Política

Mossoró (RN): A força de João Maia no segundo maior colégio eleitoral do RN

24/09/2026

Foto: reprodução

 

O deputado federal João Maia (PP), candidato à reeleição, mostrou nesta terça-feira (22) que ampliou sua presença política em Mossoró.

O parlamentar reuniu milhares de pessoas em um encontro que contou com prefeitos de vários municípios, vereadores, lideranças políticas e o deputado estadual Neilton Diógenes. A mobilização ocorreu justamente na reta final da campanha. 

Em Mossoró, João Maia vem aumentando o número de aliados. Estiveram no evento o prefeito Marcos Medeiros e os vereadores Alex do Frango, Petras, Ricardo de Dodoca, Thiago Marques e Vlademir Cabelo de Nego, todos integrantes do grupo que apoia sua candidatura.

Nas últimas semanas, João Maia já vinha intensificando a agenda no município, com reuniões com lideranças e atividades políticas ao lado de aliados locais. 

Durante o encontro, o deputado apresentou ações do mandato e destacou a parceria construída com os municípios, principalmente na articulação de recursos e investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento.

A reunião desta terça-feira deu mais uma demonstração da ampliação da base política de João Maia em Mossoró e também reuniu aliados de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

 

Essa publicação é um oferecimento

POSTOS ST

Política

PODERDATA/AYA: Lula tem 43% e Flávio Bolsonaro 42% dos votos válidos no 1° turno

24/09/2026

Fotos: Ricardo Stuckert PR/Reprodução Redes Sociais

 

Uma pesquisa realizada pelo PoderData em parceria com o Aya Bancah, divulgada nesta fase de reta final de campanha e realizada entre os dias 20 e 23 de setembro aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados no cenário de primeiro turno para a eleição presidencial. Considerando os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), o petista registra 43% das intenções de voto, contra 42% do parlamentar.

No cenário que engloba a totalidade do eleitorado, incluindo brancos, nulos e os que não souberam responder, a proximidade se mantém: o atual presidente aparece com 41%, enquanto o senador pontua 39%. Ambos os candidatos registraram oscilação positiva em comparação ao levantamento anterior, feito entre 13 e 16 de setembro, quando Lula contabilizava 37% e Flávio somava 36%.

Entre os demais candidatos, Augusto Cury (Avante) aparece em 3° com 6% das intenções de voto. Logo atrás aparece Renan Santos (Missão) com 3%, enquanto Ronaldo Caiado (PSD) registra 2%. Com apenas 1% aparece Romeu Zema (Novo), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP) e Clariana Barão (Democracia Cristã). Não pontuaram: Wilson Grassi (Democrata), Leonardo Avalanche (PRTB), Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB).

O levantamento foi conduzido pelo PoderData com recursos próprios e parceria de divulgação do Aya Bancah. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 23 de setembro de 2026 por meio de ligações para telefones fixos e celulares, totalizando 3.000 entrevistas aplicadas em 723 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

A margem de erro estimada é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, estando devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01739/2026. Para assegurar a representatividade proporcional da sociedade em termos de sexo, idade, renda, escolaridade e região, o instituto realiza dezenas de milhares de chamadas telefônicas, frequentemente ultrapassando a marca de 100 mil ligações até perfazer a amostra fiel da população.

 

Com informações do Poder360

 

Essa publicação é um oferecimento

POSTOS ST - CARTÃO FIDELIDADE

Política

Em Parnamirim, Samanda coloca Senado no centro da agenda de Lula

24/09/2026

No momento, você está visualizando Em Parnamirim, Samanda coloca Senado no centro da agenda de Lula

Foto: Divulgação

 

 

A reta final da campanha de Samanda de Lula ao Senado foi marcada por um ato político em Parnamirim, com a presença de Fátima Bezerra, Cadu de Lula, Rafael Motta e outros aliados. O encontro reforçou a união do grupo em torno das candidaturas ligadas ao presidente Lula.

Fátima pediu votos para Samanda e Rafael Motta ao Senado e apresentou Samanda como sua representante e continuidade de sua atuação política em Brasília. Samanda, por sua vez, destacou a trajetória de Fátima e afirmou que sua candidatura pretende dar continuidade ao projeto político da governadora.

O papel do Senado e a necessidade de apoio ao governo Lula também foram temas centrais. Os participantes citaram pautas como o fim da escala 6×1 e propostas de segurança pública.

Cadu apresentou compromissos para Parnamirim, incluindo obras viárias, drenagem da Avenida Olavo Montenegro e a requalificação da Avenida Maria Lacerda. Também destacou o Hospital Metropolitano, em construção no município, com previsão de 350 leitos.

Fátima associou Cadu à continuidade de seu governo e defendeu sua candidatura. O anfitrião Carlos Augusto Maia ressaltou a coerência de seus apoios políticos.

Na reta final da campanha, Cadu convocou a militância para intensificar as atividades e reforçou a união das candidaturas de Lula, Cadu, Samanda, Rafael Motta, Fernando Mineiro e Ivanilson Oliveira.

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Vereador Fernando Guilherme solicita veículo adaptado para pacientes do CRIA e pavimentação ligando Barroso, Planalto e Vila Verde

24/09/2026

O vereador Fernando Guilherme apresentou mais dois requerimentos durante sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara/RN, com solicitações voltadas à saúde e à infraestrutura do município.

O parlamentar parlamentar solicita que seja encaminhado expediente à prefeita Aíze Bezerra e à Secretaria Municipal de Saúde, visando à aquisição de um veículo adaptado destinado ao transporte dos pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação da Infância e do Adulto (CRIA) de João Câmara.

A iniciativa busca proporcionar melhores condições de deslocamento, acessibilidade, segurança e conforto aos pacientes que necessitam dos serviços oferecidos pelo centro de reabilitação.

Já no segundo requerimento, Fernando Guilherme solicita a execução de obras de pavimentação em paralelepípedo na via pública que interliga os bairros Barroso, Planalto e Vila Verde.

A solicitação busca melhorar as condições de mobilidade e trafegabilidade entre as três localidades, proporcionando mais infraestrutura e melhores condições de acesso para moradores que utilizam diariamente o trecho.

Com os dois requerimentos apresentados em plenário, o vereador Fernando Guilherme direciona as reivindicações para duas áreas importantes: melhoria do transporte dos pacientes do CRIA e pavimentação da ligação entre Barroso, Planalto e Vila Verde.

 

Foto: Moisés Araújo/Blog de Moisés Araújo

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

TCE alerta gestores para o fim do prazo de envio de informações sobre o IEGM 2026

24/09/2026

No momento, você está visualizando TCE alerta gestores para o fim do prazo de envio de informações sobre o IEGM 2026

Foto: reprodução

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) alerta gestores para o fim do prazo destinado à coleta de informações sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2026, que se encerra em 30 de setembro de 2026.

O Tribunal informa que não haverá prorrogação de prazo, tendo em vista que o cronograma nacional do levantamento será encerrado na mesma data.

O IEGM reúne e sistematiza informações sobre sete áreas da gestão pública: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da Tecnologia da Informação.

Os dados coletados também podem subsidiar a análise das contas anuais dos municípios nas dimensões avaliadas e servir de referência para que os gestores promovam melhorias nos processos de trabalho e na gestão dos recursos públicos.

Os jurisdicionados que estiverem inadimplentes com a resposta ao formulário de coleta de dados do IEGM ficarão impossibilitados de obter certidões negativas junto ao TCE além de estarem passíveis das multas, nos termos do art. 21, inciso II, alínea “b”, da Resolução nº 023/2020-TCE/RN.

 

Fonte: TCE RN

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Prefeitura de Tangará abre concurso público com 85 vagas; inscrições começam nesta quinta-feira

24/09/2026

Abertas as inscrições para Concurso Público 02/2022 -

Foto: reprodução

 

A Prefeitura Municipal de Tangará/RN, por meio da Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos, torna público o Edital nº 001/2026, que regulamenta a realização de Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro permanente do Município.

O concurso será organizado e executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelas etapas de seleção até a homologação do resultado final. Material de referência geográfica

O edital prevê prova objetiva para todos os cargos, prova de títulos para os cargos docentes e etapas específicas de avaliação psicológica e teste de aptidão física para o cargo de Guarda Municipal.

85 vagas em diferentes áreas e níveis de escolaridade

Ao todo, estão sendo ofertadas 85 vagas para cargos efetivos, contemplando oportunidades de níveis fundamental, médio e superior.

Entre os cargos previstos estão Operador de Máquinas, Motorista B, Condutor de Ônibus Escolar, Condutor de Ambulância, Agente Administrativo, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Farmácia, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico Agrícola, Técnico de Saúde Bucal e Fiscal de Obras, além de diversas oportunidades de nível superior.

Para o nível superior, o concurso contempla áreas como Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Terapia Ocupacional, Farmácia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Psicologia e Educação, além de Procurador Municipal, Analista de Gestão de Pessoas e Fiscal de Tributos.

O edital também estabelece reserva de vagas decorrente das ações afirmativas. Das 85 vagas previstas, 10%, correspondentes a nove vagas, serão destinadas às pessoas com deficiência (PcD), observadas as regras de distribuição estabelecidas no documento.

Inscrições começam em 17 de setembro

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do sistema da Comperve/UFRN, no período de 17 de setembro a 7 de outubro de 2026. O prazo para pagamento da taxa segue até 8 de outubro.

As taxas de inscrição são de R$ 110,00 para os cargos de níveis fundamental e médio, com exceção de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Guarda Municipal e Técnico de Enfermagem, cuja taxa é de R$ 130,00. Para os cargos de nível superior, o valor é de R$ 150,00.

Os candidatos que atenderem aos requisitos previstos no edital poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 17 e 21 de setembro de 2026. O documento prevê a possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico que preencham as condições estabelecidas e para doadores de medula óssea.

Provas serão realizadas em novembro

A prova objetiva está prevista para 29 de novembro de 2026. Os candidatos poderão optar, no momento da inscrição, pela realização da prova em Tangará/RN ou Natal/RN. Para os cargos de níveis fundamental e médio, as provas ocorrerão no turno matutino, enquanto os candidatos aos cargos de nível superior realizarão a avaliação no turno vespertino.

As provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório e abordarão conteúdos definidos de acordo com cada nível e cargo, incluindo componentes como Língua Portuguesa, Legislação, História do Município de Tangará/RN e Conhecimentos Específicos. Para os cargos docentes, a estrutura também contempla conhecimentos de Didática, conforme o cargo.

Conforme o cronograma, o local de realização das provas deverá ser divulgado em 23 de novembro de 2026, enquanto o resultado final para os cargos, exceto Guarda Municipal, está previsto para 8 de janeiro de 2027. O cargo de Guarda Municipal possui cronograma próprio para as etapas de avaliação psicológica, teste de aptidão física e curso de formação.

Fortalecimento do serviço público municipal

A realização do concurso representa uma importante medida para o fortalecimento do quadro permanente da Prefeitura de Tangará, possibilitando o ingresso de novos servidores em diferentes áreas da Administração Municipal e contribuindo para a continuidade e o aprimoramento dos serviços prestados à população.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a conveniência da Administração Municipal.

A Prefeitura orienta todos os interessados a realizarem a leitura integral do Edital nº 001/2026 antes da inscrição e a acompanharem atentamente as publicações, alterações, resultados e demais comunicados referentes ao certame. As informações oficiais relativas ao concurso serão disponibilizadas pela Comperve/UFRN.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tangará/RN

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

Estudo prevê até 13,3 mil mortes no Brasil com calor do Super El Niño

24/09/2026

Brasília, DF 30/08/2026 - Brasília enfrenta onda de calor, tendo o dia mais quente do ano. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: reprodução 

 

O calor extremo causado pelo Super El Niño pode provocar 13,3 mil mortes no Brasil, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com relatório do Laboratório de Impacto Climático da Universidade de Chicago, divulgado nesta quarta-feira (23).

O país deve ser o mais afetado na América Latina pelo fenômeno, caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas do Oceano Pacífico.

>> Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

Ao todo, são esperadas, até fevereiro de 2027, 451 mil mortes no planeta com a ocorrência mais intensa do El Niño nos últimos anos.

"Há muito tempo, conseguimos prever os impactos das temperaturas nas colheitas e agora podemos prever o impacto no pior cenário possível: a morte", afirma Michael Greenstone, cofundador do Laboratório de Impacto Climático e professor na Universidade de Chicago.

"Esse número (...) inclui pais e filhos, avós e vizinhos, pessoas que vão trabalhar, cuidam de suas famílias e vivem suas vidas”, complementou o cientista norte-americano, ao alertar sobre a mortalidade.

Pela projeção dos cientistas, por causa do Super El Niño, que começou em junho de 2026, os dias extremamente quentes devem quase dobrar até fevereiro de 2027, ficando pelo menos 1,2 grau Celsius (ºC) acima do normal, em comparação com anos anteriores, o que pode se intensificar no verão.

Sul global será mais afetado

Segundo o relatório, as regiões que tendem a ser as mais afetadas pelo Super El Niño estão concentradas no Sul global.

O Brasil está entre os cinco países com maior número estimado de mortes, na quinta posição do ranking, segundo o relatório. O período mais crítico no país deve ser o verão, entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027.

O levantamento chama atenção para estimativas mais altas de mortalidade no Norte e Nordeste, com destaque para o Pará, com a morte estimada de 2,3 mil pessoas, Maranhão, com mais 1,3 mil, além de Amazonas e Bahia, com 1,2 mil cada.

O país se prepara com a instalação de bases do Ministério da Saúde, chamadas de Força Nacional do Sistema Único de Saúde, que contam com equipamentos e pessoal para atuar durante emergências e desastres.

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Na lista dos países em situação mais crítica, o Brasil é antecedido por Índia, Sudão, Indonésia e Nigéria.

No continente americano, o país mais próximo do Brasil são os Estados Unidos, com 3,5 mil mortes a mais do que em um ano normal. Venezuela, com 2,3 mil mortes adicionais, e Colômbia, com 2,2 mil, também se destacam.

No continente africano, o relatório projeta 67 mil mortes, sendo a maior parte de vidas a serem perdidas no Sahel, região de transição entre o Saara, ao norte, e as savanas, ao sul.

Quase metade dessa estimativa de vítimas deve se concentrar na Nigéria. O país sofrerá com 31,4 mil mortes, à frente do Sudão, que enfrentará 17,5 mil mortes adicionais por calor, do Níger, 10 mil, e do Chade, 8 mil.

No sudeste asiático, Filipinas, Vietnã, Tailândia e Camboja podem chegar a 19,4 mil mortes acima do normal. E, na Índia, mais 15,8 mil.

Amostra do futuro

Os números estimados podem aumentar ainda mais caso o El Niño se prolongue, analisam os pesquisadores. Eles afirmam que o fenômeno é uma amostra das temperaturas que serão mais comuns daqui para frente, uma espécie de "cartão-postal do futuro", do que o planeta se tornará com o avanço das mudanças climáticas.

Para diminuir a mortalidade, os especialistas recomendam esforços humanitários multilaterais em ações comprovadamente eficazes, como alertas de calor, instalação de centros de resfriamento e pontos de hidratação, além de proteção da população mais vulnerável e trabalhadores. As medidas devem ser iniciadas desde já.

“Aumentar a capacidade de resposta a emergências e direcionar melhor nossos esforços pode salvar muitas vidas este ano. Mas, daqui a 20 anos, quando as temperaturas extremas de hoje se tornarem a nova normalidade, não queremos estar em constante estado de emergência”, disse Tamma Carleton, coautora do relatório.

Chefe de pesquisa do Laboratório de Impacto Climático e professora assistente da Universidade da Califórnia, Berkeley, ela alerta: “Precisamos mobilizar recursos agora para projetar, implementar e avaliar as ferramentas de preparação e planejamento que salvarão vidas nos próximos anos.”

Para calcular os números de mortos, os pesquisadores utilizaram estudos anteriores que relacionaram temperatura e mortalidade em diferentes regiões, considerando na conta o clima local, vulnerabilidade da população e capacidade de adaptação de cada país e região.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

“Você merece o voto de todo o RN”, diz Arlindo Dantas sobre candidatura à reeleição de Cristiane

24/09/2026

Foto: reprodução

 

A deputada estadual Cristiane Dantas apareceu ao lado do ex-prefeito de São José de Mipibu e ex-deputado estadual, Arlindo Dantas, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta (23). Ao falar sobre a atuação da parlamentar na Assembleia Legislativa, Arlindo afirmou: “Você merece o voto de todo o Rio Grande do Norte”.

No vídeo, Cristiane conta que acompanha a trajetória política do sogro desde a primeira eleição dele para prefeito de São José de Mipibu e o aponta como uma de suas inspirações na vida pública. Arlindo comandou o município por quatro mandatos e também exerceu um mandato de deputado estadual.

Ao falar da atuação de Cristiane, Arlindo destacou os recursos destinados pela deputada a São José de Mipibu. “Não é brincadeira um deputado mandar para uma cidade R$ 25 milhões. É muita coisa. Isso nos orgulha”, afirmou.

Cristiane encerra o vídeo lembrando a trajetória de Arlindo, conhecido como “prefeito operário”, e afirma que essa referência a motiva a continuar na política e trabalhar pelo Rio Grande do Norte.

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Cristiane Dantas (@depcristianedantas)

Vídeo: reprodução Instagram

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Política

Álvaro reúne vereadores e lideranças em mobilizações pelos bairros de Natal

24/09/2026

Foto: Campanha/Álvaro Dias

 

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), intensificou nesta quarta-feira (23) a mobilização em Natal, com Onda 22, caravanas e encontros que reuniram apoiadores e lideranças em diferentes bairros da capital.

Na Zona Oeste, Álvaro percorreu Nazaré e Bom Pastor, conversou com moradores e participou de mobilizações ao lado do prefeito de Natal, Paulinho Freire; da vice-prefeita Joanna Guerra; do presidente da Câmara Municipal e candidato a deputado estadual, Eriko Jácome; dos vereadores Irapoã Nóbrega, Fúlvio Saulo, Luciano Nascimento, Daniel Santiago e Tony Henrique; do secretário municipal de Obras, Felipe Alves; e do ex-vereador Klaus Araújo.

A agenda seguiu com encontros em diferentes pontos da cidade. Álvaro participou de reunião com os amigos de Iolando Farias, ao lado do candidato ao Senado Coronel Hélio. Nas Quintas, esteve com os amigos do vereador Tony Henrique, acompanhado do candidato a deputado federal Sargento Gonçalves e do candidato a deputado estadual Coronel Azevedo.

Em Mãe Luiza, Álvaro encerrou a sequência de mobilizações em encontro com os amigos de Dinarte Torres e Vânia Torres, com a participação da candidata a deputada federal Nina Souza.

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Notí­cias

Prefeito de Mossoró nega uso da máquina e diz que não condicionou serviços a votos em Allyson e Cinthia

24/09/2026

Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)

 

O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (Republicanos), negou ter condicionado obras ou serviços públicos ao apoio eleitoral a Allyson Bezerra e Cinthia de Allyson. Em nota enviada à imprensa, ele repudiou o que chamou de “tentativa de criar uma acusação falsa de uso da máquina pública”.

A manifestação ocorre após o Diário do RN publicar um vídeo em que o prefeito pede votos para os dois candidatos durante uma reunião com moradores da comunidade rural de Puxa-Boi. No encontro, a população cobrava melhorias no abastecimento de água e no atendimento médico.

De acordo com o prefeito, a conversa aconteceu no domingo (20), fora do horário de expediente. Ele afirmou que ouviu as reivindicações dos moradores, prestou contas das ações realizadas na localidade e declarou apoio aos candidatos que defende.

“Não houve qualquer condicionamento de obras, serviços ou benefícios públicos a apoio eleitoral”, declarou. Marcos acrescentou que é dever do gestor prestar esclarecimentos à população e reafirmou tanto o seu direito de apoiar candidatos quanto o de cada eleitor fazer livremente a própria escolha.

Leia a íntegra da nota:

O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, repudia a tentativa de criar uma acusação falsa de uso da máquina pública a partir de um encontro em que ouviu moradores, prestou contas do seu trabalho e declarou apoio às candidaturas que defende.

Marcos esclarece que a conversa com moradores da comunidade rural de Puxa Boi ocorreu no domingo (20), fora do horário de expediente, quando ouviu reivindicações e prestou contas das ações pra localidade. Não houve qualquer condicionamento de obras, serviços ou benefícios públicos a apoio eleitoral.

É direito da população solicitar melhorias nos serviços públicos. É dever do gestor público prestar esclarecimentos e informar sobre os planos para atender às necessidades da população, onde quer que ele esteja, sempre que perguntado.

Marcos reafirma seu direito de apoiar candidatos e o direito de cada cidadão de fazer sua própria escolha livremente.

Mossoró-RN, 23 de setembro de 2026.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

DIU hormonal para endometriose terá cobertura pelos planos de saúde no RN

24/09/2026

Mulheres com endometriose no Rio Grande do Norte terão uma nova opção de tratamento com cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir de 1º de outubro. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a mudança, que vale para todo o país.Guias e documentários de viagens

A medida inclui o DIU ou SIU hormonal no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para pacientes com endometriose que tenham contraindicação ou não adesão aos contraceptivos orais combinados. Além disso, a cobertura inclui o dispositivo e o procedimento de inserção.

Como funciona a nova cobertura no RN

Na prática, a nova regra também alcança as beneficiárias de planos de saúde do Rio Grande do Norte que atendam aos critérios definidos pela ANS.

No entanto, a mudança não significa que toda paciente com endometriose poderá solicitar o DIU hormonal pelo plano. O caso precisa atender aos critérios da Diretriz de Utilização (DUT) nº 175.

De acordo com a resolução, os planos devem cobrir o procedimento para pacientes com endometriose que apresentem contraindicação ou não adesão aos contraceptivos orais combinados. A norma também prevê a cobertura quando a bula registrada na Anvisa indicar o uso do dispositivo.

Por isso, o profissional responsável pelo acompanhamento da paciente deve avaliar cada caso. Além disso, a indicação precisa considerar o quadro clínico e os critérios estabelecidos pela regulamentação.

Quando a regra começa a valer

A Resolução Normativa nº 680 estabeleceu a mudança. A ANS publicou a norma em setembro de 2026, e ela entra em vigor no dia 1º de outubro.

Além do DIU/SIU hormonal, a atualização do rol incluiu outras quatro tecnologias para o tratamento de diferentes condições de saúde. A Diretoria Colegiada da ANS aprovou a decisão em 18 de setembro.

Assim, a partir de outubro, as operadoras deverão seguir os novos critérios de cobertura previstos pela agência.

DIU hormonal pode reduzir o fluxo menstrual

O DIU hormonal libera levonorgestrel, um hormônio sintético que atua no útero. Entre seus efeitos, o dispositivo pode reduzir o fluxo menstrual e, em algumas pacientes, interromper a menstruação.

Segundo informações da Agência Brasil, com base em dados da ANS, a ausência de menstruação pode ocorrer em até 60% das usuárias. Além disso, entre as mulheres que continuam menstruando, o dispositivo pode reduzir bastante o fluxo.Material de referência geográfica

Esse efeito pode contribuir para o tratamento de pacientes com endometriose, principalmente quando a doença provoca cólicas intensas e fluxo menstrual aumentado.

Endometriose exige acompanhamento médico

A endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio se desenvolve fora da cavidade uterina. Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode provocar cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante relações sexuais, infertilidade e sintomas intestinais ou urinários que podem apresentar padrão cíclico.

Além disso, o tratamento varia conforme os sintomas, a extensão da doença, a localização das lesões, a idade e o desejo de gravidez. Por isso, o médico deve considerar as características de cada paciente antes de indicar uma terapia.

No Rio Grande do Norte, mulheres que possuem plano de saúde e recebem indicação do DIU hormonal para endometriose poderão verificar, a partir de outubro, se o caso atende aos critérios estabelecidos pela nova regra da ANS.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

CLÍNICA LINHARES - DR. ASSIS ATALIBA - CLÍNICO GERAL

Notí­cias

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

24/09/2026

Foto: Reprodução/Arte/Agência Brasil

 

Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco podem saber se receberão restituição. Às 10h desta quarta-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao lote de abril, que também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 279.500 contribuintes receberão R$ 339,63 milhões. Desse total, R$ 180,27 milhões irão para pessoas com prioridade no reembolso.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 204.798 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 9.502 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 4.284 idosos acima de 80 anos e 3.820 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 31.813 que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de abril, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Esporte

Após recuperação no ABC, João Paulo fecha com o QFC

24/09/2026

O Papa da Bola está recuperado fisicamente e vai jogar o Campeonato Potiguar de 2027 no novo clube - Foto: Reprodução

 

O atacante João Paulo fechou contrato com o QFC para o Campeonato Potiguar. Depois de realizar todo o processo de recuperação pós-lesão no ABC, o jogador decidiu defender o QFC em 2027. O jogador se reuniu com dirigentes e assinou contrato de um ano. O anúncio da contratação aconteçou nesta quarta-feira (23). O atacante está há um ano e cinco meses sem atuar regularmente. Sua última participação em uma partida ocorreu em maio de 2025, quando permaneceu pouco mais de 20 minutos em campo. Desde então, João Paulo passou pelo processo de recuperação da lesão de ligamentos e realizou o trabalho de preparação no CT do ABC. Agora, a chegada ao QFC SAF representa um novo capítulo na carreira do atacante, que busca retomar as atividades dentro de campo e com as novas cores.

João Paulo tem uma trajetória marcada por títulos importantes com a camisa do ABC. Pelo Alvinegro, o atacante conquistou o Campeonato Potiguar em 2007 e 2010. Em 2010, também fez parte da equipe que conquistou o título da Série C do Campeonato Brasileiro. A competição marcou uma das principais conquistas nacionais da história recente do clube.

O jogador estava sem clube desde que deixou o Kairat, do Cazaquistão, na temporada passada.

Com o acordo com o QFC, João Paulo voltará a atuar no futebol potiguar e terá pela frente o desafio de recuperar o ritmo competitivo após o longo período afastado dos gramados.

Lembrando que o QFC já confirmou a contratação de Histone, que formará uma forte dupla de ataque com João Paulo no Campeonato Estadual de 2027.

 

Diário do RN

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Notí­cias

Polícia investiga indução ao suicídio na morte de Isabelle no Ceará

24/09/2026

Brasília (DF), 22/09/2026 - MP do Ceará acompanha investigações sobre morte de Isabelle Caracristi.
Foto: Isabelle Caracristi/Instagram

Foto: reprodução

 

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) informou nesta quarta-feira (23) que as análises periciais preliminares apontam que Isabelle Caracristi, de 22 anos, se jogou do prédio. As investigações continuam para esclarecer o caso. O namorado João Munhoz Neto está preso sob suspeita de violência psicológica contra a namorada e de indução ao suicídio.

A universitária foi encontrada morta no último dia 13 de setembro, no pátio de um edifício residencial, onde morava com o namorado e familiares dele, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza.

A perícia analisou imagens da área externa do condomínio, além de investigações no apartamento onde Isabelle morava.

O perito chefe da Pefoce, Júlio Torres, disse, em entrevista coletiva, que as imagens das câmeras de monitoramento captam uma parte da trajetória da queda, não o momento em que ela se precipita, o que corrobora para a conclusão da perícia até o momento.

"A conclusão do nosso laudo pericial criminal, é que houve uma precipitação voluntária do rooftop [uma espécie de terraço descoberto], onde ela caiu de posição vertical. Tem uma câmera que corrobora com essa dinâmica", disse.

Ontem (22), a Polícia Civil do Ceará (PCCE) prendeu preventivamente João Munhoz Neto, de 34 anos. Ele já havia prestado depoimento à polícia na noite dessa segunda-feira (21) e foi ouvido novamente após a prisão. O celular de João Munhoz Neto foi apreendido e passa por análise.

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Marcio Gutierrez, informou ainda que João Neto teria tentado obstruir as investigações, com destruição de provas.

“Uma possibilidade ali de destruição de provas, de sonegação de provas, juntado isso às informações de abuso psicológico, de que ele não tinha qualquer intenção de colaborar com os esclarecimentos dos fatos, por isso que a gente representou pela prisão preventiva dele”.

De acordo com o delegado, a polícia investiga relatos de que uma pessoa teria sido chamada para limpar o apartamento e que imóvel foi colocado à venda após a morte de Isabelle. 

“Ele [João Munhoz Neto] compareceu ao imóvel para procurar o celular da Isabelle. Ele proibiu a entrada da família no condomínio, falou para o administrador do condomínio que não era para permitir a entrada de qualquer familiar. Ele desativou o perfil nas redes sociais e também não atendeu aos chamados que foram feitos”, disse o delegado Marcio Gutierrez.

Em entrevista à imprensa em Fortaleza, a advogada de João Munhoz Neto disse que ele não tem relação com a morte da namorada e não estava no local no momento. 

Ainda na terça-feira, a mãe de Isabelle, a professora Isorlanda Caracristi, disse, em uma rede social, que a prisão do namorado representa o início de um "processo de justiça":

"Recebi hoje a certidão de óbito da minha filha. Eu sonhei um dia receber um certificado de conclusão de curso, o diploma dela de direito, formatura. Jamais passou pela minha cabeça receber a certidão de óbito. Com a prisão preventiva dele, hoje eu sinto dentro do meu coração que o processo de justiça pela morte da minha filha se inicia", disse.

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Isorlanda Caracristi (@isorlandacaracristi)

Vídeo: reprodução Instagram

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

CLÍNICA LINHARES - DR. ASSIS ATALIBA - CLÍNICO GERAL

Política

Vereador Hênio Silva acompanha investimentos e novos instrumentos para a Filarmônica de João Câmara

24/09/2026

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Hênio Silva (@heniovereador)

Vídeo: reprodução Instagram

 

O vereador Hênio Silva esteve na sede da Filarmônica Manoel Rafael de Freitas. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os investimentos realizados na instituição. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil. A emenda foi destinada pelo deputado Hermano Morais, após solicitação de Hênio Silva. O pedido também contou com a participação do vice-prefeito Holderlin Silva. Os recursos estão sendo aplicados na aquisição de novos instrumentos musicais. A chegada dos equipamentos representa um reforço para as atividades da Filarmônica. A iniciativa contribui para fortalecer a música e a cultura de João Câmara.

Durante a visita, Hênio Silva acompanhou de perto os investimentos realizados. A ação reforça a importância do acompanhamento das demandas culturais do município. O vereador destacou a necessidade de investir na valorização da cultura local. A Filarmônica Manoel Rafael de Freitas desempenha papel importante na formação musical. Os novos instrumentos devem ampliar as possibilidades de trabalho dos músicos. O vereador Hênio Silva e Holderlin Silva seguem acompanhando as ações voltadas ao município.

 

Por Marco Montoril

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

"Foi o dia da virada", diz Coronel Hélio sobre multidão com Flávio Bolsonaro no RN

24/09/2026

Pode ser uma imagem de texto

 

O candidato ao Senado Coronel Hélio classificou a mobilização realizada durante a passagem de Flávio Bolsonaro por Natal como um marco da campanha eleitoral. Para Hélio, a participação popular nas atividades realizadas na capital potiguar demonstrou, segundo sua avaliação, um sentimento de insatisfação com os rumos das administrações federal e estadual.

“Foi o dia da mudança, o dia da virada. O potiguar foi às ruas dar um recado: não queremos mais esse modelo adotado pelo Governo Federal e Estadual”, afirmou Coronel Hélio em entrevista na TV Ponta Negra nesta terça-feira (22).

O candidato também avaliou que a mobilização foi a maior manifestação política já realizada no estado. Segundo Hélio, a presença nas ruas foi marcada principalmente pela participação espontânea de cidadãos, famílias e diferentes segmentos da sociedade. Ele citou entre os participantes pessoas preocupadas com questões como segurança pública, carga tributária e endividamento.

“Foram pessoas comuns que saíram às ruas, pessoas que estão cansadas da insegurança, dos altos impostos e do endividamento”, afirmou referindo-se a multidão registrada tanto na motocarreata quanto no comício. 

A agenda de Flávio Bolsonaro no Rio Grande do Norte contou com motocarreata pelas ruas de Natal e um grande comício na Praça Cívica. Coronel Hélio participou das atividades ao lado do candidato à Presidência, do candidato ao Governo, Álvaro Dias, do candidato a vice-governador, Babá Pereira, do senador Rogério Marinho e de outras lideranças políticas.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e multidão

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Notí­cias

PGR se manifesta a favor de semiaberto a “Débora do Batom”

23/09/2026

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deu nesta quarta-feira (23) parecer favorável para que Débora Rodrigues dos Santos, a “Débora do Batom”, vá para o semiaberto.

A manifestação ocorre após o ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitar análise da PGR sobre pedido da defesa da cabeleireira para progressão de regime e remição de 281 dias na pena.

Condenada pela Primeira Turma do STF a 14 anos de prisão (sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção), Débora ficou conhecida por ter pichado, com um batom vermelho, a frase “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente à Corte, durante os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Ela está em prisão domiciliar desde março, usando tornozeleira eletrônica.

 

SBT News/Foto: Divulgação/Joédson Alves/Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Álvaro prevê R$ 100 milhões para ampliar Walfredo, anuncia novo Tarcísio Maia e investimentos em hospitais regionais

23/09/2026

Fotos: Divulgação

 

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Álvaro Dias (PL) apresentou, durante sabatina da Jovem Pan News Natal, propostas para ampliar a estrutura hospitalar do Estado. Entre elas estão a ampliação do Hospital Walfredo Gurgel, estimada em cerca de R$ 100 milhões, a construção de um novo Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, e investimentos nos hospitais regionais.

Ao falar do Walfredo Gurgel, Álvaro afirmou que pretende construir uma nova estrutura verticalizada em um terreno vizinho pertencente à Caern, com previsão de 200 novos leitos e nove centros cirúrgicos.

“Nós vamos ampliar o Walfredo Gurgel. Vamos verticalizar, fazer uma estrutura nova, moderna, bem equipada e ampla, para levar os pacientes que estão nos corredores para esse local. Nós vamos modernizar o Hospital Walfredo Gurgel. Esse é um compromisso”, afirmou.

Segundo Álvaro, a estimativa inicial é de aproximadamente R$ 100 milhões, com recursos que seriam buscados por meio de emendas parlamentares em parceria com o senador Styvenson Valentim.

Para o interior, o candidato anunciou a proposta de construção de um novo Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, além da criação de consórcios entre o Governo do Estado e municípios para reforçar os hospitais regionais.

“Nós vamos investir nos hospitais regionais”, afirmou Álvaro. A proposta, segundo ele, é ampliar os recursos e equipar essas unidades com tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e raio-X, além de ampliar a presença de médicos especialistas.

Álvaro citou ainda a situação do Hospital Regional de Caicó e defendeu que o fortalecimento da rede no interior pode reduzir a necessidade de transferência de pacientes para Natal.

“Nós vamos tornar atrativo para o médico atuar e trabalhar nesses hospitais regionais, através desse investimento e do consórcio que nós vamos fazer com os municípios”, concluiu.

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ST

Notí­cias

Cataratas de Iguaçu registram cheia de quase sete vezes a média histórica e impressiona

23/09/2026

As Cataratas do Iguaçu registraram uma cheia excepcional em setembro deste ano. A vazão chegou a 10,1 milhões de litros por segundo no dia 12, 6,7 vezes a média histórica de 1,5 milhão.

O aumento, provocado pelas chuvas na bacia do Rio Iguaçu, levou à interdição preventiva da passarela para a Garganta do Diabo entre os dias 11 e 14.

As Cataratas do Iguaçu formam o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 saltos catalogados.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo ultrapassar os 100 metros dependendo do volume do Rio Iguaçu.

As quedas se estendem por 2,7 quilômetros, com 800 metros no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.

Cerca de 70% das cataratas estão em território argentino, e 30% no lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.

 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Professor Mauricio Novaes (@geo.dicas)

 

Vídeo e informações Veja e geo.dicas  /  Foto: Christian Rizzi/AFP

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Próxima Última página