Coronel Hélio recebe convite do senador Rogério Marinho para cumprir agenda no RN; veja programação
26/06/2026

Foto: Divulgação
O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio (PL), cumprirá a partir desta quinta-feira (25) uma extensa agenda ao lado do senador Rogério Marinho, com compromissos em diferentes regiões do estado. A programação segue até sábado (27) e inclui visitas técnicas, acompanhamento de obras e encontros políticos.
A agenda começa nesta quinta-feira (25), em Natal, com uma visita ao Instituto Metrópole Digital, onde Coronel Hélio e o senador Rogério Marinho conhecerão o núcleo de inteligência artificial da instituição. À noite, a comitiva segue para Santa Cruz, onde participará de um encontro político com lideranças locais, em agenda articulada pelo deputado estadual Tomba Farias.
Na sexta-feira (26), os compromissos terão foco em investimentos e obras realizadas no Rio Grande do Norte. Pela manhã, Coronel Hélio acompanha a visita à obra da Adutora do Agreste. Em seguida, a agenda segue por Serra Caiada, com visita às obras do Terminal Rodoviário, e por Bom Jesus, onde serão vistoriadas obras de pavimentação de diversas ruas.
Ainda na sexta-feira, a programação continua em Ruy Barbosa, com visita e entrega de obras, e será encerrada com um encontro político no município de São Tomé.
No sábado (27), Coronel Hélio e Rogério Marinho seguem para Acari, onde visitarão o complexo Cidade da Moda. Na sequência, vão a Caicó de uma visita às obras do Conjunto Vilma de Faria e encerram a agenda com o Encontro Político Regional, que marcará o lançamento da pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado.
Essa publicação é um oferecimento
ABC é autorizado a pavimentar área externa do Frasqueirão e melhorar acesso pela Rota do Sol
26/06/2026

Foto: Divulgação
O ABC recebeu autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) para executar obras de pavimentação na área externa do Frasqueirão, em Natal. A medida permite ao clube realizar serviços de calçamento e passeio público na parte frontal do estádio, localizada às margens da RN-063, conhecida como Rota do Sol.
A autorização representa um avanço para uma demanda antiga dos torcedores e da própria administração do estádio. Além disso, a obra busca melhorar as condições de acesso ao Frasqueirão nos dias de partidas e eventos.
Área externa do Frasqueirão terá calçamento e passeio público
De acordo com o DER-RN, o projeto apresentado pelo ABC atende às exigências técnicas estabelecidas pelo órgão. O material enviado incluiu projeto geométrico, memorial descritivo, sistema de drenagem, sinalização tátil e direcional, além de relatório fotográfico da área.
O projeto prevê a construção de calçamento e passeio público em uma extensão de 180 metros e largura de 10 metros. Com isso, o clube pretende oferecer mais segurança e acessibilidade para torcedores e pedestres que circulam pelo local.
Além disso, a análise técnica realizada pela Divisão de Estudos e Projetos confirmou a conformidade da proposta com os critérios exigidos pelo Departamento.
DER-RN estabelece condições para execução da obra
A autorização foi concedida por meio do Ofício nº 274/2026-DG, assinado pela diretora-geral do DER-RN, Natécia Nunes. O documento informa que o órgão avaliou a solicitação apresentada pelo ABC antes de liberar a execução dos serviços.
No entanto, o clube deverá cumprir algumas exigências. Entre elas está a manutenção de uma distância mínima de quatro metros em relação ao bordo da RN-063 durante a execução da obra.
Além disso, o DER-RN informou que poderá cobrar futuramente uma taxa pelo uso da faixa de domínio. Segundo o órgão, estudos sobre a implantação dessa cobrança em âmbito estadual estão em fase de conclusão.
Problema histórico do Frasqueirão
As condições da área externa do estádio figuram entre as principais reclamações dos torcedores desde a inauguração do Frasqueirão, em 2006. Em dias de jogos, o acesso ao local frequentemente gera críticas por causa da falta de infraestrutura adequada para pedestres.
Por isso, a autorização para a pavimentação representa uma medida importante para melhorar a mobilidade no entorno do estádio. Dessa forma, o ABC poderá iniciar uma intervenção aguardada há anos por seus torcedores e frequentadores
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Governo bate recorde e arrecada R$ 2 trilhões antes do meio do ano
26/06/2026

Foto: Divulgação
No próximo sábado (27), o Brasil alcançará mais um feito histórico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o tradicional Impostômetro, em São Paulo, atingirá a marca de R$ 2 trilhões em arrecadação antes do fim do primeiro semestre pela primeira vez.
O painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo na capital paulista é atualizado em tempo real e exibe os valores arrecadados, em taxas e contribuições recolhidas, pelos governos federal, estadual e municipal. Segundo a projeção da entidade, a marca será batida pouco depois das 9h da manhã.
Em 2025, o valor havia sido alcançado em 3 de julho, seis dias depois do projetado para este ano. Em 2024, a marca foi registrada em 24 de julho. Ampliando o recorte, em 2015, o painel exibiu o mesmo valor apenas no último mês do ano: 9 de dezembro.
Apesar do aumento na arrecadação, há forte desequilíbrio fiscal. A plataforma Gasto Brasil, especializada em analisar as despesas públicas, contabilizou R$ 2,7 trilhões gastos até este mês de junho.
O economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, esclarece que o aumento é o resultado de uma série de fatores.
— O aquecimento da atividade econômica amplia a base de arrecadação. Ao mesmo tempo, a inflação pressiona os preços de bens e serviços e, como grande parte dos impostos incide sobre os preços, a arrecadação acompanha esse movimento — afirma.
Já o presidente da associação afirma que a solução para os números crescentes está na relação receitas x despesas.
— A arrecadação cresce, mas o gasto público cresce em ritmo ainda maior. Esse descompasso é o nó central das dificuldades fiscais do país — disse Alfredo Cotait Neto.
Pleno News
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN mantém, por 7×0, mandato de Getúlio Ribeiro e Eberval Florêncio em Várzea
25/06/2026

Foto: reprosução~~Em julgamento definitivo realizado nesta quinta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, por unanimidade, manter os mandatos do prefeito Getúlio Ribeiro e do vice-prefeito Eberval Florêncio.
A decisão da Corte Eleitoral seguiu o entendimento do Juízo da Comarca de Santo Antônio, confirmando a validade do resultado das urnas no pleito municipal de Várzea. Com o placar expressivo de 7 a 0, os magistrados reconheceram a total lisura do processo eleitoral, afastando as contestações que visavam alterar o resultado da votação.
Ao manter a chapa no cargo, o TRE-RN reafirmou o respeito à soberania popular, consolidando a legitimidade dos votos depositados pelos eleitores varzeanos. Com este posicionamento do Tribunal, a gestão de Getúlio e Eberval segue garantida, preservando a continuidade administrativa no município.
Via RN Direto ao Ponto
Essa publicação é um oferecimento
Virginia e Vini Jr. reatam namoro e planejam viagem após Copa do Mundo
25/06/2026

A influenciadora Virginia Fonseca negociou o inegociável e reatou o relacionamento com o jogador Vini Jr., da Seleção Brasileira. A coluna Fabia Oliveira descobriu que os pombinhos estão juntos novamente e já planejam uma viagem romântica para Ibiza, na Espanha, para o próximo mês.
Fontes próximas ao casal garantiram que o amor está no ar novamente, embora nenhum dos dois tenha assumido publicamente a volta. Vale lembrar que a influenciadora colocou um ponto-final na relação de sete meses no mês passado, após rumores envolvendo uma suposta traição.
Passado superado, o casal já está pensando no futuro. No dia 23 de julho, após o encerramento da Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá, Virginia Fonseca e Vini Jr. embarcam para Ibiza para um momento a sós.
Não é segredo, aliás, que a famosa tem marcado presença em todos os jogos da Seleção Brasileira nesta Copa. Além de fazer gravações para as redes sociais e para o Domingão com Huck, a famosa encontra um tempinho para se encontrar com o amado, longe dos holofotes, claro.
A coluna apurou, ainda, que Virginia se fez de desentendida ao ser questionada se um dos gols de Vini Jr. contra a Escócia teria sido dedicado a ela. O gol foi sim dedicado à influencer, e ela sabe bem disso, tanto que ficou bem feliz com a homenagem do atleta.
Via Metrópoles/Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Homem é morto a tiros após discussão em Natal
25/06/2026

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu após uma discussão, e o suspeito seria um comerciante da região, que fugiu do local após os disparos.
A vítima foi identificada como Judson Camilo de Souza, de 28 anos. O crime aconteceu na Rua Mira Mangue, em uma zona comercial e movimentada do bairro Planalto.
Segundo a polícia, a suspeita é de que os dois – o suspeito e a vítima – já tinham um histórico de conflitos. A vítima foi morta na calçada, próximo a um supermercado.
“Tinha sido uma discussão dele com outro cidadão. E o outro cidadão, após efetuar os disparos contra ele, saiu com destino ignorado”, falou o Sargento Calixto, do 9º Batalhão da Polícia Militar.
“As investigações que vão dizer [o que ocorreu]. Mas diz que já tinha tido outras desavenças e hoje chegou a esse ponto dele alvejar o cidadão, e o cidadão vir a óbito”.
A polícia acredita que pelo menos seis tiros foram disparados contra o homem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Até a atualização mais recente desta reportagem, o suspeito permanecia foragido. A pistola usada no crime também não foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Ver essa foto no Instagram
G1RN/ Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi /Vídeo: Via Certa Natal
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa IPSensus volta a colocar Dr. Bernardo e Kaline Amorim entre os eleitos
25/06/2026

A mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto IPSensus aponta, mais uma vez, Dr. Bernardo Amorim entre os candidatos mais bem posicionados na disputa para deputado federal e Kaline Amorim entre os nomes mais bem colocados para deputada estadual.
De acordo com o levantamento, se as eleições fossem realizadas hoje, Dr. Bernardo apareceria em posição compatível com a conquista de uma vaga na Câmara dos Deputados, enquanto Kaline Amorim figuraria em posição equivalente para a eleição à Assembleia Legislativa.
O resultado repete uma tendência observada em levantamentos divulgados anteriormente, nos quais ambos também aparecem entre os candidatos mais bem posicionados em suas respectivas disputas, segundo os dados das pesquisas.
Resultado para Federal:

Resultado para estadual:

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, com 1.500 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa/IPSensus/Deputado Federal: Natália Bonavides, Nina Souza e Cabo Deyvison são os mais citados para deputado federal no RN
25/06/2026

Pesquisa do Instituto IPSensus mostra que a maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte ainda não definiu em quem pretende votar para deputado federal. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, com 1.500 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-095202026.
Entre os nomes citados, a liderança é da deputada federal Natália Bonavides, que aparece com 3,27% das menções espontâneas. Em seguida, vêm a vereadora de Natal Nina Souza, com 3,07%, seguido pelo vereador de Mossoró, Cabo Deyvison, com 2,93%. Na sequência, aparecem os deputados João Maia, com 1,93%, Benes Leocádio e Sargento Gonçalves, com 1,87% cada.
Também aparecem entre os mais lembrados Juninho Saia Rodada, com 1,73%; o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, com 1,53%; o deputado federal General Girão, com 1,47%; a vereadora de Natal, Thabatta Pimenta, com 1,27%; o vereador de Assú, Pedro Filho, o ex-deputado Kelps Lima, e a deputada Carla Dickson, aparecem empatados, com 1,07%. O deputado Fernando Mineiro, registrou 1,0%. Outros nomes citados têm menos de 1%.
Na disputa para deputado federal, a pesquisa espontânea aponta que 65,00% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Outros 6,20% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato.
Veja os citados para deputado federal:

Fonte: Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa/IPSensus/Deputado Estadual: Kléber Rodrigues, Dr.Kerginaldo, Ezequiel, Gustavo Carvalho e Coronel Azevedo lideram para Deputado Estadual no RN; Veja os mais citados
25/06/2026

Pesquisa do Instituto IPSensus mostra que a maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte ainda não definiu em quem pretende votar para deputado federal.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, com 1.500 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-095202026.
Entre os nomes citados, a liderança é do deputado estadual Kléber Rodrigues (na foto), que aparece com 2,07% das menções espontâneas. Em seguida, vêm o deputado Dr.Kerginaldo, com 2,00%, seguido pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, com 1,87%.
Na sequência, aparecem os deputados Gustavo Carvalho, com 1,67%, e Coronel Azevedo, com 1,60%, ocupando a primeira fileira.
Na disputa para deputado estadual, a pesquisa espontânea aponta que 50,40% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Outros 5,33% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato.
Veja os citados para Deputado Estadual


Fonte: Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa IPSensus/Senado: Styvenson tem 50,4%, Zenaide 32,7%, Samanda 23,6%, Rafael 21,8% e Coronel Hélio 20,1% na soma de votos para o Senado
25/06/2026

Pesquisa do Instituto IPSensus, aponta que o senador Styvenson Valentim (Podemos) e a senadora Zenaide Maia (PSD) seguem liderando a disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado Federal que estarão em disputa nas eleições de 2026. Nas eleições 2026. No cenário de 1º voto, o senador, Styvenson Valentim(PSDB) lidera com 31,9% da intenções de voto. Em seguida aparece Zenaide Maia, com 14,9%
A terceira colocação é ocupada pela vereadora natalense Samanda Alves (PT), com 10,5%, seguida pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PDT), com 9,5%. Na sequência aparecem Coronel Hélio (PL), com 8,3%, e o empresário Flávio Rocha(Novo), com 4,5%.
O ex-deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), aparece com 0,7%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,3%; e Luciana Lima (PSTU), com 0,2%. Outros 3,3% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 15,9% não souberam responder.
No cenário de 2º voto, os senadores, Styvenson Valentim(PSDB) e Zenaide Maia(PSD), aparecem tecnicamente empatados, com 18,5% e 17,8%, respectivamente. Em seguida aparecem também empatados: Samanda Alves(PT), com 13,1%. Rafael Motta(PDT), soma 12,4%, Coronel Hélio(PL), 11,8%. Na sequência, Flávio Rocha(Novo), tem 5,9%, Sandro Pimentel(Psol), 0,6%, Rosália Fernandes(PSTU), 0,4% e Luciana Lima(PSTU), 0,1%. 15,9% não souberam responder, outros 3,3% disseram votar em branco ou nulo.

1º e 2º Voto Senado
Quando são somados o primeiro e segundo voto para o Senado Federal, o senador Styvenson Valentim(PSDB), aparece com 50,4% das intenções de votos. Em seguida aparece a senadora Zenaide Maia(PSD), com 32,7%.
A terceira colocação é ocupada pela vereadora natalense Samanda Alves (PT), com 23,6%, seguida por Rafael Motta (PDT), com 21,8%, e Coronel Hélio (PL), com 20,1%, ambos tecnicamente empatados.
Flávio Rocha(Novo), registro com 10,2% na soma de votos. Sandro Pimentel (PSOL), aparece com 1,3%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,7%; e Luciana Lima (PSTU), com 0,3%.
A pesquisa IPSensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-09520/2026.
Fonte: Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa/IP Sensus: Álvaro Dias lidera pesquisa para o Governo do RN nos cenários espontâneo e estimulado
25/06/2026

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, aparece na liderança da corrida eleitoral estadual, de acordo com pesquisa divulgada pelo IP Sensus Instituto de Pesquisas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09520/2026.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, com 1.500 entrevistas presenciais distribuídas em 70 municípios potiguares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem receber uma lista prévia de candidatos, Álvaro Dias lidera com 19,4% das intenções de voto. Em seguida aparecem Allyson Bezerra, com 18,5%, e Cadu Xavier, com 10,7%. Os eleitores que não souberam responder, declararam voto branco ou nulo somam 50,2%.

Já no cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Álvaro Dias amplia sua vantagem e alcança 32,5% das intenções de voto. Allyson Bezerra aparece em segundo lugar, com 27,3%, enquanto Cadu Xavier registra 16,8%.

Os números reforçam a competitividade da pré-candidatura de Álvaro Dias e refletem a ampla agenda política que o ex-prefeito de Natal vem cumprindo em todas as regiões do estado, ampliando apoios e fortalecendo alianças para a disputa de 2026.
A pesquisa também avaliou os índices de rejeição dos pré-candidatos. Cadu Xavier lidera nesse quesito, com 27,1%, seguido por Álvaro Dias, com 24,3%, e Allyson Bezerra, com 24,0%.
Os resultados colocam Álvaro Dias na liderança tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado e consolidando seu nome entre os principais protagonistas da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
25/06/2026

Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida. A resolução, publicada nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, também proíbe a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto.
Em nota, a Anvisa informou que a medida foi adotada porque o suplemento tem origem e composição indeterminadas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade.
Recolhimento voluntário
Outra resolução da agência determinou a suspensão da comercialização, da distribuição, da divulgação e do consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda.
Segundo a Anvisa, a própria empresa comunicou o recolhimento após identificar teor de creatina fora dos limites estabelecidos. “Além disso, os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto.”
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO/FOTOS: Câmara de Jandaíra realiza sessão solene em alusão ao Dia Nacional do Esporte com Moções de Aplausos aos atletas Jandairenses
25/06/2026

Fotos: reprodução
A Câmara Municipal de Jandaíra realizou uma Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional do Esporte, marcada pela entrega de Moções de Aplausos aos atletas jandairenses que, com talento, disciplina e dedicação, levam o nome do nosso município cada vez mais longe.
Cada homenagem representa o reconhecimento do Poder Legislativo ao esforço, à superação e às conquistas que inspiram nossa juventude e enchem nossa cidade de orgulho.
Parabenizamos todos os atletas homenageados e reafirmamos nosso compromisso de valorizar o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação social.
Jandaíra se orgulha de vocês!
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Professora diz que inventou o Pix, processa Banco Central e exige indenização milionária
25/06/2026

Foto: Divulgação
Uma ação de indenização por perdas e danos que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal contesta a autoria do Pix. A professora Anette Vernaschi Toppan acionou o Banco Central (BC) para cobrar o pagamento mínimo de R$ 1 milhão, sob a alegação de que a autarquia utilizou a estrutura de um projeto seu, desenvolvido em 2014, para criar o sistema de pagamentos.
O processo corre na 18ª Vara Federal Cível do DF e apura se houve violação de direitos autorais. A autora afirma que o formato de transações instantâneas por meio do telefone celular foi detalhado por ela antes do lançamento oficial da ferramenta do governo, ocorrido em 2020.
A petição inicial baseia-se no projeto “Tá Pago”, registrado por Anette na Biblioteca Nacional em 2014. O texto previa uma metodologia para transferências eletrônicas imediatas com o objetivo de substituir o dinheiro em espécie e os cartões de débito e crédito nas transações comerciais.
Segundo a defesa da autora, um representante do projeto procurou o Banco Central entre 2015 e 2016 para tratar da liberação da ferramenta como arranjo de pagamento. A tese apresentada afirma que o BC iniciou os estudos para o desenvolvimento do Pix nesse mesmo período, a partir das informações recebidas.
O funcionamento das propostas apresenta distinções técnicas. O Pix opera conectado ao sistema financeiro nacional e transfere saldo entre contas bancárias por meio de chaves. Já o “Tá Pago” foi projetado para utilizar créditos de telefonia celular como suporte para a movimentação dos valores.
Argumentos do Banco Central
Na contestação anexada aos autos, o Banco Central nega as acusações de plágio e recusa o pagamento de indenizações ou royalties. A instituição afirma que o conceito de pagamento instantâneo por dispositivos móveis não é de autoria exclusiva da professora, uma vez que modelos semelhantes já existiam no mercado internacional antes de 2014.
A defesa da autarquia aponta que a legislação resguarda a expressão concreta de uma obra e não a ideia abstrata de transferir valores de forma rápida. O BC sustenta que a tecnologia e o desenho institucional do Pix foram desenvolvidos de forma independente por sua equipe técnica.
Julgamento sem perícia
Em decisão sobre o andamento do caso, o juiz federal Arthur Pinheiro Chaves negou o pedido da defesa da autora para a realização de uma perícia técnica. A intenção da professora era nomear um perito em tecnologia da informação e propriedade intelectual para confrontar os códigos e os fluxogramas das duas ferramentas.
O magistrado explicitou que a ação discute direitos autorais (regrados pela Lei nº 9.610/98) e não patentes industriais (Lei nº 9.279/96). O entendimento do juízo é de que os documentos anexados ao processo bastam para a análise do mérito.
“A questão consiste, portanto, em fazer o cotejo das informações existentes nos autos a partir dos documentos trazidos à colação para se aferir eventual violação aos direitos da autora, dispensando-se a produção de prova pericial”, entendeu o magistrado.
Próximos passos da ação
O despacho judicial determinou que o Banco Central providencie, no prazo de 30 dias, a tradução juramentada de documentos em língua estrangeira anexados à contestação, sob a pena de desconsideração dos papéis como prova documental.
Após a juntada das traduções, a autora terá o prazo de 15 dias para manifestação. Na sequência, os autos serão direcionados para a conclusão e o juiz emitirá a sentença em primeira instância.
Correio 24h
Essa publicação é um oferecimento
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para a Papudinha
25/06/2026

Foto: Reprodução
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência imediata do ex-banqueiro Daniel Vorcaro para o complexo penitenciário da Papudinha, em Brasília. A decisão ocorre após o réu ter a segunda delação premiada rejeitada por falta de dados relevantes.
Relator do caso Master, Mendonça atendeu a um pedido da Polícia Federal pela mudança. Vorcaro estava na Superintendência da PF desde março, onde se encontrou diversas vezes com seus advogados para organizar as duas delações entregues. Tanto a PF quanto a PGR consideraram o conteúdo não acrescentou à investigação.
A Procuradoria-Geral da República já havia negado um pedido de prisão domiciliar para o empresário investigado na Operação Compliance Zero e deixado para o STF a decisão sobre o futuro do banqueiro.
Na decisão assinada por André Mendonça, a transferência foi autorizada e determinada no prazo máximo de 24h, ou seja, até a tarde desta sexta-feira (26).
— Indefiro o pedido de Daniel Vorcaro de conversão de sua prisão preventiva em custódia domiciliar. Determino a transferência, no prazo de 24 horas, do custodiado Daniel Vorcaro, do local em que ele atualmente se encontra custodiado para o 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal (Papudinha). A transferência deve ser feita pelo meio considerado mais adequado à movimentação, com adoção das providências necessárias à preservação da integridade física do custodiado e à segurança da diligência — diz a decisão.
Pleno News
Essa publicação é um oferecimento
Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master
25/06/2026

Foto: reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.
A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).
Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.
“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura do Natal decreta ponto facultativo na segunda-feira (29)
25/06/2026

Foto: Secom
A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida está prevista no Decreto nº 13.643, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública municipal para 2026.
O ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. A data integra tradicionalmente o calendário do município em razão de sua relevância cultural e religiosa nas festividades juninas.
A Prefeitura informa que os serviços considerados essenciais serão mantidos. Áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria municipal.
O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).
Essa publicação é um oferecimento
ALRN e América de Natal prestam homenagens à jornalista Helga Oliveira; velório será nesta sexta-feira
25/06/2026

Foto: Reprodução
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) manifestou pesar pela morte da jornalista Helga Oliveira, ocorrida nesta quinta-feira (25). A profissional, que tinha 48 anos, faleceu em decorrência de uma leucemia, deixando um legado reconhecido no jornalismo potiguar e na defesa de causas sociais.
O velório da jornalista será na sala de velório central do cemitério Morada da Paz Emaús, a partir desta sexta-feira (26), às 7h30. O sepultamento ocorre às 10h30, também no Morada.
Em nota oficial, a Casa Legislativa destacou a contribuição de Helga para a comunicação do estado, especialmente na cobertura esportiva, área em que se tornou referência e abriu espaço para a atuação de outras mulheres no segmento.
A ALRN também ressaltou o papel desempenhado pela jornalista na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na defesa dos direitos das pessoas autistas e de suas famílias. “Também fez de sua vida uma luta pela conscientização sobre o transtorno do espectro autista e pela defesa dos direitos das pessoas autistas e de suas famílias”, afirmou a ALRN.
Segundo a nota, a experiência pessoal de Helga como mãe de uma criança autista foi transformada em uma ferramenta de informação, acolhimento e inclusão. Em 2018, ela participou, ao lado do filho Caio, de uma campanha institucional da Assembleia voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, destacando a importância do diagnóstico e da intervenção precoces.
Em nome do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, os deputados estaduais e servidores manifestaram gratidão pela contribuição da jornalista e destacaram a relevância de sua participação em iniciativas de conscientização social. “A participação de Helga permanece na memória desta Casa e integra um legado de conscientização, empatia e compromisso com uma sociedade mais inclusiva”, destacou.
“Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidariza com seu esposo, Luís Henrique, seus filhos Pedro e Caio, demais familiares, amigos e toda a comunidade da comunicação potiguar, desejando força, conforto e serenidade diante desta irreparável perda. Descanse em paz, Helga”, concluiu a nota.
AMÉRICA
O América Futebol Clube manifestou pesar pela morte da jornalista Helga Oliveira, ocorrida nesta quinta-feira (25), aos 48 anos. A profissional, reconhecida por sua trajetória no jornalismo esportivo potiguar, faleceu em decorrência de uma leucemia.
Em nota divulgada nas redes sociais, o clube destacou a ligação de Helga com o Alvirrubro e ressaltou sua contribuição para a cobertura esportiva no RN. Segundo a publicação, a jornalista acompanhou de perto a rotina dos clubes locais e teve papel importante no fortalecimento da imprensa esportiva do estado.
O América também enfatizou o pioneirismo de Helga na comunicação esportiva potiguar. A comunicadora foi uma das primeiras mulheres a atuar na televisão esportiva local, abrindo espaço para novas gerações de jornalistas e servindo de referência para outras mulheres na área.
“O América Futebol Clube se solidariza com seus familiares, amigos, colegas de profissão e admiradores, desejando força e conforto a todos neste momento de dor”, concluiu o clube.
Com informações do BZNotícias
Essa publicação é um oferecimento
Terremotos na Venezuela: Número de mortos sobe para 188; total de feridos passa de 1.500
25/06/2026

Foto: Reuters
Os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) deixaram ao menos 188 mortos e 1.520 feridos, informou Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional do país, nesta quinta-feira (25).
Ainda de acordo com Rodríguez, ao menos 200 pessoas estão presas sob escombros e outras 157 estão desaparecidas.
Ao todo, oito hospitais foram afetados, e alguns deles tiveram que ser desocupados.
Rodríguez estimou que mais de 2.900 famílias foram afetadas pelos terremotos.
A ONU e diversos países informaram que estão mobilizando assistência de emergência após os tremores.
Terremotos mortais criam cenário de “filme de terror”
Dois terremotos poderosos causaram destruição na Venezuela, deixando pessoas presas sob os escombros de prédios desabados.
Um tremor de magnitude 7,2 atingiu uma área a cerca de 160 km a oeste de Caracas na quarta-feira (24), seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
Equipes de emergência escalavam os escombros de prédios desabados em Caracas ao cair da noite, enquanto familiares desesperados buscavam ajuda para entes queridos que se temia estarem presos.
Sobreviventes em estado de choque eram retirados do local, alguns em macas.
“Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho, que não quis informar seu sobrenome.
“Tivemos que passar por cima dos escombros e tudo mais. O zelador do prédio com o bebê e todos os vizinhos descendo. Mas, daquele prédio, só vi aquela família conseguir sair”, adicionou.
CNN Brasil com informações de Reuters
Essa publicação é um oferecimento
Filho de Neymar, Davi Lucca comemora o retorno do pai e faz projeção para próximo jogo
25/06/2026

Foto: Reprodução
Neymar voltou a jogar pela Seleção Brasileira após 981 dias. O atacante entrou em campo aos 31 minutos do segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela fase de grupos da Copa do Mundo.
Após o jogo, o adolescente Davi Lucca, filho mais velho de Neymar Jr, celebrou o retorno do pai.
“Eu estou muito feliz que tudo deu certo, que ele não desistiu. Foi um caminho muito difícil, mas ele conseguiu passar por todos os obstáculos e hoje está aqui numa cena linda”, disse o adolescente de 14 anos em entrevista à Itatiaia.
“Para mim está sendo espetacular. Na última vez que eu vi a Copa, eu tinha 11 anos. Relembrar esse momento é muito sensacional”, completou.
Davi Lucca ainda fez uma projeção para o próximo jogo do Brasil. O herdeiro de Neymar acredita no gol do pai na partida de 32-avos de final.
Fonte: @itatiaia
Essa publicação é um oferecimento






























