VÍDEO: João Câmara realiza primeira escuta da Lei Aldir Blanc com destaque para participação da vereadora Jeska Fernandes
21/08/2025
Ver essa foto no Instagram
Na noite da última terça-feira (19), João Câmara deu um passo importante para o fortalecimento da cultura local ao realizar a primeira escuta pública sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc 2025. O encontro reuniu artistas, produtores culturais, representantes de grupos juninos e comunidade em geral, reafirmando a importância da participação popular na construção de políticas públicas voltadas para o setor.
A escuta pública foi marcada por um clima de diálogo e união, onde diferentes vozes puderam expor ideias e necessidades. Durante as falas, destacou-se o papel das quadrilhas juninas, que vão além da tradição cultural, movimentando a economia criativa, gerando empregos temporários, estimulando o turismo e aquecendo o comércio local.
A vereadora @jeska.fernandes marcou presença no encontro e reforçou seu compromisso com a cultura camarense. Atuante nas pautas sociais e culturais do município, ela destacou a relevância da Lei Aldir Blanc como instrumento de valorização dos artistas locais e de democratização do acesso à arte.
“A cultura de João Câmara é feita pelo talento e pela diversidade de nossa gente. Com a Lei Aldir Blanc, teremos mais condições de apoiar os artistas, fortalecer as produções culturais e construir oportunidades para quem faz a arte pulsar em nossa cidade”, afirmou a parlamentar.
Com a escuta pública, João Câmara demonstra empenho em garantir transparência e participação coletiva na definição do uso dos recursos da lei. A iniciativa representa não apenas incentivo financeiro, mas também a valorização da identidade cultural e o reconhecimento da força criativa do povo camarense.
Assim, o município reafirma seu compromisso de caminhar ao lado da classe artística e cultural, garantindo que as políticas públicas sejam construídas de forma participativa, inclusiva e transformadora.
Fonte: @jcemfocoof
Essa publicação é um oferecimento
Indicações do vereador Hênio Silva visam valorizar profissionais da odontologia e implantar coleta de lixo eletrônico no município
21/08/2025

Vereador Hênio Silva – Imagem: Reprodução TV Câmara
Em sessão ordinária realizada no último dia 18 de agosto, a Câmara Municipal de João Câmara aprovou por unanimidade duas indicações de autoria do vereador Hênio Silva (PV), ambas endereçadas à prefeita Aize Bezerra.
As propostas tratam de temas distintos: a valorização dos profissionais de saúde bucal da cidade e a implantação de uma política de descarte consciente de resíduos eletrônicos.
Valorização Profissional na Saúde
A Indicação nº 221/25 solicita à chefe do Executivo municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realize um estudo de viabilidade técnica e financeira. O objetivo é elaborar um projeto de lei que regulamente a remuneração dos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal do município, adequando-a ao piso salarial da categoria.
A proposta estabelece parâmetros específicos:
Para os profissionais atuantes no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO):
Carga horária de 20 horas semanais.
Remuneração ajustada proporcionalmente ao piso salarial vigente.
Para os profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF):
Carga horária de 40 horas semanais.
Remuneração integral ajustada ao piso salarial.
Na justificativa, o vereador Hênio Silva argumenta que a medida é necessária pois a remuneração atual encontra-se abaixo do piso estabelecido nacionalmente e do Plano de Cargos e Carreiras do município. A proposta visa “incentivar e valorizar” esses profissionais, proporcionando melhores condições de trabalho e, como consequência, garantindo um atendimento de maior qualidade à população.
Sustentabilidade e Inovação
A segunda proposta aprovada, de número 215/25, aborda uma questão ambiental moderna. Ela pede à prefeita Aize Bezerra que, através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, implante no município pontos de recolhimento de lixo eletrônico.
A ideia é que sejam instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos e de fácil acesso para a população, como a própria Prefeitura, escolas, postos de saúde e espaços comunitários.
A indicação defende que a medida trará benefícios ambientais diretos, evitando a contaminação do solo e da água por componentes tóxicos presentes nos eletrônicos, além de valorizar a economia local e projetar uma imagem de gestão inovadora e sustentável para João Câmara.
Fonte: Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Lêla tem requerimentos aprovados beneficiando Bela Vista, Baixa do Macaco e Brejinho II
21/08/2025

Vereador Lêla– Foto: Moisés Araújo
Na sessão ordinária da última segunda-feira, 18 de agosto, o vereador José Janderlei (UB), conhecido como Lêla, teve três importantes requerimentos aprovados na Câmara Municipal de João Câmara. As proposições reforçam o compromisso do parlamentar em buscar melhorias concretas para comunidades urbanas e rurais do município.
Entre os pleitos apresentados por Lêla está o requerimento n° 501/2025, solicitando à Prefeitura Municipal a pavimentação em paralelepípedo da Rua Maria Estevam, no bairro Bela Vista, atendendo a um antigo desejo dos moradores.
Já o requerimento n° 502/2025 visa a zona rural, pedindo a execução do serviço de roço nas margens da estrada que interliga o Assentamento Baixa do Macaco até a fazenda do senhor Josemar França, garantindo mais segurança e melhor trafegabilidade.
Por fim, no requerimento n° 503/2025, o vereador solicitou a terraplanagem com motoniveladora na estrada de acesso a Brejinho Il, além da complementação de camadas de aterramento na descida para a BR-406, medida fundamental para o deslocamento de moradores e produtores da região.
Com essas iniciativas, o vereador Lêla demonstra sua atenção às demandas da população, atuando tanto na área urbana quanto na rural. Seu trabalho contínuo e dedicado reafirma o compromisso de levar infraestrutura e qualidade de vida para quem mais precisa.
Fonte: Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Requerimentos do vereador Gilberto Honorato contempla melhorias as comunidades; Oiticica, Morada Nova, Boa Sorte, Amarelão e Brejinho
21/08/2025

Vereador Gilberto Honorato – Imagem: Reprodução TV Câmara
Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira, 18 de agosto, o vereador Gilberto Honorato (União Brasil) apresentou e teve aprovados três requerimentos que contemplam melhorias importantes para a cidade de João Câmara e diversas comunidades.
Entre as solicitações apresentadas pelo parlamentar estão:
Iluminação pública em LED em toda a extensão da Avenida Antônio Câmara (BR-406), no trecho entre as 4 Bocas e o Campus do IFRN. A medida busca oferecer mais segurança e visibilidade para motoristas, pedestres e estudantes que circulam pela área.
Instalação de abrigos de passageiros (paradas de ônibus) às margens da BR-406, no entroncamento que dá acesso às comunidades de Amarelão, Brejinho e Morada Nova, garantindo mais conforto e proteção para quem depende do transporte coletivo.
Serviço de terraplanagem com motoniveladora nos campos de futebol das comunidades de Oiticica, Morada Nova, Boa Sorte, entre outras, atendendo a uma demanda da juventude e incentivando a prática esportiva nas localidades.
Com esses requerimentos, o vereador Gilberto Honorato reforça sua atuação voltada para infraestrutura, mobilidade e lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população camarense.
Fonte: Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Médico que havia desaparecido em Natal é encontrado com vida
21/08/2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/l/cT6YebSvacjv9NTZxrlQ/medico-walfredo.jpg)
Foto: reprodução
O médico e professor universitário Paulo José Faria Carrilho, de 48 anos, que estava desaparecido desde a manhã de segunda-feira (18), em Natal (RN), foi encontrado com vida na Praia de Sagi, em Baía Formosa, no litoral Sul do estado, no fim da tarde desta quarta-feira (20).
A família havia registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil para ajudar nas investigações sobre o desaparecimento.
Segundo Cantuário Junior, amigo do médico, Paulo José mora no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal, e atua como médico no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado no mesmo bairro.
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Civil prende homem suspeito por estupro de vulnerável em Macau
21/08/2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/g/B/QCI7tpTM60cLoGG4Eulw/whatsapp-image-2024-04-05-at-11.32.05.jpeg)
Foto: PCRN
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Natal, em ação conjunta com a 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau, a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Macau e o 1° e 5° Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram, na tarde desta quarta-feira (20), um mandado de prisão preventiva expedido pela 15ª Vara Criminal de Natal, contra um homem de 62 anos, suspeito pelo crime de estupro de vulnerável.
A prisão foi realizada no município de Macau/RN.
De acordo com as investigações, o homem praticou, por sucessivas vezes, delitos de natureza sexual contra pelo menos seis vítimas, todas pertencentes ao seu núcleo familiar. O homem estava foragido desde que tomou conhecimento da deflagração da investigação em Natal.
Diligências foram realizadas pelas equipes, que localizaram e prenderam o suspeito. Ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da sociedade e solicita que informações sejam repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.
Essa publicação é um oferecimento
Eduardo xinga Jair Bolsonaro em mensagens: ‘VTNC seu ingrato do caralho’
21/08/2025

Foto: Reprodução/STF
Mensagens reproduzidas no relatório final em que a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mostram o deputado federal xingando o pai devido a uma entrevista em que ele foi chamado de imaturo.
No diálogo via aplicativo WhatsApp Eduardo manifesta grande incômodo pelo fato de Bolsonaro tê-lo chamado de imaturo devido a divergências do deputado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-PB) e passa a atacá-lo com palavrões.
“VTNC SEU INGRATO DO CARALHO’!, escreveu Eduardo em maiúsculas, usando a sigla que significa “vai tomar no c…”
Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, o deputado critica o vazamento do que chamou de conversas entre pai e filho. A defesa do ex-presidente não se manifestou até a conclusão deste texto.
“Me fudendo aqui! VC ainda te ajuda a se fuder aí!. (..) Se o IMATURO do seu filho de 40 anos não puder encontrar com os caras aqui, PORQUE VC ME JOGA PRA BAIXO, quem vai se fuder é vc E VAI DECRETAR O RESTO DA MINHA VIDA NESTA PORRA AQUI”, prossegue o parlamentar, que cobra “reponsabilidade” do pai.
Na entrevista, concedida ao portal Poder360, Bolsonaro diz que as divergências entre o filho e Tarcísio estavam superadas e diz: “Ele [Eduardo Bolsonaro] apesar de ter feito 40 anos de idade agora, né… ele não é tão maduro assim, vamos assim dizer, talhado para a política… tá bem. Ele acerta 90% das vezes, 9% quando meio e 1% está errando”, afirmou.
Após a entrevista, Eduardo manda mensagem ao pai dizendo que ia deixar de lado a história, mas que estava com vontade de dar “mais uma porrada” em Tarcísio devido às críticas recebidas do pai. De acordo com o relato da PF, Bolsonaro e o filho seguem o diálogo por meio de mensagens de áudio que não puderam ser recuperadas.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Vice-prefeita de Parnamirim nega articulação de impeachment contra prefeita Nilda
21/08/2025

Foto: Reprodução
A vice-prefeita de Parnamirim divulgou uma nota em suas redes sociais negando a informação publicada por este blog (Blog do BG), de que estaria em andamento uma estratégia, feita por ela, para que o processo de abertura do impeachment da prefeita Nilda caminhasse dentro da câmara municipal de Parnamirim.
A vice-prefeita não só negou a informação do Blog do BG como disse que é incapaz de trabalhar dessa forma. Que quem a conhece sabe que ela seria incapaz de fazer tal ato.
Segue a nota de esclarecimento de Kátia Pires:
A vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, vem a público informar e esclarecer que a notícia que circula em alguns blogs do estado desde a tarde de hoje, afirmando que “vem trabalhando nos bastidores a abertura de um suposto processo de impeachment” contra a atual prefeita, professora Nilda, é totalmente falsa e infundada, e visa claramente criar um clima de desentendimento na atual gestão de Parnamirim.
Oportuno esclarecer que a vice-prefeita preza pela transparência e lealdade em todas as suas ações, e ratificar que continua trabalhando com afinco e de forma conjunta com a professora Nilda pelo progresso de Parnamirim, com importantes vitórias e conquistas nas áreas da saúde, segurança, educação e habitação ao longo desses quase nove meses de administração.
Em razão da sua luta e dos compromissos que permeiam sua trajetória, a vice-prefeita declara que jamais incentivará qualquer ato ou conduta que cause instabilidade em um cenário político já bastante fragilizado, e que os ataques e informações inverídicas para desestabilizar o povo de Parnamirim não serão de forma alguma tolerados.
Essa publicação é um oferecimento
Policiais do 14º BPM de João Câmara salvam jovem em crise e reforçam papel de apoio à comunidade
21/08/2025

Imagem ilustrativa
Na noite desta segunda-feira (19), por volta das 22h, policiais militares do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em João Câmara, protagonizaram uma ação de extrema sensibilidade e prontidão ao salvarem a vida de um jovem em situação de crise emocional.
O rapaz chegou ao batalhão apresentando sinais claros de sofrimento psicológico, com indícios de tentativa de suicídio. Diante da gravidade do caso, os policiais agiram rapidamente, prestando o primeiro atendimento, acionando a família e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Com o agravamento do quadro e diante da urgência do atendimento médico, a guarnição não hesitou: conduziu o jovem até o hospital local, assegurando que ele recebesse os cuidados necessários a tempo.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar com muito mais do que a segurança pública — evidenciando seu papel humano, acolhedor e solidário. O 14º BPM se consolida, assim, como um ponto de apoio à comunidade, especialmente em momentos de vulnerabilidade.
Fonte: 14bpm.pmrn
Essa publicação é um oferecimento
Em áudio a Bolsonaro, Malafaia critica Eduardo: “Teu filho babaca“
21/08/2025
Ver essa foto no Instagram
Um áudio do pastor Silas Malafaia enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incluído no relatório da Polícia Federal (PF) que levou ao indiciamento do ex-chefe do Executivo e de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), nesta quarta-feira (20/8).
Na gravação, Malafaia critica a postura de Eduardo em discursos considerados nacionalistas. Ele relata a Bolsonaro que chegou a repreender o filho 03 do ex-presidente.
“Toda a arrombada que o Trump deu no mundo é sobre economia. Com o Brasil, é sobre você, cara. A faca e o queijo tá na sua mão, cacete. E não podemos perder isso. E vem teu filho babaca falar merda, dando discurso nacionalista, que sei que você não é a favor disso. Dei-lhe um esporro, cara. Mandei um áudio para ele de arrombar. E disse: a próxima que tu fizer, gravo um vídeo e te arrebento, falei para o Eduardo. Vai para o meio de um cacete, pô”, disse Malafaia a Bolsonaro.
A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e Eduardo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito por meio da restrição ao exercício dos poderes constitucionais.
A PF concluiu as investigações que apuraram ações de coação no curso da Ação Penal n° 2668, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.
O indiciamento ocorre em meio às sanções dos Estados Unidos a autoridades brasileiras e à pressão do governo de Donald Trump, que classificou a ação contra o ex-presidente como uma “caça às bruxas”.
O relatório da PF será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta denúncia ao STF ou se arquiva o caso. Caberá ao Ministério Público avaliar se as provas reunidas sustentam a acusação formal contra o ex-presidente e seu filho.
Atualmente, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar em Brasília. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, segue nos Estados Unidos em busca de mais sanções contra Moraes.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
CPMI do INSS: senador pede quebras de sigilos de Lupi e convocação de irmão de Lula
21/08/2025

Foto: reprodução
Menos de três horas após a instalação, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS já havia recebido mais de 100 requerimentos de parlamentares. Entre os pedidos, estão quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático, além de convocações e convites a autoridades e ex-integrantes do governo. A informação é do O Antagonista.
Todos os pedidos são do senador Izalci Lucas (PL-DF). A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também tem aproximadamente 100 pedidos prontos para serem protocolados no colegiado.
Os documentos apresentados até o momento incluem solicitação de quebra do sigilo telemático de Alessandro Antônio Stefanutto, que presidiu o INSS entre janeiro de 2023 e julho de 2025, e do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. Também foi protocolado pedido para levantar os sigilos bancário e fiscal de Lupi no mesmo período.
Outros nomes aparecem na lista. Foi requerido o acesso aos dados bancários e fiscais de Aristides Veras dos Santos, presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), de 2019 a 2025, e de José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho e da Previdência, no intervalo entre 2021 e 2025.
Além das quebras de sigilo, parlamentares querem ouvir integrantes do governo. Há convites para que compareçam ao colegiado o ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho, o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, e o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz.
Também foi apresentado requerimento de convocação de Frei Chico (José Ferreira da Silva), vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos).
Essa publicação é um oferecimento
Tribunal de Justiça confirma validade para Justiz Terceirização e Proseg assumirem escalas médicas da Secretaria Municipal de Saúde
21/08/2025

Foto: reprodução
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte confirmou hoje o resultado do processo licitatório ganho pela Justiz Terceirização e Proseg para assumirem as escalas de serviços médicos da Secretaria Municipal de Saúde.
Com isso, a Justiz já enviou comunicado aos médicos informando que as escalas estão mantidas integralmente para todos os profissionais.
“As escalas futuras serão organizadas observando, em caráter prioritário, os mesmos profissionais que já se encontram em atividade, garantindo a preservação da continuidade do trabalho”, diz o comunicado.
A Justiz Terceirização, em nota, ressaltou o seu compromisso com a regularidade das escalas e a qualide do serviço prestado. “Estamos convictos de que a decisão judicial proferida assegura a necessária segurança jurídica para que todos possam seguir desempenhando suas funções com tranquilidade e estabilidade”, destaca.
BG
Essa publicação é um oferecimento
Silas Malafaia é alvo de busca da PF no aeroporto do Rio de Janeiro
21/08/2025

Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles
A Polícia Federal cumpriu, no início da noite desta quarta-feira (20/8), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) mandado de busca pessoal e de busca e apreensão de aparelhos celulares contra o pastor Silas Malafaia.
O pastor voltava de Lisboa quando foi alvo das ações da PF, determinadas em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Também foram executadas medidas cautelares diversas da prisão, entre elas a proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados.
Malafaia foi abordado por policiais federais ao desembarcar de voo proveniente de Lisboa e está sendo ouvido nas dependências do aeroporto.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Arena das Dunas sediará a 1ª Copa Nova Geração com mais de 800 jovens atletas
20/08/2025

O evento será apresentado de maneira oficial no dia 27 de agosto. A cerimônia acontece no auditório da Casa de Apostas Arena das Dunas | BNews Natal - Divulgação No total, 72 equipes irão disputar partidas em um campo de padrão Fifa - Divulgação
A Casa de Apostas Arena das Dunas irá sediar a primeira edição da Copa Nova Geração, entre os dias 21 e 23 de novembro. Participarão cerca de 800 crianças e adolescentes de 8 a 13 anos de idade, que irão vir de diferentes regiões do Brasil, em uma estrutura profissional de competição.
O evento será apresentado de maneira oficial no dia 27 de agosto. A cerimônia acontece no auditório da Arena das Dunas, e conta com parceria da Agência Desenvolve RN. O encontro contará com patrocinadores, colaboradores, imprensa e convidados especiais.
O torneio também contará com a presença de mais de 10 olheiros de clubes brasileiros. Isso faz com que a competitividade aumente, transformando a competição em uma vitrine para jovens talentos.
“Participar na Arena das Dunas é a concretização de um sonho para qualquer jovem amante do futebol. Estamos promovendo algo que é mais do que futebol: é inclusão, pertencimento e incentivo para continuar sonhando”, afirma Paulo Jordão, um dos organizadores da Copa Nova Geração.
Estrutura e apoio institucional
Durante toda a competição, a Arena das Dunas irá oferecer espaço para torcedores, assistência médica, cobertura fotográfica e transmissão online dos jogos. Além disso, também estarão espelhadas pela Arena áreas de alimentação, espaço infantil, ativações com patrocinadores e outras atividades que serão divulgadas em breve.
Bnews Natal
Essa publicação é um oferecimento
Kátia Pires tenta costurar impeachment de Nilda
20/08/2025

Foto: reprodução
Chegou uma bomba ao blog. A vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, que passou muito tempo dificultando a gestão Taveira, plantou uma cassação com apenas 7 meses de gestão da prefeita Nilda. Exatamente isso.
O blog confirmou com pelo menos 2 vereadores, que a vice-prefeita chegou a procurar vereadores da base para pedir apoio e combinar abertura de processo de impeachment contra a atual prefeita, inclusive, acontecendo o êxito do processo, já negociando espaços numa futura administração Kátia Pires.
BG
Essa publicação é um oferecimento
TCU aponta que 49 mil recebem seguro para pescador em cidades sem produção de peixe
20/08/2025

Pescador com pirarucu em reserva sustentável no Amazonas | Imagem: Ricardo Oliveira/AFP
No Maranhão e no Pará, em 43 cidades sem nenhuma produção registrada de peixes e outras culturas aquáticas, há 49 mil supostos pescadores registrados no Ministério da Pesca, segundo dados preliminares de uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União). A informação é da coluna da jornalista Natália Portinari, do UOL.
Destes, 25 mil receberam em 2024 seguro-defeso, benefício pago pelo INSS a pescadores para compensar o período do defeso ambiental, quando é proibido pescar determinadas culturas. Quem tem direito são apenas profissionais que atuam exclusivamente na pesca.
No ano passado, o INSS pagou R$ 5,9 bilhões aos beneficiários do seguro. Em junho, uma reportagem do UOL mostrou cidades com indícios de fraudes, onde há mais pescadores registrados do que seria numericamente possível.
Uma auditoria em elaboração pelo TCU fez um cruzamento com dados do IBGE sobre pecuária e apontou que, em diversas cidades, a produção estimada de pesca também não bate com a quantidade de beneficiários do seguro.
Há 107 municípios no Maranhão e no Pará em que a produção aquícola é menor que dez quilos de peixe por ano para cada suposto pescador, o que indica que, na realidade, deve haver menos pessoas pescando do que ganhando o seguro-defeso.
As cidades com indícios de fraudes concentram 319,8 mil beneficiários do seguro-defeso, cerca de um terço dos que recebem o benefício nos dois estados. O Maranhão e o Pará lideram os registros de pescadores no Brasil.
Em Mocajuba (PA), por exemplo, cidade em que 96% dos 15,3 mil adultos receberam o benefício no ano passado, o TCU estimou a produção aquícola em 25 mil quilos, o que daria 1,7 kg de peixe para cada suposto pescador.
Os dados são preliminares e precisam ser verificados caso a caso, segundo a auditoria. “Índices muito baixos podem sinalizar distorções, como o recebimento do benefício por indivíduos que não exercem efetivamente a pesca, possíveis fraudes ou inconsistências nos registros de produção”, diz o documento obtido pelo UOL.
O TCU também analisou a proporção de habitantes para a quantidade de pescadores e descobriu dez municípios em que mais de metade da população adulta recebeu o seguro-defeso no ano passado.
Em resposta às suspeitas sobre irregularidades, o governo federal abriu uma auditoria, mudou as regras de concessão do benefício e deve transferir a atribuição de fiscalização do seguro para o Ministério do Trabalho e Emprego.
O Ministério da Pesca disse que depende do resultado de uma colaboração com a CGU (Controladoria-Geral da União) para fazer um pente-fino nesse registro, que funciona como um dos requisitos para ganhar o seguro.
A reportagem também procurou o INSS, que disse que o questionamento deveria ser feito ao Ministério da Pesca.
A maioria dos registros no INSS para a concessão do seguro é realizada por colônias e federações de pesca, e não por pescadores individuais, e alguns dos dirigentes dessas entidades são investigados por fraudes.
Sobre as suspeitas, o Ministério da Pesca e Aquicultura diz que “vem, desde o início da gestão, trabalhando para fortalecer e aprimorar o sistema de licenciamento, tornando-o mais robusto, seguro e confiável, de forma a coibir fraudes e garantir que o benefício alcance quem de fato tem direito”.
Natália Portinari – UOL
Essa publicação é um oferecimento
Comportas da Barragem de Oiticica são abertas para dar vazão às águas do São Francisco
20/08/2025

Foto: reprodução
As comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, foram abertas nesta terça-feira (19) para dar vazão às águas da transposição do Rio São Francisco, permitindo que o fluxo siga em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte. As águas chegaram em definitivo ao estado na semana passada.
Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), desde que as águas chegaram ao estado na semana passada, o nível da barragem de Oiticica já aumentou cerca de 2 centímetros. O reservatório tem capacidade para 742 milhões de metros cúbicos e atende diretamente dezenas de municípios do Seridó.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) tem 477 quilômetros de extensão em dois eixos e deverá garantir segurança hídrica a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Eixo Norte, que atende a região Seridó, vai de Cabrobó (PE) passando por PB e CE até chegar ao RN. O volume do fluxo inicial das águas é de 2,95 m³/s com prioridade para abastecimento humano e agricultura familiar.
A solenidade foi acompanhada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela governadora Fátima Bezerra (PT), além de deputados, secretários estaduais, prefeitos e muitos moradores da região.
Blog de Daltro Emerenciano
Essa publicação é um oferecimento
Jovem que confessou ter mutilado cavalo com facão disse que estava embriagado e transtornado: ‘Eu não sou um monstro’
20/08/2025

O homem de 21 anos que é investigado pela polícia por ter mutilado um cavalo no interior de São Paulo, no último fim de semana, confessou o caso nesta terça-feira (19), e disse que o animal já estava morto quando as patas dele foram decep@das com um facão.
Em entrevista à Rede Vanguarda – afiliada da Rede Globo na região de Bananal, onde o caso aconteceu -, Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz afirmou que estava ‘embriagado e transtornado’ quando dec@pou duas patas do animal.
“Não foi uma decisão (cortar as patas do cavalo). Foi um ato de transtorno. Em um momento embriagado, transtornado, eu peguei e cortei, por cortar. Foi um ato cruel. Estava com álcool no corpo. Não é culpa da bebida. É culpa minha. Eu reconheço os meus erros”, diz Andrey.
O caso aconteceu durante uma cavalgada que percorreu cerca de 14 km no último sábado (16). Segundo o relato de uma testemunha para a polícia, o cavalo branco cansou, deitou no chão e ficou com a respiração fraca até parar de respirar.
A lei prevê que é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Entre as condutas que podem caracterizar os crimes estão o abandono, ferir, mutilar e envenenar, por exemplo. Atualmente, a legislação prevê uma pena que varia entre 3 meses e 1 ano de detenção para o crime.
Ver essa foto no Instagram
Do g1/@diarioleste
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Blogueiro Neto Montoril, participa do Dia do Evangélico em Parazinho, RN.
20/08/2025
Ver essa foto no Instagram
Blogueiro Neto Montoril, entrevista a cantora Shirley Carvalhaes, no Dia do Evangélico em Parazinho/2025. (Vídeo: reprodução Instagram)
Na última terça-feira (19), a cidade de Parazinho viveu uma noite memorável com a realização do Dia do Evangélico, data que é considerada feriado municipal pelo reconhecimento de sua grande importância para a fé e a tradição local.
O evento reuniu uma multidão em praça pública em um grande encontro de fé, louvor e comunhão. A programação contou com a presença especial da renomada cantora nacional Shirley Carvalhaes, que emocionou o público com canções que marcaram gerações, além da impactante ministração do Pr. Bruno Rodrigues, que trouxe uma mensagem de esperança e fortalecimento espiritual.
Entrevista com a cantora Shirley Carvalhaes, no Dia do Evangélico em Parazinho, 2025.
A celebração só foi possível graças ao esforço e dedicação da prefeita Rita de Luzier, que não mediu esforços para promover essa grande festa para o povo de Deus em Parazinho. Segundo ela, valorizar esse momento é também fortalecer a união das famílias e a identidade cristã da cidade.
O Dia do Evangélico em Parazinho foi marcado por uma atmosfera de fé, alegria e gratidão, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do calendário religioso e cultural do município.
Essa publicação é um oferecimento
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara leva comitiva para o Grito da Terra em Natal
20/08/2025

Foto: reprodução/blogdojadson.com.br
Uma comitiva de agricultores representando o Sindicato Rural de João Câmara embarcou na manhã desta quarta-feira(20) rumo a 22ª edição do Grito da Terra RN, sob o lema “Fortalecer o Campo é Garantir o Futuro”.
A programação teve inicio com concentração às 13h, na Praça 7 de Setembro em Natal, com a chegada de comitivas do interior do estado para participar de Audiência Pública, às 14h, na Assembleia Legislativa do RN, com o tema “Cenários da Agricultura Familiar no RN”, de proposição do deputado Francisco do PT.
O Evento é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (FETARN).
A Pauta Oficial 2025, construída de forma participativa, reflete a realidade atual marcada pela estiagem prolongada e propõe medidas imediatas.
Blog de Jadson Nascimento
Essa publicação é um oferecimento



























