Política

Juninho Saia Rodada amplia força no interior com novos apoios em Cerro Corá e Itaú

09/09/2026

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba e texto

 

A candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal recebeu dois novos reforços políticos no interior do Rio Grande do Norte. Em Cerro Corá-RN, declarou apoio Dr. João, médico que atua há mais de três anos na região do Seridó e mantém forte presença junto à população do município.

Ao longo desse período, Dr. João vem construindo uma trajetória de trabalho em Cerro Corá, com atendimentos, visitas e presença também nas comunidades rurais. A atuação permitiu conhecer de perto as necessidades da população e os principais desafios enfrentados pelo município.

Outro importante apoio veio de Itaú-RN, onde o suplente de vereador Danilo Mimoso também declarou apoio à candidatura de Juninho Saia Rodada, ampliando a base política do candidato na região Oeste.

As duas adesões reforçam a presença de Juninho em diferentes regiões do estado e fortalecem uma candidatura que segue agregando lideranças locais na caminhada rumo à Câmara Federal.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Notí­cias

CineSolar, cinema ao ar livre movido a energia solar, chega ao Assentamento Boa Sorte, em João Câmara, com entrada e pipoca de graça

09/09/2026

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto

Foto:Pedro Cerqueira/CineSolar

 

O CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, será vivenciado ao ar livre em João Câmara (RN), no sábado (12/09), a partir das 18h30, na Escola Municipal do Assentamento Boa Sorte. Com acesso gratuito e livre para todas as idades, a sessão de cinema aborda temas como sustentabilidade, ciências e tecnologia e, na telona, serão exibidos curtas-metragens e a animação “Entre Penas e Bicadas”. Os filmes contam com recursos de acessibilidade e, durante o evento, haverá distribuição de pipoca.

A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de João Câmara, por meio das Secretarias de Cultura e Educação. A realização é da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura.

O protagonista do projeto é o furgão do CineSolar, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Por isso, o CineSolar oferece acesso gratuito a um cinema movido a energia solar e ao ar livre. A ideia é trazer consciência ambiental de forma leve e lúdica. Nossa sessão vai além de assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O circuito

O CineSolar e o CineSolarzinho integram a frente Circuito CPFL, do Instituto CPFL. Em 2026, no primeiro semestre, os projetos passaram por diversas cidades de São Paulo e de Minas Gerais. Neste segundo semestre, serão contemplados municípios do Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. A curadoria dos filmes aproxima o Brasil da China, que tem se consolidado como uma potência global no cinema.

Além das sessões de cinema, em algumas cidades serão promovidos encontros da Oficinema Solar em escolas públicas. A oficina on-line tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion, que consiste em criar a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias sequenciais. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.

“O Circuito CPFL é guiado pela convicção de que cultura e sustentabilidade caminham juntas e têm o poder de transformar realidades. Ao apoiar o CineSolar, há mais de 10 anos, contribuímos para levar arte, ciência e tecnologia movidas a energia limpa de forma acessível às pessoas, criando momentos de encontro, pertencimento e aprendizado. São experiências gratuitas que ampliam oportunidades, fortalecem comunidades, gerando impactos positivos que permanecem para além da sessão de cinema”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

PROGRAMAÇÃO

Assentamento Boa Sorte - João Câmara/RN

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sábado (12/09)

Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens 

19h30 - 2ª sessão: ‘Entre Penas e Bicadas’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Em frente à Escola Municipal de Boa Sorte - Assentamento Boa Sorte - João Câmara/RN

Local em caso de chuva: dentro da Escola

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

João Câmara: Vereador Gilberto Honorato solicita calçamento da Rua Geraldo Soares, em Oiticica

09/09/2026

Requerimentos do vereador Gilberto Honorato contempla melhorias as  comunidades; Oiticica, Morada Nova, Boa Sorte, Amarelão e Brejinho - Blog  do Montoril

Vereador Gilberto Honorato (Foto: reprodução)

 

O vereador Gilberto Honorato (União Brasil), apresentou uma nova solicitação em favor da comunidade de Oiticica. A demanda foi apresentada por meio do Requerimento nº 595/2026. A matéria foi protocolada durante a sessão ordinária da última segunda-feira (08). No documento, o vereador Gilberto Honorato solicita providências para melhorar a infraestrutura da comunidade. O pedido é direcionado à Secretaria de Obras, Transportes e Urbanismo (Semotur). 

Entre as medidas solicitadas está a pavimentação da Rua Geraldo Soares. A obra prevê a implantação de calçamento na referida via. Segundo a solicitação, a intervenção é de relevante interesse público para os moradores. A pavimentação poderá melhorar as condições de acesso e circulação pela rua. A medida também poderá contribuir para mais segurança e comodidade para a população.

O vereador Gilberto Honorato reforça, com a iniciativa, sua atuação em demandas comunitárias. O requerimento agora deverá ser encaminhado à secretaria responsável pela execução dos serviços. A solicitação será analisada pelo setor competente da administração municipal.

A expectativa é de que a demanda seja atendida e a obra possa beneficiar os moradores de Oiticica. Com o pedido, o vereador Gilberto Honorato busca contribuir para melhorias na infraestrutura da comunidade.

Pode ser uma imagem de texto

(Foto: reprodução)

 

Por Marco Montoril

 

Essa publicação é um oferecimento

POSTOS ST

Notí­cias

Bancários encerram greve nos bancos privados do RN, mas paralisação continua na Caixa e no BB

09/09/2026

Foto: Sindicato dos Bancários do RN

 

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve nos bancos privados após aceitarem o acordo apresentado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A paralisação, no entanto, continua nos bancos públicos. As negociações com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil seguem nesta quarta-feira (9).

A decisão sobre os bancos privados foi tomada em assembleia na noite desta terça-feira, após um dia de paralisação no Estado. A proposta prevê reposição da inflação mais 0,6% de ganho real, além da renovação de cláusulas da convenção coletiva e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

O Sindicato dos Bancários do RN (SEEB-RN), no entanto, criticou os termos. O diretor Marcos Tinôco classificou a proposta como “rebaixada” e destacou que o RN foi o único estado a manter a greve nos bancos privados durante todo o dia.

“Infelizmente, nós não temos as condições objetivas de continuar uma greve sozinhos, só o Rio Grande do Norte”, afirmou Tinôco. Segundo ele, a assinatura ocorreu após a proposta ser aceita nacionalmente pelas entidades ligadas à Contraf-CUT.

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Política

Candidato a federal pelo PSB desiste e amplia crise interna no partido

09/09/2026

Foto: reprodução

 

O candidato a deputado federal pelo PSB, Pedro Henrique, anunciou nesta terça-feira (8) que desistiu da disputa eleitoral.

Segundo ele, a decisão ocorre em meio aos conflitos internos da legenda, “após cobranças por mais diálogo, respeito aos candidatos, estrutura de campanha e transparência na condução dos recursos eleitorais”.

Com a saída de Pedro Henrique, o PSB passa a contar com apenas sete candidatos a deputado federal. Novas desistências, segundo informações de bastidores, são esperadas.

O partido é presidido no Rio Grande do Norte pela ex-deputada estadual Larissa Rosado, que também é candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo petista Cadu de Lula.

Questionamentos

Na semana passada, uma das candidatas a deputada federal pelo PSB, Dra. Gleuce, protocolou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando os critérios de distribuição do Fundo Eleitoral.

A candidata também apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo esclarecimentos sobre os recursos recebidos pelo PSB-RN e os critérios previstos em lei para a distribuição dos recursos destinados a mulheres e pessoas negras e pardas.

No sistema do TSE, consta que o PSB nacional doou R$ 210 mil à candidatura majoritária.

 

Por Saulo Vale

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Política

João Maia percorre o RN, amplia apoios e fortalece campanha

09/09/2026

Foto: Divulgação Campanaha

 

O deputado federal João Maia intensificou sua agenda pelo Rio Grande do Norte, com compromissos em diferentes regiões do estado e ampliação de apoios à sua candidatura. No sábado, esteve na feira de João Câmara com o ex-prefeito Maurício Caetano, Maurício Filho e o candidato a governador Allyson Bezerra. Em Touros, conversou com lideranças do setor pesqueiro e, em Caiçara do Norte, reuniu o presidente da Câmara, Weslley Morais, e os vereadores Frank Santos, Renato da Zona Rural, Hanna Santos e Vaguinho de Mimi.

Foto: Divulgação Campanaha

 

O encontro em Caiçara também contou com Allan Cruz, liderança da oposição que se somou ao projeto de João Maia. Em Parazinho, ao lado de Allyson, foi recebido pela prefeita Rita de Luzier, pelo vice Claudão e participou de um arrastão pelas ruas da cidade. No domingo, esteve na tradicional Corrida de Jegues de Timbaúba dos Batistas com o prefeito Ivanildinho Albuquerque. Na segunda, participou da ExpoNema, em Upanema, ao lado do prefeito Renan Mendonça e do ex-prefeito Luiz Jairo, onde renovou compromissos e destacou os investimentos destinados ao município.

Foto: Divulgação Campanaha

 

Nesta terça, em Mossoró, João Maia cumpriu agendas com os vereadores Petras Vinícius e Vladimir Cabelo de Negro e caminhou pelas ruas do bairro Teimosos ao lado do prefeito Marcos Medeiros. Em busca do quinto mandato na Câmara Federal, o deputado vem reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças em diferentes regiões do RN. A agenda tem sido marcada pela apresentação das ações do mandato, contato com a população e articulação de novos apoios para a disputa eleitoral.

Foto: Divulgação Campanaha

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Aniversário de José Leonardo, filho de Zé Felipe e Virginia Fonseca teve Maria Flor pegando na mão dos pais e tentando juntá-los

09/09/2026

Foto: reprodução

 

Zé Felipe, de 28 anos, e Virginia Fonseca, de 27, se reencontraram nesta segunda-feira (7), em Goiânia, para celebrar os 2 anos do filho caçula, José Leonardo. A comemoração antecipada ganhou uma festa temática inspirada no Homem-Aranha, com os pais reunidos para celebrar a data ao lado do pequeno.

Mesmo separados, Virgínia e Zé Felipe mostraram que sabem deixar as diferenças de lado quando o assunto é a felicidade dos filhos. Os dois ficaram juntos na comemoração dos 2 anos de José Leonardo, celebrando o momento especial em família e mostrando que a união dos pais continua sendo importante na vida dos pequenos.

Durante a comemoração foi registrado, Maria Flor, a filha do casal de 3 anos de idade, pegando na mão dos pais, tentando juntá-los. Mesmo se sentindo amada, ela mostrou que sente falta dos pais juntos.

No vídeo compartilhado pelo sertanejo, o pequeno aparece vestido com a fantasia do Homem-Aranha, tema escolhido para a comemoração. Já as meninas Maria Alice, de 5 anos, e Maria Flor, de 3, filhas de Zé e da empresária, usaram vestidos inspirados na Mulher-Aranha.

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Voe nas asas da Vivax! (@redevivaxtvoficial)

Vídeo: reprodução Instagram

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Notí­cias

Frente de Evangélicos declara apoio a Lula presidente e Cadu governador

09/09/2026

A Frente justifica o apoio às candidaturas no pleito de outubro: "Enfrentar o extremismo, preservar a democracia e defender a soberania nacional” - Foto: Reprodução

Por Fernanda Sabino

A Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito (FEED) declarou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 e orientou seus integrantes a apoiar também candidaturas que integram a base política do petista nos estados. O posicionamento foi aprovado por unanimidade pela organização e formalizado em uma carta pública. No Rio Grande do Norte, a decisão alcança as disputas majoritárias e proporcionais e inclui, portanto, a candidatura de Cadu de Lula (PT) ao Governo do Estado.

Em entrevista ao Diário do RN, o pastor Orivaldo Pimentel Júnior, coordenador estadual da organização, explicou que a decisão foi tomada em agosto, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, e não será submetida a uma nova deliberação local.

“A orientação nacional já foi estabelecida numa reunião que tivemos em agosto, no Rio de Janeiro.

Então, é o que ficou sintetizado na carta que a gente distribuiu”, explicou.

A organização realiza nesta quarta-feira (9), às 19h30, no Hotel Monza, em Natal, um encontro para planejar a atuação durante a campanha. Candidatos que concordem com o conteúdo da carta foram convidados a participar.

“Não vai haver, assim, uma aprovação ou não, porque já está firmado nacionalmente. O entendimento é que, se há uma concordância por parte do candidato com o conteúdo da carta, então a gente entende que é uma candidatura simpática à proposta das pessoas ligadas à Frente e que poderão ser estimuladas a votar nesses candidatos”, afirmou.

O apoio, porém, não se restringe à candidatura presidencial. A orientação é acompanhar a base de Lula nas disputas majoritárias e proporcionais, o que, no RN, inclui Cadu de Lula para o Governo. Nos cargos proporcionais, não haverá indicação de um único nome, mas a escolha ficará a critério dos membros.

“A decisão foi apoiar o presidente Lula e toda a sua base, tanto nas proporcionais quanto nas majoritárias”, afirmou Orivaldo. “A gente apoia os candidatos que são da base da candidatura do presidente Lula”, reforçou.

O documento

Na carta que formaliza o apoio a Lula, a Frente apresenta os argumentos políticos e religiosos que fundamentam sua decisão. A organização afirma que as eleições de 2026 ultrapassam a disputa entre partidos e candidatos e representam uma escolha entre diferentes projetos para o país.

“As próximas eleições ultrapassam os interesses imediatos de partidos, grupos e candidatos”, afirma o documento. Na sequência, a Frente detalha o que considera estar em jogo no pleito: “Elas representam uma escolha entre projetos distintos de sociedade: de um lado, a defesa da democracia, da soberania nacional, da garantia de direitos, da dignidade da população e da proteção das famílias e do meio ambiente; de outro, o autoritarismo, a violência política e a retirada de direitos”.

A argumentação também parte da fé cristã. A Frente recorre a passagens bíblicas para relacionar o cristianismo à proteção dos mais pobres, à justiça, à paz e ao bem comum. “Defende os direitos do pobre e do necessitado”, cita o documento. Em outra passagem, reforça: “Falem em defesa dos que não podem se defender”.

Ao justificar o apoio a Lula, a entidade destaca o papel do presidente na defesa da ordem constitucional e considera sua liderança necessária para “enfrentar o extremismo, preservar a democracia e defender a soberania nacional”. Ao final, sintetiza a decisão eleitoral: “Para 2026, somos Lula para presidente do Brasil”.

A Frente Evangélica

Criada em 2016, a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito (FEED) é um movimento formado por cristãos evangélicos, entre pastores, teólogos e fiéis. Surgiu no contexto do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff e tem entre seus objetivos a defesa da democracia e da justiça social.

A organização também defende a pluralidade política e religiosa dentro das igrejas e busca se contrapor à ideia de que exista um pensamento político único entre os evangélicos brasileiros, além de se posicionar contra o fundamentalismo e o uso político da fé.

 

Diário do RN

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Política

REVIRAVOLTA: Ex-ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino determina reintegração do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues

09/09/2026

Foto: Gustavo Moreno/STF e Reprodução

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta quarta-feira (9) a imediata reintegração de Andrei Rodrigues ao cargo de diretor-geral e de Leandro Almada à direção de Inteligência da Polícia Federal.

A decisão derruba o afastamento determinado ontem pelo ministro André Mendonça. Dino considerou que a saída dos dois dirigentes poderia prejudicar investigações policiais que estão em andamento.

De acordo com Dino, a medida de afastamento teve impacto sobre trabalhos considerados urgentes da Polícia Federal. O ministro também afirmou que divergências pessoais não podem servir de justificativa para interferência na atuação institucional da corporação.

A decisão atende a um requerimento feito por Andrei Rodrigues. Ao analisar o pedido, Flávio Dino destacou que o Partido Novo não possui legitimidade legal para solicitar medidas cautelares de natureza pessoal no âmbito do processo penal. Essa prerrogativa, segundo ele, é reserva pelo Código de Processo Penal (CPP) à autoridade policial e ao Ministério Público.

O ministro também destacou a inapropriação do pedido feito por um partido político durante a corrida eleitoral, lembrando que a legenda possui candidatura própria à Presidência da República.

Dino relembrou que o presidente do STF, ministro Edson Fachin, já havia instaurado um pedido para submeter ao Plenário da Corte a análise sobre os relatórios de inteligência da Polícia Federal.

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Notí­cias

Governo do RN anuncia corte de 25% no custeio após frustração de R$ 722 milhões na arrecadação do 1° semestre

09/09/2026

Foto: Demis Roussos

 

O Governo do Rio Grande do Norte registrou uma frustração de R$ 722,1 milhões na arrecadação prevista para o primeiro semestre, conforme dados publicados no Demonstrativo das Metas Bimestrais de Arrecadação da Receita Ordinária do Tesouro no Diário Oficial do Estado do dia 5 de setembro.

O maior impacto veio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que ficou R$ 509,8 milhões abaixo da meta. Também houve insuficiência em rubricas como IRRF (R$ 112,7 milhões), royalties do petróleo (R$ 54,8 milhões), ICMS (R$ 43,9 milhões), IPVA (R$ 20,3 milhões) e IPI-Exportação (R$ 2,3 milhões), parcialmente compensadas por excessos em receitas como aplicações financeiras e ITCD.

Diante do cenário fiscal, a gestão estadual anunciou um pacote de contenção que impõe a redução de 25% nas despesas de custeio dos órgãos e entidades até dezembro, atingindo serviços essenciais como energia elétrica, água, telefonia, limpeza e aluguéis. Os órgãos públicos têm até o dia 14 de outubro para apresentar propostas de corte e enviar à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a programação financeira mensal de obras contratadas.

Contingenciamento e Suspensão de Atos

O decreto estabelece a proibição de novas despesas e atos até 31 de dezembro, o que inclui: nomeação de servidores (exceto reposições essenciais em saúde, educação e segurança ou por determinação judicial), concessão de reajustes ou aditivos contratuais e novas locações, pagamento de indenizações por licença-prêmio na aposentadoria e emissão de passagens e diárias, com ressalvas àquelas que possuírem justificativas pontuais.

Expectativa de Economia

A Controladoria-Geral do Estado (Control-RN) projeta que a medida gere uma economia entre R$ 120 milhões e R$ 170 milhões no período de quatro meses. A controladora-geral, Luciana Daltro, ressalta que o montante é preliminar e será refinado após a entrega dos planos pelas unidades.

Daltro pontua que eventuais excepcionalidades exigirão justificativas detalhadas e documentadas, comprovando o interesse público, a indispensabilidade do gasto e o risco de prejuízo à continuidade dos serviços para a população. “O objetivo não é promover cortes indiscriminados, mas reduzir aquilo que pode ser revisto sem comprometer os serviços essenciais”, afirma.

 

Com informações da Tribuna do Norte

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Carreata e piseiro marcam a chegada de Cadu de Lula em Canguaretama

09/09/2026

Fotos: Divulgação / Campanha

 

Cadu de Lula, foi recebido com uma festa protagonizada pelo povo de Canguaretama, em uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. Ao lado do prefeito Leandro Varela, Cadu recebeu uma verdadeira onda de apoio e carinho, comprovando que a força do Time que Cuida está cada vez maior em todas as regiões do estado.

Cadu de Lula chegou ao município acompanhando  da governadora Fátima Bezerra, e da candidata a senadora Samanda de Lula. Juntos, eles presenciaram um movimento na terra dos Mártires de Cunhaú, onde o povo saiu de casa para conferir de perto a presença da esperança de um Rio Grande do Norte ainda melhor.

O encontro não ficou apenas na carreata. Na entrada de Piquiri, uma multidão se formou para acompanhar Cadu de Lula em mais uma grande caminhada, o Piseiro do 13, deixou toda a comunidade em clima de festa. Lá, Cadu falou sobre a disposição para fazer mais pelo RN.

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Allyson percorre Zona Norte com grande caravana e reafirma compromisso de construção da terceira ponte

09/09/2026

Fotos: Divulgação / Campanha

 

A Onda 22 chegou ao bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, nesta terça-feira (8). Ao lado do prefeito Paulinho Freire, Álvaro Dias (PL), candidato ao Governo do RN, percorreu as ruas do bairro e encerrou a mobilização com discurso na Praça Santo Ambrósio.

Durante a caminhada, Álvaro destacou que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura será fundamental para ampliar investimentos e acelerar o desenvolvimento da capital. O candidato defendeu uma atuação conjunta com Paulinho caso seja eleito governador.

“Nós vamos ter uma oportunidade única de, com o nosso voto, escolher um governador amigo do prefeito de Natal, Paulinho Freire. Vamos nos somar com Paulinho, de mãos dadas, para construir e desenvolver a cidade de Natal. Paulinho sabe que, unidos, vamos construir um futuro juntos, trabalhando por Natal”, afirmou Álvaro.

Ex-prefeito da capital por dois mandatos, Álvaro defendeu que a sintonia entre as duas administrações permitirá avançar em obras e ações importantes para a população, unindo esforços do Estado e do município.

Também participaram da caminhada a vice-prefeita Joanna Guerra; o presidente da Câmara Municipal de Natal e candidato a deputado estadual, Eriko Jácome; os vereadores Preto Aquino e Irapuã Nóbrega; o candidato a deputado federal General Girão; os candidatos a deputado estadual Anne Lagartixa e Adjuto Dias; e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.

A caminhada contou ainda com caravanas e apoiadores de outros candidatos que acompanharam a Onda 22 pelas ruas do Planalto.

O candidato ainda citou a experiência à frente da cidade de Mossoró para reforçar a proposta. “Quem não teve capacidade de entregar nem sequer uma obra não vai ter capacidade de fazer uma ponte deste tamanho. Na minha cidade, em quatro anos de gestão, dupliquei rodovias, construí pontes e fiz a maior ponte da cidade, com rodovia, ciclovia e calçadão”, afirmou.

As intervenções integram o Projeto de Integração de Mobilidade da Zona Norte, que prevê a ligação entre as avenidas Itapetinga e das Fronteiras e a abertura de uma via de acesso à terceira ponte. A proposta busca reduzir o trânsito pesado, melhorar os deslocamentos e ampliar a conexão da região com as demais áreas da capital.

Sobre a saúde, o candidato citou a perda de serviços no Hospital Santa Catarina, inaugurado há 40 anos. “Eu tenho um compromisso com o hospital da Zona Norte. Quem botou uma placa, chamou de hospital e nunca fez um exame de sangue não tem moral nem credibilidade para falar de hospital”, afirmou Allyson.

O candidato também falou sobre a implantação de um gabinete itinerante para atender diretamente à população e acompanhar as principais demandas da Zona Norte. “A Zona Norte da capital terá um governador pé no chão, que gosta de trabalhar, de fazer e de entregar”, disse Allyson, ao colocar a região entre as prioridades de sua gestão, se eleito.

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Allyson Bezerra (@allysonbezerra.rn)

Vídeo: reprodução Instagram

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

Onda 22 chega ao Planalto e Álvaro reforça parceria com Paulinho Freire para desenvolver Natal

09/09/2026

Divulgação / Campanha

 

A Onda 22 chegou ao bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, nesta terça-feira (8). Ao lado do prefeito Paulinho Freire, Álvaro Dias (PL), candidato ao Governo do RN, percorreu as ruas do bairro e encerrou a mobilização com discurso na Praça Santo Ambrósio.

Durante a caminhada, Álvaro destacou que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura será fundamental para ampliar investimentos e acelerar o desenvolvimento da capital. O candidato defendeu uma atuação conjunta com Paulinho caso seja eleito governador.

“Nós vamos ter uma oportunidade única de, com o nosso voto, escolher um governador amigo do prefeito de Natal, Paulinho Freire. Vamos nos somar com Paulinho, de mãos dadas, para construir e desenvolver a cidade de Natal. Paulinho sabe que, unidos, vamos construir um futuro juntos, trabalhando por Natal”, afirmou Álvaro.

Ex-prefeito da capital por dois mandatos, Álvaro defendeu que a sintonia entre as duas administrações permitirá avançar em obras e ações importantes para a população, unindo esforços do Estado e do município.

Também participaram da caminhada a vice-prefeita Joanna Guerra; o presidente da Câmara Municipal de Natal e candidato a deputado estadual, Eriko Jácome; os vereadores Preto Aquino e Irapuã Nóbrega; o candidato a deputado federal General Girão; os candidatos a deputado estadual Anne Lagartixa e Adjuto Dias; e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.

A caminhada contou ainda com caravanas e apoiadores de outros candidatos que acompanharam a Onda 22 pelas ruas do Planalto.

Fotos: Divulgação / Campanha

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Policial

Acidente com vítima fatal é registrado na BR-101 Norte, próximo a Maracajaú

09/09/2026

No momento, você está visualizando Acidente com vítima fatal é registrado na BR-101 Norte, próximo a Maracajaú

Foto: reprodução/@tourosurgentern

 

Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite desta terça-feira (8) na BR-101 Norte, nas proximidades do acesso à Praia de Maracajaú, no Rio Grande do Norte.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e realizou o isolamento da área, com o objetivo de preservar o local até a chegada das equipes responsáveis pelos procedimentos periciais.

Equipes da Perícia Técnica e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estiveram no local para realizar os levantamentos necessários e os procedimentos relacionados à remoção do corpo da vítima.

Até o momento, não há informações oficiais sobre as circunstâncias ou a causa do acidente. A dinâmica da colisão deverá ser esclarecida a partir dos trabalhos periciais e dos demais levantamentos realizados pelas autoridades.

A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.

 

Com informações do @tourosurgentern

Essa publicação é um oferecimento

CLÍNICA LINHARES - DR. ASSIS ATALIBA - CLÍNICO GERAL

Policial

PM frustra furto de quase 1 km de trilhos ferroviários no município de Pedra Preta/RN

09/09/2026

No momento, você está visualizando PM frustra furto de quase 1 km de trilhos ferroviários no município de Pedra Preta/RN

Foto: Divulgação/Polícia Militar

 

A Polícia Militar frustrou o furto de cerca de um quilômetro de trilhos ferroviários no município de Pedra Preta, no interior do RN.

Durante patrulhamento de rotina, uma equipe identificou uma movimentação suspeita em um trecho da antiga linha férrea, nas proximidades do pontilhão da Passagem, antigo acesso ao município. Com informaçções do Portal da Tropical

Na averiguação, os policiais constataram que aproximadamente um quilômetro de trilhos haviam sido desengatados e cortados. “O material já estava sendo preparado para retirada e transporte, indicando uma ação planejada para a subtração dos componentes da estrutura ferroviária”, esclareceu a PM.

Diante da situação, os militares permaneceram em campana durante a madrugada, com o objetivo de localizar e prender os envolvidos. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos fugiram pela área de vegetação existente nas proximidades e não foram localizados.

“A atuação da Polícia Militar impediu que o material fosse retirado do local, frustrando a ação do grupo suspeito de atuar de forma especializada nesse tipo de crime e preservando aproximadamente um quilômetro de trilhos que já havia sido preparado para transporte. As providências legais cabíveis foram adotadas, e o material localizado permaneceu à disposição dos órgãos competentes para a realização dos procedimentos necessários”, completou a Polícia Militar.

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

"Emperrada" por Moraes, nova regra para porte de armas trava no STF e deixa mais de 100 mil servidores à espera de decisão

09/09/2026

porte de arma

Porte de arma para guardas municipais segue sob impasse jurídico acerca de atualizações das regras. Foto: Senado/Reprodução

 

O processo que pode atualizar as regras sobre o porte de armas para a guarda municipal em todo o Brasil segue paralisado na mais alta corte do país.

Desde maio, quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), protocolou um pedido de vista, o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7717 foi suspenso.

Sem um prazo definido para a retomada da análise, o impasse afeta diretamente cerca de 107,4 mil guardas municipais, distribuídos em pelo menos 1.384 cidades brasileiras. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a categoria é a segunda maior força de segurança pública, atrás apenas da Polícia Militar.

O que a categoria espera com o julgamento que pode atualizar regras para porte de arma na guarda municipal?

Os guardas municipais brasileiros agora aguardam uma decisão definitiva sobre o direito de portar armas de fogo sob os mesmos critérios aplicados às demais forças policiais, como as polícias Civil e Militar.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento impõe aos guardas municipais restrições exclusivas, como a obrigatoriedade de formação funcional em estabelecimentos de ensino de atividade policial, a criação de corregedorias e ouvidorias independentes, além da supervisão contínua do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.

Para a Associação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, que encabeça a ação, essas amarras são desproporcionais e inconstitucionais.

O principal argumento da categoria sustenta que, se o próprio STF já consolidou o entendimento de que as guardas integram formalmente o Sistema Único de Segurança Pública, não faz sentido submeter seus agentes a exigências mais duras do que as cobradas das corporações estaduais.

porte de arma

Porte de arma para guardas municipais segue sob impasse jurídico acerca de atualizações das regras.

O processo que pode atualizar as regras sobre o porte de armas para a guarda municipal em todo o Brasil segue paralisado na mais alta corte do país.

Desde maio, quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), protocolou um pedido de vista, o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7717 foi suspenso.

Conteúdos em alta

Sem um prazo definido para a retomada da análise, o impasse afeta diretamente cerca de 107,4 mil guardas municipais, distribuídos em pelo menos 1.384 cidades brasileiras. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a categoria é a segunda maior força de segurança pública, atrás apenas da Polícia Militar.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google.

O que a categoria espera com o julgamento que pode atualizar regras para porte de arma na guarda municipal?

Os guardas municipais brasileiros agora aguardam uma decisão definitiva sobre o direito de portar armas de fogo sob os mesmos critérios aplicados às demais forças policiais, como as polícias Civil e Militar.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento impõe aos guardas municipais restrições exclusivas, como a obrigatoriedade de formação funcional em estabelecimentos de ensino de atividade policial, a criação de corregedorias e ouvidorias independentes, além da supervisão contínua do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.

Para a Associação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, que encabeça a ação, essas amarras são desproporcionais e inconstitucionais.

O principal argumento da categoria sustenta que, se o próprio STF já consolidou o entendimento de que as guardas integram formalmente o Sistema Único de Segurança Pública, não faz sentido submeter seus agentes a exigências mais duras do que as cobradas das corporações estaduais.

Julgamento já conta com voto desfavorável para novas regras de porte de armas aos guardas municipais

Antes da suspensão provocada pelo pedido de vista, o cenário no plenário virtual não era favorável ao pleito da categoria.

O relator do processo, ministro Nunes Marques, já havia votado contra os guardas municipais.

Em sua decisão, Nunes Marques argumentou que a lei federal é válida e não proíbe o porte, mas estabelece cautelas necessárias para garantir capacitação técnica, controle e fiscalização, preservando a segurança da sociedade e dos próprios agentes.

Com o processo agora estacionado no gabinete de Alexandre de Moraes, as prefeituras e os comandos das guardas civis de todo o país continuam lidando com a burocracia e a insegurança jurídica.

Enquanto os autos não retornam à pauta de votação, os municípios que desejam armar seus efetivos seguem obrigados a cumprir as exigências federais já estabelecidas.

 

Com Informações do nd+Notícias

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Notí­cias

Sem respaldo nacional, bancários do RN recuam e aceitam proposta dos bancos

09/09/2026

Foto: Sindicato dos Bancários

 

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a paralisação iniciada nesta terça-feira (8) nos bancos privados e assinar o acordo apresentado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A deliberação ocorreu durante assembleia realizada no mesmo dia, após o estado se destacar como o único de todo o país a manter a greve no setor privado ao longo do dia em protesto contra os termos da proposta.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do RN, Marcos Tinoco, a adesão ao acordo ocorreu depois que a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) aceitou a proposta em âmbito nacional. O acerto prevê um reajuste salarial de 0,6% acima da inflação, além da renovação das demais cláusulas sociais e da manutenção da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Críticas à Proposta

Apesar da assinatura, a direção sindical classificou o termo como “rebaixado”. Tinoco justificou o recuo apontando a impossibilidade técnica e estrutural de sustentar um movimento paredista isolado em território potiguar. “Infelizmente, nós não temos as condições objetivas de continuar uma greve sozinhos, só o Rio Grande do Norte”, declarou o dirigente.

O sindicato também criticou o baixo percentual de aumento frente aos expressivos balanços financeiros divulgados pelas instituições financeiras. De acordo com o representante da categoria, bancos como Itaú, Bradesco e Santander acumulam lucros bilionários enquanto os trabalhadores recebem ganhos reais considerados inexpressivos.

Mesmo com o fim da mobilização e a formalização do acordo, o Sindicato dos Bancários do RN informou que a categoria permanecerá mobilizada em defesa de pautas e direitos trabalhistas.

 

Com informações do portal da 98FM Natal

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Política

FOTOS/Poço Branco: Grande carreata reúne apoiadores de Percivaldo em demonstração de força e união em favor de seus candidatos

09/09/2026

No momento, você está visualizando Poço Branco: Grande carreata reúne apoiadores de Percivaldo em demonstração de força e união em favor de seus candidatos

Fotos: Divulgação

 

Uma grande carreata movimentou a cidade de Poço Branco, reunindo amigos, apoiadores do vereador Percivaldo Júnior e lideranças em um momento marcado pela união e pela demonstração de apoio às candidaturas de Robinson Faria, deputado federal, e Júlio César, deputado estadual.

A mobilização contou com a participação de diversas pessoas que fizeram questão de estar presentes e contribuir para tornar o momento ainda mais especial. Em clima de entusiasmo e esperança, os participantes percorreram as ruas, levando uma mensagem de união e confiança.

A carreata também foi uma oportunidade de agradecer a todos que participaram, apoiaram e ajudaram na realização da mobilização. Cada presença teve um significado especial e reforçou a importância da união entre amigos e apoiadores.

“Meu agradecimento especial a todos os amigos que estiveram presentes, participaram, apoiaram e fizeram desse momento tão bonito. A presença de cada um foi muito importante”, destacou Percivaldo.

O encontro terminou com um sentimento de gratidão e renovação da esperança. A mensagem deixada foi de que, com união, participação e compromisso, é possível continuar construindo um caminho de novas conquistas.

Fotos: Divulgação

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Luciano Hang lidera lista de bilionários do varejo no Brasil; potiguar Flávio Rocha ocupa 4º lugar no ranking

09/09/2026

Foto: Reprodução/NDMais

 

Luciano Hang, dono da Havan, lidera a lista de bilionários do varejo brasileiro em 2026 com um patrimônio estimado em R$ 11,9 bilhões. O levantamento da Forbes Brasil, publicado em gosto de 2026, aponta que o empresário catarinense comanda um grupo de 22 nomes do setor que, juntos, somam R$ 53,6 bilhões em riqueza. No ranking, o potiguar Flávio Rocha, do grupo Guararapes/Riachuelo aparece em quarto lugar.

A fortuna do dono da Havan é 11,9 vezes superior à dos bilionários que ocupam a base do ranking, empresários com R$ 1 bilhão cada, e representa 22,2% de todo o patrimônio acumulado pelo setor varejista.

O valor acumulado por Hang é quase duas vezes e meia maior que o de Michael Klein, herdeiro ligado às Casas Bahia e ao Grupo CB, que ocupa o segundo lugar com R$ 4,8 bilhões.

O varejo é o quinto setor com o maior número de bilionários no país, atrás apenas da indústria, finanças, investimentos e alimentos. No total, a lista geral da Forbes reúne 255 bilionários brasileiros, cujo patrimônio somado chega a R$ 1,862 trilhão. Os integrantes do varejo representam 2,88% desse montante total.

Os dados da Forbes Brasil detalham a idade, a empresa de origem, o valor do patrimônio e a área de atuação de cada um dos integrantes:

1 – Luciano Hang (Havan): R$ 11,9 bilhões | 63 anos. Fundada em 1986 em Brusque (SC), a Havan tem cerca de 200 lojas físicas e registrou faturamento líquido de R$ 13,7 bilhões em 2025.

2 – Michael Klein (Grupo CB / Casas Bahia): R$ 4,8 bilhões | 75 anos.

3 – Carlos Pires de Oliveira Dias (RD Saúde / Drogasil): R$ 3,9 bilhões | 75 anos.

4 – Flávio Gurgel Rocha (Guararapes / Riachuelo): R$ 3,7 bilhões | 68 anos.

5 – Ilson Mateus Rodrigues (Grupo Mateus): R$ 3,5 bilhões | 63 anos.

6 – Luiz Humberto “Beto” Pereira (Grupo Pereira / Fort Atacadista): R$ 3 bilhões | 47 anos.

7 – Nelson Kaufman (Vivara): R$ 2,8 bilhões | 70 anos.

8 – Antônio Carlos Pipponzi (RD Saúde / Droga Raia): R$ 2,2 bilhões | 73 anos.

9 – Estevam Duarte de Assis e família (ex-Bretas / SFA Malls): R$ 1,7 bilhão | 69 anos.

10 – José Costa (Grupo Costa / JC Distribuição): R$ 1,7 bilhão | 58 anos.

11 – Fernando Henrique Borges Trajano e irmãos (Magazine Luiza): R$ 1,5 bilhão | 50 anos.

12 – Francisco Deusmar de Queirós e família (Pague Menos): R$ 1,5 bilhão | 79 anos.

13 – Sérgio Maeoka (Nissei): R$ 1,5 bilhão | 66 anos.

14 – Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho (RaiaDrogasil / Klabin): R$ 1,4 bilhão | 66 anos.

15 – Lisiane Gurgel Rocha (Guararapes / Riachuelo): R$ 1,2 bilhão | 66 anos.

16 – Maria Eugênia Lafer Galvão (RaiaDrogasil / Klabin): R$ 1,2 bilhão | 63 anos.

17 – Élvio Gurgel Rocha (Guararapes / Riachuelo): R$ 1,1 bilhão | 62 anos.

18 – Anderson Lemos Birman e família (Azzas 2154 / Arezzo): R$ 1 bilhão | 72 anos.

19 – Denilson Pinheiro Rodrigues (Grupo Mateus): R$ 1 bilhão | 38 anos.

20 – Ilson Mateus Rodrigues Junior (Grupo Mateus): R$ 1 bilhão | 42 anos.

21 – Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues e família (Magazine Luiza): R$ 1 bilhão | 74 anos.

22 – Sebastião Vicente Bomfim Filho (Grupo SBF / Centauro): R$ 1 bilhão | 72 anos.

 

Com informações do portal NDMais

 

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Próxima Última página