Rodada 26 da Série B com América em campo nesta sexta e grandes duelos; ABC visita Icasa neste sábado
26/09/2014

CLASSIFICAÇÃO:


Trio rouba carros e assalta estabelecimentos em Natal, “esbarra†com a PM, dois morrem e “de menor†é baleado e apreendido
26/09/2014
O portal G1-RN destaca a noite de terror que bandidos proporcionaram na noite dessa quinta-feira (25), nas zonas oeste e sul de Natal. De acordo com a notícia, dois carros foram roubados e outros dois arrastões a estabelecimentos comerciais registrados no conjunto Pitimbu. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos ainda fizeram refém o proprietário de um dos veículos, que ficou preso por duas horas dentro do porta-malas.
Segundo o portal G1-RN, com informações da PM, o primeiro carro roubado foi um Gol vermelho, no conjunto Pitimbu. Os assaltantes renderam o dono do veículo e o colocou no porta-malas. Não satisfeito, em seguida, o trio seguiu para um carrinho de cachorro-quente. Em mais uma ação criminosa, os bandidos abordaram o dono e levaram o dinheiro e pertences. Na sequência, foram até a conveniência de um posto de combustíveis na região do Km 6, na Zona Oeste de Natal e realizaram um arrastão.
Ainda segundo o G1-RN, sem limites, os assaltantes abandonaram o Gol no bairro de Candelária, e roubaram uma caminhonete modelo Frontier , e seguiram para o bairro Felipe Camarão, também na Zona Oeste. Neste instante, a onda de crimes deu seu basta. Os bandidos se depararam com um carro da Polícia Militar, e se iniciou uma troca de tiros. Na ocasião, os três assaltantes foram baleados e encaminhados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Dois deles morreram. O terceiro, um adolescente de 17 anos, levou um tiro de raspão na perna e não corre risco.
Com informações do G1-RN
Pesquisa aponta empate técnico entre Marina e Dilma no segundo turno
26/09/2014
Por Estadão Conteúdo
Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira, 25, pela revista Carta Capital mostra vantagem de 13 pontos de Dilma Rousseff (PT) sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno e de um 1 ponto, em empate técnico, no segundo turno.
No primeiro turno, o levantamento aponta Dilma com 38% das intenções de voto contra 25% de Marina e 17% de Aécio Neves (PSDB). Brancos e nulos são 7% e indecisos, 11%. Na pesquisa anterior, divulgada na terça-feira, Dilma aparecia com 40%, Marina, com 22% e Aécio, com 17%.
Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 42% contra 41% de Marina, dentro da margem de erro. Na mostra anterior, a petista somava 46% contra 39% da pessebista.
Num cenário que considera Aécio como o adversário de Dilma, a petista tem 45% contra 37% do tucano. Na mostra anterior, a presidente tinha 49% contra 34% do senador.
O Vox Populi, contratado pela Carta Capital, entrevistou 2000 eleitores em 147 municípios do País entre 23 e 24 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00757/2014.
Lula: roubar banqueiro é chato, mas não faz falta
26/09/2014

Por Josias de Souza
Num desses surtos de loquacidade que costuma acometê-lo sempre que se depara com um microfone e uma plateia, Lula criou na noite de quarta-feira (24) uma espécie de assaltômetro. Por esse medidor metafórico, a aversão aos assaltos diminui conforme o nível de riqueza de suas vítimas. Se o assaltado for um banqueiro, aí mesmo é que a culpa do assaltante deve ser atenuada.
Lula discursava em Santo André, no ABC paulista, num comício do seu candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. A cena foi transmitida pela internet. Em dado momento, a pretexto de criticar o governador tucano Geraldo Alckmin, o orador falou sobre (in)segurança pública. “Agora, a coisa tá tão grave que é pobre roubando pobre”, disse o padrinho de Padilha.
“Eu, antigamente via: ‘bandido roubou um banco’. Eu ficava preocupado, mas falava: pô, roubar um banqueiro… O banqueiro tem tanto, que um pouquinho não faz falta. Afinal de contas, as pessoas falavam: ‘quem rouba mesmo é banqueiro, que ganha às custas do povo, com os juros. Eu ficava preocupado. [...] Era chato, mas era… sabe, alguém roubando rico.”
Quer dizer: na visão de Lula, o problema dos assaltos em São Paulo é que a oferta é menor do que a procura —no sentido de que há mais assaltantes procurando assaltáveis do que assaltáveis com dinheiro para ser assaltado. O sábio do PT deu um exemplo dos efeitos da crise que se abateu sobre o mercado dos assaltos.
“Essa semana, a Joana, que trabalha comigo, é irmã da Marisa [Letícia, mulher de Lula], na frente do hospital perto de casa, [...] oito horas da manhã, o cara encostou um negócio nas costas dela e falou: ‘É um assalto, eu tô armado. Continua andando normalmente, me dá o celular e me dá o seu dinheiro. A coitada teve que dar sessenta reais pro ladrão…”
A solução, disse Lula, é simples: “Se o Alckmin não tem competência pra fazer as coisas que o governador tem que fazer, nós temos que dizer pra ele: Alckmin, você já está há muito tempo aí. Saia. E deixa o jovem Padilha governar esse Estado para as coisas começarem a melhorar.”
Enquanto o PT tenta combinar com os russos, resta constatar que há na praça dois Lulas. Um financiou suas campanhas com doações milionárias dos bancos. Eleito, propriciou à banca lucros nunca antes vistos na história desse país. Outro desfruta da condição de ex-presidente voando em jatinhos de empreiteiros e recebendo honorários de bancos por palestras feitas à sombra. Sob holofotes, desanca nos palanques as elites assaltáveis desse país.
O carregador de postes do PT ainda não se deu conta. Mas, pelos critérios do seuassaltômetro, Lula é, hoje, um milionário perfeitamente assaltável. Tem tanto que, um pouquinho que for suprimido decerto não lhe fará falta.
Henrique visita o Alto Oeste Potiguar
26/09/2014
A 10 dias da eleição, o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, fez uma convocação aos eleitores, nesta quinta-feira (25), em visita aos municípios de Pau dos Ferros e Martins, no Alto Oeste. “Esse estado não pode mais errar. Não pode mais se aventurar. Podem confiar: chega aqui o seu deputado federal que vai ser eleito governador no dia 5 de outubro”, disse.
Henrique destacou a importância de se preparar politicamente para administrar o Rio Grande do Norte. “Não me preocupo apenas em ganhar a eleição. O Rio Grande do Norte está numa situação quase ingovernável. Saúde é um caos; Segurança, é só desrespeito; Educação, uma vergonha; a situação hídrica agoniza. Então, não é só ganhar por ganhar. É preciso ter força para mudar.”
Em Pau dos Ferros, Henrique e candidata ao Senado Wilma de Faria (PSB), foram recebidos pelo deputado estadual e candidato à reeleição Gustavo Fernandes (PMDB) e pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo. O deputado estadual Walter Alves (PMDB), que disputa uma vaga na Câmara Federal, também acompanhou a caravana.
“Estamos na reta final desta eleição. Temos fé e esperança em você, Henrique. A região Oeste em peso vai consagrar seu nome”, afirmou Nilton Figueiredo. Gustavo Fernandes ressaltou: “Vou dormir de alma lavada porque, numa quinta-feira, essa multidão veio para o meio da rua dizer que vota em Henrique governador”.
Em Martins, a prefeita Olga Fernandes (DEM) conclamou a população ao voto em Henrique no dia 5 de outubro. “Hoje é uma noite de emoção. Uma noite linda. Ver essa multidão na praça de Martins. Chegou a hora de votar neste homem que é preparado para governar e ajudar a administrar Martins. Estou andando de casa em casa e o que temos sentido é a vontade do povo em votar em Henrique”, discursou.
Robinson faz movimentação polÃtica em Tibau do Sul, Goianinha, BaÃa Formosa e São Gonçalo,
26/09/2014
O candidato a governador da coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD), percorreu três municípios do Litoral Sul do Rio Grande do Norte na noite desta quinta-feira (26). Ele fez comícios em Tibau do Sul, Goianinha e Baía Formosa, acompanhado do deputado federal Fábio Faria (PSD) do deputado estadual José Dias (PSD), ambos candidatos à reeleição, e do ex-prefeito de Goianinha, Dison (PSD), que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa.
Em Tibau do Sul, com o ex-prefeito José Odécio e o ex-candidato a prefeito Modesto, Robinson fez carreata até o centro do município, onde discursou para um animado público. Modesto lembrou dos trabalhos de Robinson em benefício dos municípios quando ainda era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. “A construção da estrada de Saibaúma se concretizou a partir de um requerimento de Robinson Faria”, ressaltou.
Já em Goianinha, o ex-prefeito Dison e o vice-prefeito Berg prepararam uma grande festa com milhares de pessoas que pararam para ouvir as propostas do candidato ao Governo do Estado. “Eu peço que cada um de vocês multiplique o voto, que pastore o voto porque não podemos perder a oportunidade de termos um agresteiro, um irmão como governador do nosso Estado”, pediu Dison.
Após Goianinha, a Caravana da Liberdade seguiu até Baía Formosa, onde Robinson conta com o apoio do ex-candidato a prefeito Adeilson Gomes e de vereadores. Em sua fala, o deputado estadual José Dias defendeu o nome de Robinson para governar o Estado. “Ele não é apenas meu candidato, é o futuro governador do Rio Grande do Norte. Escolhi Robinson porque conheço o outro e o Estado não merece ser governado por um homem que não tem compromisso. E Robinson tem palavra. Além disso se assessorou dos melhores técnicos para criar um Programa de Governo que é viável e que ele vai cumprir”, enfatizou o parlamentar.
SÃO GONÇALO
Faltando 10 dias para a eleição, os candidatos da coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (Governo) e Fátima Bezerra (Senado) voltaram a São Gonçalo do Amarante onde fizeram caminhada no Centro da cidade nesta quinta-feira (25).
Acompanhados do presidente estadual do PT, vereador do município e candidato a deputado federal, Eraldo Paiva (PT), e da ex-candidata a prefeita, professora Tereza, lideranças e moradores da cidade eles percorreram as ruas do Centro conversando com a população e com os comerciantes.
“A região metropolitana de Natal receberá mais apoio e investimentos do governo estadual, principalmente na questão da segurança pública. No nosso governo vamos fazer parcerias com as prefeituras para melhorar também a questão da mobilidade e do transporte na região que mais cresce no Estado”, destacou Robinson.
Mais uma vez os candidatos foram recebidos com mensagens de apoio e pedidos para que os candidatos, quando eleitos, se empenhem em resolver os principais problemas do Rio Grande do Norte, como a insegurança e a questão da Saúde Pública.
Consult/TN mostra eleição para Governo no 1º turno
26/09/2014
Nova pesquisa sobre as intenções de votos entre o eleitorado potiguar, realizada pela Consult para a TRIBUNA DO NORTE, mostra um quadro definido, já no primeiro turno, na disputa ao governo do Estado e um “empate técnico” quanto a eleição para a vaga no Senado Federal. Para o Executivo estadual, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), pontua na Consult/TN com 39,94%, quase dez pontos percentuais a frente do segundo colocado, o vice-governador Robinson Faria (PSD), que tem 30%. Os três outros candidatos ao governo somam 2,99% (veja infográfico); brancos e nulos 14,41% e os indecisos 12,65%. Computados somente os votos válidos, Henrique Eduardo tem 6,95% pontos percentuais de vantagem sobre todos os outros candidatos.
Esses resultados são das questões estimuladas, quando o entrevistado escolhe entre os nomes apresentados a ele. Mas, eles se assemelham aos registrados para as respostas espontâneas. Convidados a citar em quem votariam para o governo do Estado, 22, 53% dos entrevistados pela Consult responderam que em Henrique Eduardo e 13,82% em Robinson Faria. Os demais candidatos foram citados por 1,05%. A soma é 14,88%, uma diferença pró candidato do PMDB de 7,65%.
O presidente da Consult, Paulo de Tarso Teixeira, considera “natural” o crescimento da candidatura de Robinson, mas também analisa como “estável” a situação da candidatura Henrique Eduardo, faltando pouco mais que uma semana para as eleições (leia entrevista com ele, abaixo). O quadro na disputa pela vaga potiguar no Senado, entretanto, é de “empate técnico” entre as duas principais concorrentes, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), e a deputada federal Fátima Bezerra (PT). A petista, com 39% das intenções de votos (pergunta estimulada) tem uma vantagem de 2, 76 pontos percentuais. Wilma de Faria tem 36,24% e os três outros candidatos somaram dois por cento. Brancos e nulos são 12,47% e indecisos 10,29%. A diferença pró Fátima, nas respostas espontâneas, é praticamente a mesma: 2,94 pontos percentuais.

Rejeições e presidência
A Consult também procurou saber em quem os eleitores “não votariam de maneira alguma” nas próximas eleições e o maior índice foi dos que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados: 54,8%. O percentual que rejeita todos é de 16,9%. Entre os candidatos ao Governo do Estado, os resultados da rejeição foram: Henrique Eduardo Alves 13,5%; Robinson Faria 9,2%; Araken Farias 2,9%; Simone Dutra 1,8% e Robério Paulino 1,5%.
Na escolha de um nome para o Senado, também mais da metade (57,8%) dos entrevistados não indicaram rejeições entre os candidatos, enquanto 16,3% rejeitam todos. O índice de rejeição para Wilma de Faria é 14,9%; Fátima Bezerra 6,9%; professora Ana Célia 1,8%; Roberto Ronconi (o TRE/RN cancelou a candidatura dele está semana) 1,6% e professor Lailson 1,4%.
O quadro de intenções de votos entre os eleitores potiguares para a Presidência da República é de definição pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) que, segundo a pesquisa Consult/TN, tem 46,71%. A vantagem é o dobro do que pontua Marina Silva (PSB), que tem 23,29% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB) tem 11,12%. Os outros candidatos ou não pontuaram ou receberam menos de 0,5%. Brancos e nulos somam 8,59% e indecisos 9,41%.
Dados técnicos
A pesquisa Consult/Tribuna do Norte foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, com 1.700 entrevistas distribuídas em 10 regiões do Estado, abrangendo 58 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, de 2.3%. Os registros na Justiça Eleitoral são 823/2014 no TSE e 034/2014 no TRE/RN.
Junior Grafith convoca a “Nação Grafitheira†a votar em Laura Helena
26/09/2014

Diante de uma multidão de cerca de 700 pessoas, a advogada e candidata a deputada estadual Laura Helena (PPS) realizou na noite desta quinta-feira (25) um grande encontro com eleitores em Felipe Camarão, onde reuniu representantes de vários bairros da Zona Oeste de Natal, além de lideranças da política local, como o vereador Junior Grafith, o presidente do PPS, ex-deputado Wober Junior e o secretário de Esportes de Natal, Luiz Eduardo Machado. O evento político contou ainda com a presença do Padre Caio, nacionalmente conhecido como Padre Sanfoneiro.
Com a plateia lotada de jovens vindos de bairros como Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Cidade Nova, Quintas e Bom Pastor, um dos pontos altos do encontro foi a convocação feita por Junior Grafith, aos milhares de fãs que a banda Grafith detém no Rio Grande do Norte. “Laura Helena é minha candidata. É jovem, é competente e por isso eu peço a grande nação Gafitheira para no dia 5 de outubro votar em Laura”, conclamou. Laura Helena destacou por sua vez a importância de na eleição do próximo dia 5 de outubro o eleitor votar livremente, de acordo com a sua consciência. “Para que o atual cenário de caos seja mudado, temos que primeiro mudar os políticos que não nos representam. Eu quero representar o povo da Zona Oeste e de todas as outras regiões da cidade”, destacou.
Foragida do estado de Pernambuco é presa pela PolÃcia Civil do RN
26/09/2014

A equipe da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap) localizou e prendeu, por força de mandado de prisão, a foragida da justiça Gisele Barbosa Vieira, de 36 anos. A prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no loteamento Vale Dourado, Zona Norte de Natal. Gisele foi condenada a dez anos de prisão pelo homicídio do seu ex-companheiro, José Joaquim Silva, de 48 anos.
O crime ocorreu em dezembro de 2007, na cidade de São Lourenço da Mata/PE. O homicídio aconteceu durante uma discussão. Na ocasião, tanto Gisele quanto José estavam embriagados e a briga teria tido início após o ex-companheiro tentar abusar da filha dela. Gisele será recambiada para Pernambuco onde cumprirá sua pena.
Advogado Sebastião Leite consegue primeira liminar contra a Cosern sobre cobrança indevida de ICMS
26/09/2014
Como noticiamos em primeiro mão (27.08.14 – 07:24) a COSERN esta cobrando na conta enviada a seus clientes, valor relativo ao ICMS – Imposto Sobre Circulação Mercadoria e Serviços sob o argumento de que a Secretaria de Estado de Tributação do Rio Grade do Norte – SET-RN teria realizado uma ação fiscal referente as alíquotas de ICMS aplicadas as faturas de energia elétrica emitidas a unidade consumidora de determinados clientes e como resultado teria apurado diferença de ICMS, em virtude da utilização de alíquotas em percentuais menores do que os devidos.
Com base em tais fatos e na clausula terceira do Contrato de Adesão referente a Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica a Cosern passou a cobrar valor retroativo de diferença de ICMS nos últimos cinco anos.
Invocando diversos preceitos constitucionais, o código de defesa do consumidor e outras normas a DIBA – Distrito de Irrigação do Baixo Açu, através do advogado Sebastião Rodrigues Leite Junior, consegui a primeira liminar na Justiça Estadual sobre o tema, ocasião em que a Juíza da Sétima Vara Cível de Natal-RN, Dra. Amanda Grace Diógenes determinou “… Ante o exposto, com base no art. 273, I do CPC defiro a tutela antecipada pleiteada pelos demandantes, para o fim de determinar que a COSERN suspenda a cobrança da alíquota de ICMS nas faturas de energia elétrica dos autores, ficando ainda a mesma impedida de cortar o fornecimento de energia nas unidades de consumo dos autores, inclusive quanto a cobrança de ICMS retroativo aos últimos cinco anos, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais), limitada ao teto de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais).”
A COSERN já foi noticiada e não poderá mais proceder a cobrança com relação a tal cliente.
Advogado Sebastião Leite consegue primeira liminar contra a Cosern sobre cobrança indevida de ICMS
26/09/2014
Como noticiamos em primeiro mão (27.08.14 – 07:24) a COSERN esta cobrando na conta enviada a seus clientes, valor relativo ao ICMS – Imposto Sobre Circulação Mercadoria e Serviços sob o argumento de que a Secretaria de Estado de Tributação do Rio Grade do Norte – SET-RN teria realizado uma ação fiscal referente as alíquotas de ICMS aplicadas as faturas de energia elétrica emitidas a unidade consumidora de determinados clientes e como resultado teria apurado diferença de ICMS, em virtude da utilização de alíquotas em percentuais menores do que os devidos.
Com base em tais fatos e na clausula terceira do Contrato de Adesão referente a Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica a Cosern passou a cobrar valor retroativo de diferença de ICMS nos últimos cinco anos.
Invocando diversos preceitos constitucionais, o código de defesa do consumidor e outras normas a DIBA – Distrito de Irrigação do Baixo Açu, através do advogado Sebastião Rodrigues Leite Junior, consegui a primeira liminar na Justiça Estadual sobre o tema, ocasião em que a Juíza da Sétima Vara Cível de Natal-RN, Dra. Amanda Grace Diógenes determinou “… Ante o exposto, com base no art. 273, I do CPC defiro a tutela antecipada pleiteada pelos demandantes, para o fim de determinar que a COSERN suspenda a cobrança da alíquota de ICMS nas faturas de energia elétrica dos autores, ficando ainda a mesma impedida de cortar o fornecimento de energia nas unidades de consumo dos autores, inclusive quanto a cobrança de ICMS retroativo aos últimos cinco anos, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais), limitada ao teto de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais).”
A COSERN já foi noticiada e não poderá mais proceder a cobrança com relação a tal cliente.
Blog do BG
RN investe em divulgação em São Paulo
26/09/2014
O Rio Grande do Norte está até domingo com um estande de divulgação na 42° Abav Expo, realizada em São Paulo nesta semana pela Associação de Brasileira de Agentes de Viagens.
No local, a Empresa de Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (Emproturn) está distribuindo material impresso da campanha “Em cada Canto, Um encanto“, que retrata os principais atrativos turísticos dos cinco polos do Estado: Seridó, Costa Branca, Costa das Dunas, Agreste-Trairi e Serrano.
PT terá direito a uma página inteira como direito de resposta na VEJA
26/09/2014
Por 247
Foi pior do que Brasil e Alemanha na Copa do Mundo. Por sete votos a zero, a revista Veja foi condenada, nesta noite, a reparar o dano causado ao Partido dos Trabalhadores por uma reportagem publicada há duas semanas.
No texto “O PT sob chantagem”, Veja acusava lideranças do PT, incluindo o ex-presidente Lula e o ministro Gilberto Carvalho, de terem sido submetidos a uma chantagem para que não fossem arrastados para o escândalo da Petrobras. Segundo a revista da Marginal Pinheiros, o PT teria pago US$ 6 milhões, em dólar, ao financista Enivaldo Quadrado para que os nomes de seus dirigentes não fossem envolvidos no caso.
Como a reportagem não apresentava qualquer prova ou indício da denúncia que fazia, o PT representou contra a publicação no Tribunal Superior Eleitoral. Além de contar com parecer favorável do procurador-geral Rodrigo Janot, a posição do relator Admar Gonzaga foi acompanhada pelos outros seis ministros do TSE – entre eles, três representantes do Superior Tribunal Federal: Dias Toffoli, Teori Zavascki e Rosa Weber.
O direito de resposta, de uma página, deverá ser publicado nesta ou na próxima edição de Veja – a depender da intimação dos dirigentes da editora, hoje conduzida por Giancarlo Civita e Fabio Barbosa. “Não se discute aqui qualquer restrição à liberdade de imprensa, mas apenas o direito de resposta”, enfatizou Dias Toffoli.
Com a decisão desta quinta-feira, crimes de imprensa – que se tornam mais comuns em períodos eleitorais – começam a ser punidos.
Passageiro é preso ao se masturbar em voo nos EUA
26/09/2014

Um passageiro foi detido após ser flagrado se masturbando dentro de um avião em um voo da companhia aérea Virgin Atlantic, na última segunda-feira. As informações são do Gawker.
O voo estava programado para sair de Boston e seguir para Los Angeles, nos EUA. No entanto, o caso fez com que a aeronave fizesse uma escala em Omaha, para que o passageiro saísse do avião.
Segundo a companhia aérea, Doug Adams, 26 anos, foi ao banheiro dentro do avião e demorou para sair. Mais tarde, ele estava sentado ao lado de uma mulher, durante o voo, e começou a se masturbar. Incomodada, a mulher pediu o auxílio de funcionários.
Depois de ser advertido, Adams levantou-se da sua poltrona e tentou sair do avião, tentando abrir as portas da aeronave. Neste momento, o piloto decidiu pousar a aeronave.
Adams foi escoltado por policiais para um hospital em Nebraska para observação e ficará preso por uns dias. Ele deve pagar uma multa pelo transtorno causado durante o episódio.
Apple diz que lançará nova atualização para o iOS 8
26/09/2014
Após tirar do ar a atualização 8.0.1 do seu novo sistema operacional, a Apple disse nesta quinta-feira (25) que lançará a versão 8.0.2 do Software dentro de “poucos dias”.
A primeira atualização para o iOS 8 foi liberada e removida nesta quarta-feira (24) após causar problemas na recepção de sinal de celular e na função Touch ID (de reconhecimento de impressões digitais) de alguns smartphones.
A Apple espera corrigir os problemas com a nova atualização.
Em seu site, a empresa apresentou aos consumidores uma maneira alternativa de reinstalar o iOS 8 nos iPhones 6 e Plus por meio do iTunes.
Lançado no último dia 17, O iOS 8 já estava presente em 46% dos dispositivos móveis da Apple (entre iPad, iPhone e iPod Touch) até o dia 21.
Folha Press
Sob pressão, Fifa deve mexer em regra sobre direitos dos jogadores
26/09/2014
O comitê executivo da Fifa avançou nesta quinta-feira (25) a discussão para controlar a ação de investidores na compra de jogadores. Se chegar a um acordo, o comitê pode anunciar mudanças nas regras nesta sexta (26), em Zurique, onde está reunido.
A informação foi confirmada à reportagem pelo presidente da Uefa, Michel Platini, e pelo presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, após o primeiro dia de encontro.
Segundo as palavras de Platini, a ideia é “banir” de vez a participação desses investidores nos direitos econômicos dos atletas. Ou seja, somente clubes seriam donos dos jogadores, pondo fim à prática de “fatiá-los” com investidores.
Questionado pela reportagem sobre o alcance da mudança, o dirigente da Uefa foi claro: qualquer clube do futebol mundial. “A Fifa é o mundo inteiro”, afirmou.
Já Del Nero adotou um tom mais leve: aposta na regulamentação da prática pela Fifa, mas não excluindo-a do futebol, pelo menos no curto prazo.
As medidas podem atingir, por exemplo, proprietários de direitos econômicos de jogadores que atuam no Brasil.
AÇÃO DA UEFA
A Fifa começa a agir dois dias depois de reportagem do jornal britânico “The Guardian” revelar que a Uefa está disposta a proibir a ação de intermediários a partir da próxima temporada.
No entanto, segundo informou o jornal, haveria um período de transição para que todos os clubes europeus se adaptassem totalmente às mudanças. A reportagem menciona, entre outros grupos que atuam desta maneira, a brasileira Traffic Sports.
Defensor dessa regulamentação, Platini tem sido pressionado pelos clubes do Campeonato Inglês, que protestam contra os pagamentos fatiados a grupos de investimentos donos de passe de atletas.
Segundo a mídia britânica, o português Jorge Mendes, apontado como o agente mais poderoso na Europa, estaria usando empresas em paraíso fiscal para comprar jogadores de Espanha e Portugal, entres eles o argentino Di Maria, que trocou o Real Madrid pelo Manchester United nesta temporada, e o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, recém-transferido do Atlético de Madri para o Chelsea.
Além de Espanha e Portugal, países do leste europeu e da América do Sul são os que mais utilizam recursos desses grupos de investimento para negociar jogadores. O dinheiro colocado no passe dos atletas já estaria em torno de 1 bilhão de euros (R$ 3 bilhões).
Se depender de Platini e do Campeonato Inglês, nenhum clube do mundo poderá agir desta maneira num futuro próximo.
A questão é que dirigentes da Commebol, por exemplo, argumentam que a estrutura econômica de clubes sul-americano é muito inferior à dos ingleses, alguns deles, como Manchester City e Chelsea, com um único e bilionário dono. Ou seja, grupos de investimentos seriam fundamentais para poder manter jogadores no Brasil ou em qualquer outro país neste contexto, alegam os cartolas.
Folha Press
Vigilância Sanitária do RN: População deve denunciar comercialização da água mineral sem selo de qualidade
25/09/2014
A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (Suvisa), através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, alerta a população sobre os riscos do consumo de águas envasadas que estão sendo comercializadas clandestinamente no Rio Grande do Norte. De acordo com nota oficial publicada nesta quinta-feira (25) os consumidores que observarem alguma irregularidade quando adquirirem o produto devem avisar imediatamente aos órgãos que atuam na vigilância sanitária no estado e municípios de forma a preservar a qualidade do produto e a saúde do consumidor.
Confira a nota oficial na íntegra:
“Em decorrência das inúmeras reclamações recebidas dos consumidores sobre águas envasadas clandestinamente e que estão sendo comercializadas no Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa-RN) e do Setor de Alimentos da Suvisa-RN, fazem os seguintes esclarecimentos à população:
1 – Consumidores de águas envasadas em garrafões de 10 (dez) e 20 (vinte) litros devem observar a integridade das embalagens, dos rótulos e dos lacres que envolvem os garrafões de águas envasadas (mineral e adicionadas de sais) sempre que adquirir esses produtos.
2 – É importante a lavagem e higienização dos bebedouros e dos garrafões antes de abastecê-los.
3 – Rejeitar embalagens sem rótulos ou com rotulagem rasurada e sem lacre.
Portanto, caso se depare com uma das situações citadas acima, a SUVISA recomenda que comunique imediatamente à Vigilância Sanitária do Estado, Regionais e Municipais e também aos órgãos de defesa do consumidor como o Procon-RN, para que as medidas administrativas contra os infratores sejam efetivadas, no sentido de preservar a qualidade do produto e a saúde do consumidor.
Telefones para contato da SUVISA/RN: (84) 3232-2562 ou 3232-2557. Endereço da Suvisa/RN: Avenida Junqueira Aires, 488 – Centro – Natal/RN. CEP: 59025-280”.
VITÓRIA RÉGIA DA CUNHA
Subcoordenadora da SUVISA/RN
Enem abre na terça inscrição para jovens detidos ou presos
25/09/2014
O prazo de inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pessoas detidas ou presas começa às 10h da próxima terça-feira (30).
O procedimento é feito exclusivamente pela internet e termina no dia 30 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. O edital está publicado na edição desta quinta-feira (25) no “Diário Oficial da União”.
Os coordenadores pedagógicos das unidades de privação de liberdade são os responsáveis pelas inscrições. Participam do exame os presos e internos de unidades que firmaram termo de compromisso com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
No primeiro dia de prova, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, eles terão uma hora a mais de exame, que abordará as linguagens, os códigos e suas tecnologias, redação e matemática. A aplicação das provas começa às 13h.
No ano passado, o Enem para pessoas privadas de liberdade teve 30 mil inscritos, número 28% superior ao registrado em 2012. A nota do exame pode ser usada para o acesso a cursos de educação superior e para obter a certificação do ensino médio.
Folha Press
Advogado diz que disputa eleitoral é marcada pelas redes sociais e propagandas negativas
25/09/2014

Os candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Norte têm apenas mais três programas eleitorais para tentar convencer o eleitor nessas eleições em primeiro turno no Rio Grande do Norte. Na quarta-feira da próxima semana serão exibidos os últimos programas. Amanhã e segunda, os outros dois. Na linha de frente da disputa, os candidatos Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) manterão a estratégia de tentar desconstruir a imagem um do outro.
Apesar das mobilizações de rua, a campanha deste ano foi atípica, centrada no palanque eletrônico. “Historicamente, você tem as eleições das passeatas com os carros de som, depois as eleições das carreatas com os trios elétricos, após as eleições do rádio e da TV, quando houve muitas ações contras as TVs e rádios, e hoje há muita mídia social, com propagandas negativas por Whatsapp, Twitter e Facebook”, avalia o advogado Erick Pereira ao Jornal de Hoje.
Erick Pereira analisa que estas estão sendo eleições atípicas no Brasil e no Rio Grande do Norte, diferente de outros pleitos, com destaque para a falta de participação do cidadão. “O grande risco que vejo é o eleitor imaginar que anulando o voto, votando em branco ou não indo votar, será um voto de protesto, quando, na verdade, será um grande risco que você tem em não participando eleger quem exatamente você não quer que seja eleito”, avalia, explicando que voto em branco ou nulo ou não participação no pleito não entra no cômputo dos votos válidos.
Pleno do TRE reverte decisão e programa de Robinson perde dois minutos para direito de resposta de Henrique
25/09/2014
O candidato do PMDB, Henrique Alves, terá dois minutos de direito de resposta no programa de televisão de Robinson Faria. O direito de resposta foi concedido, em dois processos, nesta quinta-feira (25) pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral por conta do uso de informações “sabidamente inverídicas” e ofensivas por parte do programa de Robinson.
A decisão do TRE restabelece ao candidato do PMDB o direito de resposta anteriormente concedido pelo juiz eleitoral Cícero Martins. O candidato do PSD havia veiculado em sua propaganda a existência de uma suposta condenação contra Henrique Alves pelo Tribunal de Justiça. Henrique foi absolvido pelo Tribunal de Justiça. A absolvição foi confirmada no Superior Tribunal de Justiça.
“É certo que o princípio da inocência veda o tratamento de “condenado”, enquanto não houver o trânsito em julgado. No presente caso, houve não só a reforma, pelo Tribunal de Justiça, da condenação inicial, como a confirmação de tal posição pelo STJ, de modo que a informação veiculada na propaganda é desenganadamente inverídica”, relatou o juiz Cícero Martins de Macedo em sua decisão.
O Ministério Público em suas considerações utilizou argumentação parecida. “Afirmar-se que o candidato foi condenado por ato de improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte quando na verdade ele foi absolvido por tal corte é falsear a verdade e incutir no eleitorado uma realidade muito distinta da real”, afirmou o MPE.




















