros e perder dias de trabalho para alcançar os tribunais da Igreja. Ele lembrou também saqueando um funcionário tribunal igreja não identificado, possivelmente um advogado, que disse a alguém que, por US$ 10 mil ele iria “cuidar” dos procedimentos tanto da igreja e civis durante a anulação.
Ele disse que estava considerando as solicitações, feitas em uma reunião do Vaticano no mês passado sobre as famílias, para tornar gratuitas as anulações.
O Globo
Congresso de Direito Processual discutirá o novo Código de Processo Civil em Natal
06/11/2014

Natal sediará, nos dias 13 e 14 de novembro, o XVII Congresso Brasileiro de Direito Processual, o mais tradicional evento de Processo do País e reunirá na cidade grandes nomes da área jurídica do Brasil.
Ao todo serão 18 palestrantes, entre eles o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Agra Belmonte. Outros convidados são os desembargadores Alexandre Freitas Câmara, do RJ, Antonio Marcato, de SP, e Elpidio Donizetti, de MG, além dos juristas Nelson Nery, Misael Montenegro, Daniel Assumpção e Leone Pereira.
O tema em discussão é o novo Código de Processo Civil (CPC) que tem o objetivo de atualizar os dispositivos atuais, em vigor desde 1973, e acelerar a tramitação das ações cíveis, incluindo questões de família, do consumidor e tributárias. O texto base já tinha sido aprovado em novembro do ano passado, mas a redação final só foi votada após a análise de cerca de 40 destaques em diferentes sessões. O novo CPC foi elaborado a partir de anteprojeto de lei apresentado por uma comissão de juristas instituída pelo senador José Sarney (PMDB-AP). A proposta tramita no Senado.
O Congresso
Esta é a segunda vez que o Congresso Brasileiro de Direito Processual é realizado em Natal. No ano de 2011 a cidade foi sede da 15ª edição do evento. Os dois encontros contou com a coordenação e organização do desembargador do TRT 21ª Região, Bento Herculano.
O XVII Congresso Brasileiro de Direito Processual será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, em paralelo ao XVII Congresso Brasileiro de Processo Civil e Trabalhista.
A expectativa é reunir cerca de dois mil participantes. As inscrições com desconto podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 07 de novembro. A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.direitoeprocesso.com.br
Programação
13 de novembro (5ª feira):
17:00h. Conferências de abertura:
As principais alterações advindas com o Novo CPC.
Nelson Nery Júnior – Doutor pela Universidade de Nürnberg-Alemanha e pela PUC-SP / Livre-docente pela PUC-SP / Procurador de Justiça ap. / Professor titular da PUC-SP e da UNESP
A (ir)responsabilidade civil no Novo CPC.
Elpídio Donizetti – Desembargador aposentad do TJMG / Mestre pela PUC-MG / Autor de diversas obras jurídicas
A nova lei dos recursos na Justiça do Trabalho (Lei n. 13.015/2014).
Leone Pereira – Professor e coordenador da pós-graduação do Damásio / Doutor e Mestre pela PUC-SP / Autor de diversas obras jurídicas
20:15h. 1º Painel.
A força da jurisprudência no Novo CPC.
Carlos Alberto Carmona – Professor da USP e da Mackenzie / Doutor pela USP
Um novo CPC ou um CPC repaginado? Esperanças de um futuro melhor?
Misael Montenegro – Advogado em PE e SP/Autor de diversas obras jurídicas
14 de novembro (6ª feira)
08:00h. Painel Especial:
Terceirização da mão-de-obra: legalidade e jurisprudências do STF e TST.
Alexandre Agra Belmonte – Ministro do TST
Arnaldo Pipek – Advogado / Membro da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB-SP
09:30h. 3º Painel
Repercussões do Novo CPC no processo do trabalho.
Wolney de Macedo Cordeiro – Desembargador do TRT-PB / Professor da UFPB e do UNIPÊ
Competência quanto a servidor público: contradições entre as jurisprudências do STF, STJ e TST.
Georgenor de Sousa Franco – Desembargador do TRT-PA / Professor da UNAMA / Doutor pela USP / Ex-Presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho
11:00h. 4º Painel.
O regime da execução no Novo CPC.
Daniel Assumpção Neves – Doutor e Mestre pela USP / Professor do LFG / Advogado em SP
O sistema recursal no Novo CPC.
Rodrigo Cunha Lima Freire – Doutor e Mestre pela PUC-SP/ Professor do LFG e da FMU
Tutela de urgência no Novo CPC.
Marcus Aurélio F. Barros – Professor da UFRN/Promotor de Justiça
14:00h. 5º Painel.
O dever de motivação no Novo CPC.
André Vasconcelos Roque – Doutor e Mestre pela UERJ / Advogado no RJ / Professor da UFJF
O problema dos embargos infringentes no Novo CPC.
Marcelo Navarro R. Dantas – Desembargador do TRF da 5a Região / Doutor e Mestre pela PUC-SP / Professor da UFRN
O procedimento flexibilizado e adaptado no Novo CPC.
Fernando Gajardoni – Juiz de Direito em SP / Doutor e Mestre pela USP / Professor da USP-Ribeirão Preto
17:00h. Conferências de encerramento:
O regime decisório previsto no Projeto do CoÌdigo de Processo Civil.
Antonio Carlos Marcato – Professor da USP/ Desembargador ap. do TJSP
Tutela antecipada no Novo CPC.
Alexandre Freitas Câmara – Desembargador do TJRJ / Professor da EMERJ
TRANSPORTE: STTU analisa demandas da Universidade Federal do RN
06/11/2014
A secretária de Mobilidade Urabana, Elequicina Maria dos Santos e o secretário adjunto de Transporte, Clodoaldo Trindade se reuniram na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio Felipe Camarão, com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na pauta, reivindicação do DCE/UFRN por mais um ônibus na linha circular Campus.
Na ocasião, o Clodoaldo Trindade destacou que “hoje operam pelo anel viário do Campus as linhas 63, 10/29, 57, 66, 30, 31, 54a e o circular 588. Totalizando 70 ônibus com 562 viagens/dia. A linha 29 que operava com oito (8) veículos passou a operar com 13 após a junção com a L-10 (10/29). Já a linha 66 que tinha deixado de operar pelo campus na gestão passada, passou a funcionar em 11/08/14 com seis (6) ônibus e a linha circular ganhou mais um (1) veículo. O secretário adjunto destacou ainda que com isso, em pouco mais de um ano houve um aumento na frota pelo campus universitário de 12 ônibus”.
Com relação à solicitação do DCE/UFRN pela implantação de mais um ônibus na Linha Circular, Clodoaldo Trindade esclareceu que deverá ser analisado a colocação de mais um veículo na linha e que para isso a comunidade acadêmica deve participar agora em dezembro de uma série de audiência que irá tratar sobre o processo de licitação do sistema de transporte público de passageiros em Natal para reforçar a pauta.
Aviso: O Divino Restaurante estará aberto todos os domingos para almoço Self Service.
06/11/2014


Self Service no Divino Restaurante (Fotos: Marco Montoril)
Urgente: Pagamento dos funcionários relacionados no FUNDEB estarão recebendo nesta sexta feira (07).
06/11/2014
Pagamento Confirmado: O Blog do Montoril em contato com o secretário de Finanças o Sr. Gilvan Dantas, teve a confirmação que os funcionários do Munícipio de João Câmara relacionados no FUNDEB estarão recebendo os seus salários a partir desta sexta feira (07).
Urgente: Pagamento dos funcionários relacionados no FUNDEB estarão recebendo nesta sexta feira (07).
06/11/2014
Pagamento Confirmado: O Blog do Montoril em contato com o secretário de Finanças o Sr. Gilvan Dantas, teve a confirmação que os funcionários do Munícipio de João Câmara relacionados no FUNDEB estarão recebendo os seus salários a partir desta sexta feira (07).
Por: Marco Montoril
Henrique Alves vai realizar comissão geral antes de votar projeto sobre biodiversidade
06/11/2014

Os líderes partidários, reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, decidiram realizar comissão geral na próxima terça-feira (11) para discutir as novas regras sobre exploração de patrimônio genético de plantas e animais (PL 7735/14). O projeto tranca a pauta do Plenário desde o dia 11 de agosto.
Lançamento do plano comercial do Campeonato Potiguar 2015 acontece nesta sexta
06/11/2014

A Federação Norte-riograndense de Futebol(FNF) lança nesta sexta-feira, 07, a partir das 12h, na Churrascaria Sal e Brasa, o projeto comercial e as novidades do Campeonato Estadual 2015. Durante o evento será apresentada a logomarca do estadual, bem como a nova campanha totalmente direcionada para o torcedor do futebol potiguar, os novos formatos do Prêmio Craque Potiguar, Futebol em Tom Maior, do concurso da Musa do Futebol Potiguar e da manutenção do mascote Cajulino.
Veja mais: Conselho Técnico aprova fórmula do Estadual 2015
Lançamento do plano comercial do Campeonato Potiguar 2015 acontece nesta sexta
06/11/2014

A Federação Norte-riograndense de Futebol(FNF) lança nesta sexta-feira, 07, a partir das 12h, na Churrascaria Sal e Brasa, o projeto comercial e as novidades do Campeonato Estadual 2015. Durante o evento será apresentada a logomarca do estadual, bem como a nova campanha totalmente direcionada para o torcedor do futebol potiguar, os novos formatos do Prêmio Craque Potiguar, Futebol em Tom Maior, do concurso da Musa do Futebol Potiguar e da manutenção do mascote Cajulino.
FOTO: Bandidos “tocam o terror†em Boa Saúde e Felipe Guerra em ações em caixas eletrônicos do Bradesco
06/11/2014
Mais uma vez, criminosos violaram caixa eletrônicos no interior do Rio Grande do Norte. Dessa vez, os alvos dos bandidos foram a cidade de Boa Saúde, situada a 69 km de Natal e Felipe Guerra. De acordo com informações preliminares, na madrugada desta quinta-feira, 06, por volta das 1h30, em Boa Saúde, homens armados explodiram o terminal do Bradesco local e levaram todo o dinheiro, quantia não revelada. Logo após a ação criminosa, fugiram em dois veículos tipo Amarok e Hillux de cores prata e branca, respectivamente. A quantia subtraída não foi revelada. A PM faz nesse momento o isolamento do local até a chegada dos peritos do ITEP.
Foto: Divulgação PM. (Terminal Felipe Guerra)
Segundo a Polícia, na cidade de Felipe Guerra, um outro terminal do Bradesco, uma quadrilha composta por cerca de 12 homens chegaram em uma Hilux, numa Pajero e em um caminhão-baú. Na ocasião, os veículos cercaram a delegacia da cidade para impedir a saída dos policiais. Na sequência, pasmem como nos filmes, o caminhão usado na ação criminosa se dirigiu até a agência dos Correios, no Centro da cidade. Os criminosos então usaram um cabo de aço para amarrar o caixa do Bradesco no veículo e puxaram de dentro do prédio. Contudo, o terminal foi encontrado abandonado. Não se sabe se dinheiro foi levado.
FOTO: Presidente do BB entrega cargo, mas mudança só será divulgada depois
06/11/2014
Foto: Paulo Fridman/Bloomberg/17-2-2011
Desgastado por denúncias de favorecimento a uma amiga em empréstimos concedidos pelo Banco do Brasil (BB) e BNDES, o presidente do BB, Aldemir Bendine, entregou o cargo ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Mas a saída dele só será anunciada oficialmente depois da nomeação do novo ministro da Fazenda. O secretário executivo da pasta, Paulo Rogério Caffarelli, deve ser convidado a assumir o comando do BB, de onde é funcionário de carreira. Entre assessores palacianos, Cafarelli é visto como o substituto natural de Bendini.
Segundo interlocutores do Planalto, Caffarelli só não ocupará o posto se não quiser ou se estiver interessado em outra colocação. A avaliação do governo é que ele conquistou espaço e pode escolher para onde quer ir, porque desenvolveu um bom trabalho na pasta.
— O cargo será oferecido a ele e só não será dele se ele não quiser – garante um interlocutor do Planalto.
Bendine foi alvo de denúncias recentes, como o financiamento concedido pelo BB à socialite Val Marchiori em condições favorecidas e o relato de seu ex-motorista, ao Ministério Público Federal, confessando que fez diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe. Com as denúncias, Bendine ficou desgastado demais para fazer o seu sucessor.
Até o nome de Caffarelli surgir como cotado à presidência do Banco do Brasil, as apostas eram de que o vice-presidente de Varejo do BB, Alexandre Abreu, herdaria a cadeira. Entre os funcionários, era dada como certa a ascensão de Abreu porque, desde as denúncias, Bendini afastou-se das atividades do dia a dia do banco. Com isso, o vice-presidente — responsável pelo programa Bom Pra Todos — ganhou mais espaço e, na prática, é quem toca a instituição.
A indefinição deixou o BB em compasso de espera. Projetos foram interrompidos neste ano, e, por enquanto, a ordem é cortar despesas para aumentar o resultado. Até viagens dos executivos foram limitadas para melhorar o balanço.
Outra decisão é esperar 30 dias para repor funcionários que saíram do cargo. A contenção de pequenas despesas é cada vez mais importante, já que o banco diminuiu os juros há dois anos, a pedido da presidente Dilma. E não deve elevar tarifas para recompor a margem.
— Do (programa) Bom Pra Todos para cá, todo ano é isso. Os outros bancos podem demitir para aumentar lucro, o BB não. Tem de fazer economia onde dá — pondera um especialista.
O Globo
Briga entre torcidas termina com 87 detidos e 4 feridos em MG
06/11/2014
Ao menos 85 pessoas foram detidas e dois adolescentes apreendidos em uma briga entre torcedores do Atlético-MG e do Flamengo do lado de fora do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, por volta das 23h de quarta-feira (5). Quatro pessoas ficaram feridas.
A confusão ocorreu durante o jogo entre Flamengo e Atlético. A equipe carioca perdia para os mineiros por 4 a 1.
Segundo a Polícia Militar, membros da torcida organizada Jovem Fla -impedidos de frequentar os estádios de futebol do país- jogaram pedras e pedaços de madeira contra os torcedores do Atlético-MG.
Para conter a briga, os policiais militares tiveram que usar balas de borracha e bombas de efeito moral. Três torcedores do Atlético e um policial militar ficaram feridos levemente. Eles foram levados ao Hospital Vera Cruz.
De acordo com a PM, 85 torcedores detidos foram levados a Ceflan (Central de Flagrantes) e os dois adolescentes apreendidos ao CIA (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente). A PM informou que todos são torcedores do Flamengo.
Por volta da 6h desta quinta-feira, os torcedores permaneciam na delegacia prestando depoimento.
Folha Press
Fátima terá encontro com Lula e Dilma
06/11/2014
A deputada e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, terá um encontro nesta quinta feira (6), em São Paulo, às 10h, com o ex-presidente Lula e os senadores eleitos pelo PT.
Ainda, nesta quinta feira, Fátima participará, em Brasília, de um jantar com a presidenta Dilma e os deputados, senadores e governadores eleitos pelo partido.
Gasolina deve subir 3% nas bombas
06/11/2014

O reajuste dos combustíveis foi discutido ontem durante reunião do conselho de administração da Petrobras e já teria recebido aval do governo. Segundo informações extraoficiais, há a possibilidade de o percentual ficar em 5%. Um novo encontro foi marcado para o dia 14, quando, além do reajuste, é também esperada a divulgação do balanço financeiro da estatal no terceiro trimestre.
A economista e sócia da Tendências Consultoria Integrada, Alessandra Ribeiro, estima que a alta esperada de 5% no preço da gasolina nas refinarias traria um reajuste de 3% nas bombas dos postos de combustíveis e um impacto de 0,11 ponto porcentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Miséria no Brasil aumenta pela primeira vez em 10 anos
06/11/2014

(Wilson Dias/ABr/VEJA)
A miséria voltou a subir no Brasil em 2013, segundo dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O instituto mostra que, entre 2012 e 2013, houve um aumento de 3,68% no número de indivíduos considerados abaixo da linha da pobreza, ou indigentes — passaram de 10.081.225 em 2012 para 10.452.383 no ano passado (veja gráfico), ou seja, mais de 371.000 pessoas entraram para o grupo de miseráveis no período. Este foi o primeiro aumento desde 2003, quando o indicador passou a cair ano a ano.
A linha de extrema pobreza levada em conta pelo Ipea é uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa, com base em recomendações da FAO – órgão da ONU para a agricultura e alimentação – e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os números, que constam do banco de dados Ipeadata, foram apurados pelo Ipea com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro. A análise social da Pnad é feita anualmente pelo Ipea. Contudo, neste ano, o Instituto optou por adiar a divulgação do levantamento alegando seu impacto no cenário eleitoral. Coincidentemente, em 2010, quando a análise mostrava melhora nos indicadores sociais, o Instituto fez a divulgação entre o 1º e o 2º turno. Os dados sobre o aumento da miséria foram publicados no Ipeadata no dia 30 de outubro.
A forma como o Ipea vem conduzindo a divulgação de dados foi alvo de críticas no mês passado, depois que um de seus diretores, Hérton Araújo, pediu exoneração por não concordar com o adiamento da divulgação da análise social da Pnad para depois das eleições. Araújo trouxe o assunto à reunião da diretoria colegiada do Ipea, realizada no dia 9 de outubro, mas não conseguiu convencer os demais membros. Segundo nota do Ipea “o Sr. Araújo procurou convencer os demais membros do colegiado a rever a decisão, restando vencido”.
Em setembro, o site de VEJA revelou que outro estudo engavetado pelo instituto, e que levava em conta a análise de dados da declaração do Imposto de Renda, mostrava que a concentração de riqueza havia aumentado no Brasil entre 2006 e 2012. A análise, ainda preliminar, apontava que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012. O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados consolidados das declarações dos contribuintes não estão abertos para consulta, tendo sido avaliados apenas por pesquisadores ligados ao instituto.
Procurado pelo site de VEJA, o Ipea informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não há previsão de divulgação da análise social dos dados da Pnad, apesar de os números que embasam a pesquisa já estarem no banco de dados do instituto.

ATENÇÃO ADVOGADOS: Aprovadas mudanças no sistema eleitoral da OAB
06/11/2014
As eleições da OAB serão regidas por novas regras. As mudanças, que foram aprovadas entre segunda e terça-feira, 3 e 4, pelo Conselho Pleno da Ordem, visam dar mais transparência ao pleito da entidade, afirma o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Ele alega ainda que foram seguidos “os mesmos princípios que defendemos em nossa proposta de reforma política democrática”.
Entre as principais alterações estão a limitação dos gastos de campanha, a vedação de doações de empresas e sociedades de advogados, a prestação de contas pelas chapas e o limite de doações individuais.
Também foram aprovados o estabelecimento de cotas de 30% de mulheres na composição das chapas, a possibilidade aos inadimplentes de quitação dos débitos até 30 dias antes do pleito, a vedação da distribuição de camisetas, bem como a venda de brindes. Tais alterações já estarão vigentes para a eleição de 2015.
O sistema de controle, capacitado para analisar as contas das chapas que concorrerem às quase mil seccionais e subseções, será implantado por decisão posterior do plenário, sendo efetivado para o pleito de 2018.
As mudanças constarão em uma resolução que ainda será editada e alterará o Regulamento Geral da OAB, além da substituição do provimento 146.
Migalhas
Presidente do TJ nomeia equipes de transições
06/11/2014
Mudança de governo e mudança de comando no TJ. O Desembargador Aderson Silvino baixou portaria no Diário Eletrônico nesta semana nomeando as equipes de transições da sua gestão para a gestão do futuro presidente Cláudio Santos para o próprio TJ e para a Corregedoria Geral.
Equipe Transição do TJ:

Equipe Transição Corregedoria:

Dilma: perdedores não podem ter ‘ressentimento’
06/11/2014
Gabriel Castro, Veja
A presidente Dilma Rousseff voltou a defender ontem um diálogo entre vencedores e derrotados nas eleições. Um dia depois de o senador tucano Aécio Neves afirmar que o governo perdeu a legitimidade de dialogar com a oposição por ter feito uma campanha eleitoral virulenta, ela disse que não pode haver “ressentimento” dos perdedores.
“Qualquer tentativa de retaliação por parte de quem ganhou ou ressentimento por parte de quem perdeu é uma incompreensão do processo democrático. E mais, criaria no Brasil um quadro caótico: o presidente eleito por um lado não conversa com o governador eleito por outro” afirmou a presidente, após um encontro com lideranças e parlamentares do PSD. Em seu primeiro discurso desde o dia do segundo turno, Dilma declarou que é hora de “desmontar os palanques”.
Em 2014, ‘Black Friday†Brasileira pode ultrapassar R$ 1 bilhão em vendas pela primeira vez
06/11/2014
Por Radar Tecnológico / Estadão
A Black Friday do comércio eletrônico brasileiro tem, pela primeira vez, a expectativa de ultrapassar R$ 1 bilhão em vendas. O dia de descontos será em 28 de novembro.
No esforço para fortalecer a confiança do consumidor, nesta quinta edição do evento a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net) reeditou um código de ética que garante o selo “Black Friday Legal” ao site que aderir. As empresas que ganharem o selo se comprometem a oferecer descontos de verdade e não maquiar preços durante a promoção.
Até hoje, 96 empresas assinaram o termo e a previsão é de chegar a 150 varejistas, um crescimento de 20% em relação a 2013. “A autorregulamentação é uma tentativa de separar o trigo do joio, destacando quem tem boas práticas”, diz o presidente da Câmara E-net, Ludovino Lopes.
Previsões de vendas. As previsões reforçam a consolidação do evento como principal data do e-commerce brasileiro. Segundo o diretor executivo do Ibope E-commerce, Alexandre Crivellaro, em novembro e dezembro os comércio online poderá faturar R$ 3,6 bilhões. E a Black Friday, em somente 24 horas, poderá responder por quase um terço desse volume.
Na projeção do E-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, a Black Friday tem potencial para gerar R$ 1,2 bilhão em vendas. Os dados do E-bit consideram 20 mil lojas online.
Entre as cerca de 120 lojas reunidas no site blackfriday.com.br, mantido pelo portal de cupons Busca Descontos, a previsão conservadora é de que as vendas atinjam R$ 700 milhões neste ano. “Mas podemos bater a marca de R$ 1 bilhão”, diz o presidente do Busca Descontos e incentivador da Black Friday no Brasil, Pedro Eugênio. Segundo ele, o tíquete médio na data é alto – perto de R$ 400-, pois o consumidor se dispõe a comprar produtos em que já tinha interesse. Itens como smartphones, TVs e tablets estão no topo da lista de desejos.
Amadurecimento do mercado. Eugênio diz que os lojistas e consumidores estão aprendendo a administrar expectativas sobre os descontos. “Nem todos os produtos estarão em promoção”, diz. De acordo com o Busca Descontos, os preços ficarão em média de 20% a 30% menores – porcentual significativo para produtos eletrônicos, por exemplo.
Pioneiro do e-commerce no Brasil e um dos fundadores da Câmara E-net, o professor Jack London diz que a Black Friday brasileira já passou da fase da desconfiança do consumidor e agora chega ao ponto da aceitação plena. “Esse ciclo ocorre com qualquer novidade e inovação”, diz London.
Em geral, o setor compartilha a visão de que a Black Friday amadureceu em toda a cadeia que envolve fornecedores, varejistas, empresas de pagamento de infraestrutura e consumidores. “A pior situação para a loja é gerar interesse no consumidor e não conseguir finalizar a venda por problemas técnicos”, diz Gastão Mattos, presidente da Braspag, empresa de soluções de pagamento do grupo Cielo. Segundo ele, várias empresas realizaram testes de estresse para prever problemas com alto número de acessos.
Previsão da Braspag mostra que o pico de vendas da Black Friday será entre 16h e 17h, o que pode indicar que o consumidor está preocupado em comparar preços.
Dado do Ibope E-commerce mostra que o acesso às lojas online cresceu sete vezes na Black Friday de 2013. Evento teste realizado pela Americanas.com em julho deste ano, a Black Night, fez os acessos crescerem três vezes.
Enquanto em 2012 as principais reclamações eram sobre propaganda enganosa e maquiagem de descontos, em 2013 os consumidores relataram mais problemas com sites fora do ar ou dificuldade para fechar uma compra, segundo o portalReclame Aqui.





















